Primeiros Socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a vítima se encontra, enquanto se espera pelo socorro especializado . Porém, é importante saber como proceder antes de querer ajudar alguém, para não piorar a situação.
Muitas pessoas acabam entrando em pânico em determinadas situações de emergência, e com isso, evitam tentar ajudar. O ideal é sempre manter a calma, e chamar rapidamente o resgate profissional. Após isso, você apenas deverá aplicar qualquer procedimento se tiver conhecimento no que está fazendo.
Hoje, abordaremos sobre primeiros socorros em situação de desmaio:
Desmaios são quedas causadas por um estado de semiconsciência ou inconsciência repentina, quando o cérebro deixa de receber a quantidade necessária de oxigênio ou açúcar para manter suas funções plenamente ativas. O desmaio pode ser ocasionado por diversas razões como calor, longos períodos sem ingerir alimentos, cansaço, emoções muito fortes, etc.
O que fazer em casos de desmaios?
Ao ter a sensação de que vai desmaiar, e apresentar sintomas como tonturas, fraqueza, pulso fraco, suor frio, ânsia de vômitos ou visão embaçada, deve-se: sentar-se e inclinar o tronco em direção às pernas; ou aguardar a chegada da equipe especializada.
(Gledson C. Amorim, enfermeiro intervencionista, membro do Centro Médico do Tribunal de Justiça-GO. Professor de Urgência e Emergência do curso de Enfermagem da Faculdade Noroeste-FAN)