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OPINIÃO

O espetáculo além da fé

As fes­tas e os ri­tos re­li­gi­o­sos, de um mo­do ge­ral, são de­mons­tra­ções de fé e re­li­gi­o­si­da­de de um po­vo. Con­tu­do, al­gu­mas des­sas ma­ni­fes­ta­ções se des­ta­cam e ul­tra­pas­sam es­se sig­ni­fi­ca­do ini­ci­al, as­su­min­do ou­tras fun­ções e ca­rac­te­rís­ti­cas, co­mo é o ca­so da Pro­cis­são do Fo­ga­réu, na Ci­da­de de Go­i­ás.

Es­sa pro­cis­são, ape­sar de não fa­zer par­te da li­tur­gia ofi­ci­al da Igre­ja, tem a sua ori­gem ca­tó­li­ca no sé­cu­lo XVI­II, sem­pre na quin­ta-fei­ra San­ta, às 0 ho­ras, quan­do re­mon­ta a per­se­gui­ção e a pri­são de Cris­to por 40 ho­mens en­ca­pu­za­dos, os cha­ma­dos Far­ri­co­cos (que re­pre­sen­tam os sol­da­dos ro­ma­nos), per­cor­ren­do as ru­as da an­ti­ga Vi­la Boa, até o mo­men­to de sua pri­são.

Al­guns au­to­res re­la­tam que, no iní­cio, es­sas fes­tas re­li­gi­o­sas ser­viam co­mo ins­tru­men­to de ca­te­qui­za­ção e co­lo­ni­za­ção dos na­ti­vos. A pro­fes­so­ra Ri­ta Ama­ral, em sua te­se de dou­to­ra­do “Fes­ta à bra­si­lei­ra: Sen­ti­dos de fes­te­jar num pa­ís que não é sé­rio”, des­cre­ve que a en­ce­na­ção de fes­tas re­li­gi­o­sas ser­via co­mo for­ma de ca­te­qui­za­ção da igre­ja so­bre os na­ti­vos.

Con­tu­do, os sim­bo­lis­mos não es­tão res­tri­tos aos ri­tos da en­ce­na­ção se­cu­lar. Fa­zer par­te des­sa tra­di­ção é, tam­bém, uma for­ma de vi­ven­ciar a cul­tu­ra po­pu­lar, o fol­clo­re e al­gu­mas das vi­su­a­li­da­des que aju­dam a com­por a nos­sa iden­ti­da­de en­quan­to po­vo.

No en­tan­to, fa­lar so­bre a Pro­cis­são do Fo­ga­réu não é so­men­te re­mon­tar a nos­sa his­tó­ria. Na atu­a­li­da­de, es­sas tra­di­ções nos che­gam já res­sig­ni­ca­das e, mui­tas ve­zes, são vis­tas ape­nas co­mo en­tre­te­ni­men­to e cu­ri­o­si­da­de. Vi­ve­mos em uma re­a­li­da­de on­de qua­se tu­do se tor­na es­pe­tá­cu­lo. Na so­ci­e­da­de mi­di­a­ti­za­da, mui­tas ve­zes es­ti­mu­la­da por em­pre­sas que pro­mo­vem o la­zer e o tu­ris­mo, a cul­tu­ra po­pu­lar tor­na-se mais um pro­du­to de con­su­mo.

Com is­so, es­sas fes­tas po­pu­la­res as­su­mem ou­tras fun­ções que, além da fé e da re­li­gi­o­si­da­de, pre­sen­tes na ma­ni­fes­ta­ção, pas­sa­mos a co­nhe­cer a cha­ma­da ‘es­pe­ta­cu­la­ri­za­ção’ da fes­ta re­li­gi­o­sa, tor­nan­do o que era re­li­gi­o­si­da­de e fé em sim­ples es­pe­tá­cu­lo pa­ra tu­ris­tas, per­den­do a sua es­sên­cia e a pu­re­za de seus pri­mei­ros ide­a­li­za­do­res.

(Vi­ní­ci­us Luz, jor­na­lis­ta, de­sig­ner grá­fi­co e fo­to­ar­tis­ta)

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