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OPINIÃO

Empresas precisam colocar em prática o conceito de sustentabilidade

Com as con­se­quên­cias do aque­ci­men­to glo­bal ca­da vez mais pre­sen­tes em nos­so dia a dia, as ques­tões cli­má­ti­cas dei­xa­ram de es­tar re­la­ci­o­na­das ape­nas ao meio am­bi­en­te e pas­sa­ram a ser um gran­de de­sa­fio no âm­bi­to da po­lí­ti­ca e da eco­no­mia mun­di­al - além, é cla­ro, de en­vol­ver to­da a so­ci­e­da­de. Aten­tos a is­so e em bus­ca de man­ter o au­men­to da tem­pe­ra­tu­ra mé­dia mun­di­al abai­xo de 2°C, qua­se 200 paí­ses as­si­na­ram, em de­zem­bro de 2015, o Acor­do de Pa­ris.

En­tre os sig­na­tá­rios, es­tá o Bra­sil, sé­ti­mo mai­or emis­sor de ga­ses de efei­to es­tu­fa (GE­Es) do pla­ne­ta, que tem a me­ta de re­du­zir em 37% as su­as emis­sões até 2025. De acor­do com o le­van­ta­men­to “Sis­te­ma de Es­ti­ma­ti­vas de Emis­sões e Re­mo­ções de Ga­ses de Efei­to Es­tu­fa (SE­EG)”, re­a­li­za­do pe­lo Ob­ser­va­tó­rio do Cli­ma (OC), o se­tor de Uso da Ter­ra e da Flo­res­ta – re­pre­sen­ta­do, so­bre­tu­do, pe­las quei­ma­das e pe­lo des­ma­ta­men­to de bi­o­mas co­mo a Ama­zô­nia e o Cer­ra­do -  emi­te 51% dos GE­Es em nos­so pa­ís.

Ago­ra, fi­ca o ques­ti­o­na­men­to: co­mo as em­pre­sas po­dem con­tri­bu­ir pa­ra re­ver­ter es­se ce­ná­rio? A res­pos­ta é uma só: é fun­da­men­tal que co­lo­quem em prá­ti­ca o con­cei­to de sus­ten­ta­bi­li­da­de. Ou se­ja, de for­ma trans­ver­sal, elas pre­ci­sam tor­nar es­sa ques­tão uma ro­ti­na nos ne­gó­ci­os; en­ga­jar os co­la­bo­ra­do­res, cli­en­tes e for­ne­ce­do­res; ali­nhar to­dos os pro­ces­sos in­ter­nos, des­de a ma­té­ria-pri­ma, pas­san­do pe­la pro­du­ção e o tran­spor­te, até o des­car­te - pa­ra que o im­pac­to se­ja  o me­nor  pos­sí­vel; in­ves­tir em tec­no­lo­gia e ca­pa­ci­ta­ção; e, por fim, in­clu­ir no pla­ne­ja­men­to a men­su­ra­ção de re­sul­ta­dos so­ci­ais e am­bien­tais.

Além des­sas ati­tu­des in­ter­nas, é im­por­tan­te tam­bém que a ini­ci­a­ti­va pri­va­da es­ta­be­le­ça par­ce­rias com ONGs e ins­ti­tu­tos, que pos­sam agre­gar di­fe­ren­tes ex­per­ti­ses. Ou­tra me­di­da in­te­res­san­te é bus­car cer­ti­fi­ca­ções de en­ti­da­des com­pe­ten­tes, ca­pa­zes de ates­tar de for­ma con­fi­á­vel os im­pac­tos das po­lí­ti­cas e ações li­ga­das à sus­ten­ta­bi­li­da­de e mui­to úte­is co­mo fer­ra­men­tas de ges­tão, já que po­dem sis­te­ma­ti­zar os pro­ces­sos or­ga­ni­za­cio­nais.

To­dos es­ses as­pec­tos po­dem ser apli­ca­dos em em­pre­sas de qual­quer área de atu­a­ção. Ago­ra, vou en­trar no mé­ri­to da in­dús­tria ali­men­tí­cia, uma vez que o atu­al mo­de­lo de pro­du­ção de ali­men­tos usu­al­men­te pra­ti­ca­do no Bra­sil tam­bém traz con­se­quên­cias ne­ga­ti­vas à bi­o­di­ver­si­da­de e ao cli­ma. Além do des­ma­ta­men­to, di­to co­mo ne­ces­sá­rio pa­ra o cres­ci­men­to do se­tor, os in­su­mos agrí­co­las apli­ca­dos de ma­nei­ra ina­de­qua­da pre­ju­di­cam os ecos­sis­te­mas,  a sa­ú­de hu­ma­na e com­pro­me­tem o re­cur­so hí­dri­co mui­tas ve­zes já es­cas­so.

Pa­ra com­ba­ter es­sa re­a­li­da­de, as com­pa­nhi­as da in­dús­tria de ali­men­tos pre­ci­sam in­cen­ti­var os sis­te­mas pro­du­ti­vos mais efi­ci­en­tes e or­gâ­ni­cos, uti­li­zar in­te­gral­men­te de­ter­mi­na­dos fru­tos, des­de a pol­pa até as se­men­tes (as qua­is ge­ram in­gre­di­en­tes ri­quís­si­mos em sa­bor e nu­tri­en­tes), in­cen­ti­var o em­pre­en­de­do­ris­mo de co­mu­ni­da­des que pro­du­zem no cam­po e fo­men­tar os sis­te­mas que uti­li­zem os pro­du­tos da flo­res­ta em pé ou até pro­mo­vam o re­flo­res­ta­men­to. Des­sa ma­nei­ra, é pos­sí­vel ge­rar ri­que­za em vá­rios sen­ti­dos e co­nec­tar as ne­ces­si­da­des glo­bais à de­man­da dos con­su­mi­do­res.

(Thaís Hi­ra­mo­to, es­pe­cia­lis­ta em sus­ten­ta­bi­li­da­de da Con­cep­ta In­gre­di­ents, Uni­da­de de Ne­gó­cio do Gru­po Sa­ba­rá que se de­di­ca ao de­sen­vol­vi­men­to de so­lu­ções na­tu­ra­is e tec­no­ló­gi­cas, com fo­co nas in­dús­tri­as de ali­men­tos, be­bi­das, nu­tri­ção ani­mal e far­ma­cêu­ti­ca ve­te­ri­ná­ria)

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