Home / Opinião

OPINIÃO

Inteligência espiritual

Me­di­tan­do so­bre a res­pon­sa­bi­li­da­de de pa­is e edu­ca­do­res na só­li­da for­ma­ção es­pi­ri­tual, hu­ma­na e éti­ca dos in­fan­tes, re­cor­dei-me do que, em 1981, dis­se ao jor­na­lis­ta ita­li­a­no Pau­lo Rap­poc­cio Pa­ri­si (1921-2016), há dé­ca­das ra­di­ca­do no Bra­sil. De­fen­di a ba­si­lar ne­ces­si­da­de de unir ao ra­ci­o­cí­nio in­te­lec­tu­al a sa­be­do­ria que se ori­gi­na no co­ra­ção das cri­a­tu­ras. Sim, por­que tam­bém exis­te a in­te­li­gên­cia do sen­ti­men­to, da emo­ção e, mais que is­so, a es­pi­ri­tual, pro­vin­da do Mun­do ain­da in­vi­sí­vel aos nos­sos olhos ma­te­ri­ais, por ques­tões de fre­quên­cia, en­tre ou­tras. Nin­guém mor­re. Con­ti­nua­mos vi­vos pe­la Eter­ni­da­de.

Edu­ca­ção com
Es­pi­ri­tua­li­da­de Ecu­mê­ni­ca

No Ma­ni­fes­to da Boa Von­ta­de (1991), es­cre­vi que, in­tui­ti­va­men­te, com acer­to, as­se­ve­ra o pró­prio po­vo, se­gui­do por emi­nen­tes pen­sa­do­res: “En­quan­to há vi­da, há es­pe­ran­ça”, con­so­an­te a afir­ma­ti­va do fi­ló­so­fo gre­go Te­ó­cri­to (320-250 a.C.). O ca­mi­nho mais acer­ta­do, por­tan­to, per­ma­ne­ce na área da Edu­ca­ção com Es­pi­ri­tua­li­da­de Ecu­mê­ni­ca, um pas­so à fren­te no ter­cei­ro mi­lê­nio, que se apro­xi­ma.

Con­tu­do, a in­sen­si­bi­li­da­de de mui­tos foi a mo­ti­va­ção des­te ex­pres­si­vo rep­to do no­tá­vel Mar­tin Lu­ther King Jr. (1929-1968): “Ao lon­go do ca­mi­nho da His­tó­ria, uma das mai­o­res tra­gé­di­as do ho­mem tem si­do o seu li­mi­ta­do in­te­res­se pe­lo pró­xi­mo, se­ja es­te tri­bo, ra­ça, clas­se ou na­ção”.

Por is­so há que se ori­en­tar os es­for­ços mun­di­ais, apli­can­do-os na ta­re­fa de res­ga­te da par­ce­la des­fa­vo­re­ci­da do pla­ne­ta, co­lo­can­do, as­sim, os va­lo­res da so­ci­e­da­de na de­vi­da or­dem e fa­zen­do a mar­cha do de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co di­ri­gir-se em prol da cri­a­tu­ra hu­ma­na, por­quan­to o ser vi­ven­te é a ge­ra­triz do pro­gres­so, a des­pei­to das má­qui­nas. Do con­trá­rio, os go­ver­nos po­de­rão não es­tar go­ver­nan­do pa­ra seus po­vos.

O ve­lho Gandhi (1869-1948) afir­ma­va que “uma ci­vi­li­za­ção é jul­ga­da pe­lo tra­ta­men­to que dis­pen­sa às mi­no­ri­as”. E aí, na in­di­fe­ren­ça de mui­tos pa­ra com os de­mais, re­si­de a sua fra­que­za, se na­da fi­ze­rem pa­ra mu­dar o ru­mo dos fa­tos, pa­ra o que é ne­ces­sá­rio igual­men­te que pa­rem de cul­par a Deus e os Seus pre­cei­tos pe­los tro­pe­ços que dão. Atu­a­lís­si­ma, por­tan­to, es­ta ad­ver­tên­cia de an­ti­go afo­ris­mo do es­cri­tor la­ti­no Pu­bli­li­us Syrus (85 a.C.-43 a.C.): “To­lo é aque­le que afun­da seus na­vi­os du­as ve­zes e con­ti­nua acu­san­do o mar de cul­pa­do”.

Aten­ção me­re­ci­da às cri­an­ças

Pa­ra que is­so não ve­nha a ocor­rer com os pe­que­ni­nos que se pre­pa­ram pa­ra a vi­da, com hon­ra inau­gu­rei, em São Pau­lo/SP, em 25 de ja­nei­ro de 1986, da­ta na­ta­lí­cia da co­los­sal ci­da­de sul-ame­ri­ca­na, a Su­per­cre­che Je­sus, que in­te­gra um gran­de Ins­ti­tu­to, res­pon­sá­vel pe­la edu­ca­ção di­á­ria de mi­lha­res de cri­an­ças, jo­vens e adul­tos. Re­fli­ta­mos acer­ca des­te en­si­na­men­to do Pro­fe­ta Mu­ham­mad (570-632) “Que a paz e as bên­çã­os de Deus es­te­jam so­bre ele!” no Co­rão Sa­gra­do: “As cri­an­ças são os or­na­men­tos da vi­da nes­te mun­do”.

De­las, Je­sus, no Seu Evan­ge­lho, se­gun­do Ma­teus, 19:14, de­cla­ra: “Dei­xai vir a mim os pe­que­ni­nos, não os im­pe­çais, por­que de­les é o Rei­no dos Céus”. E Sa­lo­mão, em Pro­vér­bi­os, 22:6, acon­se­lha: “Edu­ca a cri­an­ça no ca­mi­nho em que de­ve an­dar, e, até quan­do en­ve­lhe­cer, não se des­vi­a­rá de­le”.

Ao anun­ci­ar, ain­da du­ran­te a inau­gu­ra­ção da Su­per­cre­che Je­sus, o ad­ven­to do Con­jun­to Edu­ca­cio­nal Boa Von­ta­de, que sur­gi­ria em 25 de ja­nei­ro de 1993, tam­bém na ca­pi­tal ban­dei­ran­te, as­sim re­su­mi sua fi­lo­so­fia de tra­ba­lho: Aqui se es­tu­da. For­mam-se Cé­re­bro e Co­ra­ção.

Com­ba­te à  Ex­plo­ra­ção Se­xu­al

Pro­te­ger a in­fân­cia e a ju­ven­tu­de con­sis­te em pro­vi­dên­cia pa­ra to­das as ho­ras. Por­tan­to, nos an­te­ci­pan­do ao De­zoi­to de Maio, Dia Na­ci­o­nal de Com­ba­te ao Abu­so e à Ex­plo­ra­ção Se­xu­al de Cri­an­ças e Ado­les­cen­tes, ra­ti­fi­ca­mos es­sa ba­ta­lha pa­ra a qual a so­ci­e­da­de de­ve per­ma­ne­cer em cons­tan­te vi­gí­lia.

Te­nha­mos em nos­sa agen­da o Dis­que Di­rei­tos Hu­ma­nos, o Dis­que 100. A li­ga­ção é gra­tui­ta.

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected]www.bo­a­von­ta­de.com)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias