A Assembleia Legislativa, a casa do povo do goiano, retomou a sua agenda de trabalho - e o fez com o firme propósito de exercer sua competência constitucional e contribuir de forma efetiva para a governabilidade do Estado.
O início de cada ano legislativo sempre enseja reflexão e renovação de compromissos.
Como presidente da Mesa Diretora, reafirmei o compromisso de conduzir a Casa com equilíbrio e serenidade, sempre buscando no convívio democrático a inspiração necessária para a tomada das decisões.
A autonomia e a independência são valores inegociáveis e compõem a pauta permanente deste Poder, assim como a austeridade de gastos e e responsabilidade fiscal.
Faço questão de registrar a relação de harmonia e respeito que o Poder Legislativo trava com os poderes Executivo e Judiciário, representados pelo governador Marconi Perillo e pelo desembargador Gilberto Marques Filho.
Graças ao apoio e confiança de todos os deputados, implementamos mudanças no sentido de oferecer melhores condições de trabalho aos integrantes deste Parlamento.
Lideramos hoje o ranking dos legislativos mais eficientes do país, conforme pesquisa realizada pelo cientista de dados e mestre em Economia pela UnB, Leonardo Sales.
Publicado pela Folha de S. Paulo, o levantamento destaca a Assembleia Legislativa de Goiás pelo volume de leis produzidas e menor custo orçamentário, com produtividade de 9,27 leis por deputado.
O cientista de dados Leonardo Sales apontou também o Portal da Transparência do Legislativo goiano como um dos melhores do Brasil, com facilidade de acesso acima da média nacional.
Avançamos muito, mas precisamos prosseguir avançando para que os nossos atos sejam cada vez mais transparentes e que a nossa Casa seja cada vez mais respeitada.
Em 2018, vamos continuar investindo nos projetos de modernização, sobretudo para garantir maior interatividade e aproximar mais a Assembleia da sociedade.
Outra meta é ampliar a visibilidade das ações desenvolvidas no âmbito do Poder por meio da TV Assembleia e das ferramentas disponibilizadas na internet.
É prioridade da nossa gestão retomar da obras da nova sede da Assembleia, no Park Lozandes, em Goiânia, depois de refeitos os projetos e concluídos os procedimentos licitatórios.
O nosso objetivo é encerrar a atual gestão com a nova sede em fase adiantada, com recursos assegurados e obras em pleno andamento.
Estamos também prosseguindo no projeto de valorização dos servidores da Casa, com cursos de qualificação e realização de concursos para o nosso quadro de pessoal.
Embora este seja um ano eleitoral, não nos descuidaremos da pauta de votação de matérias de interesse do povo goiano.
Vamos cumprir as nossas obrigações com a responsabilidade que Goiás espera de nós.
Quero agradecer mais uma vez com humildade o apoio e a confiança dos eminentes pares.
Tenho certeza que 2018 será um ano produtivo e de muitas conquistas para o Legislativo goiano.
Se a Assembleia Legislativa de Goiás é hoje exemplo para as demais assembleias do país, isso sem dúvida alguma se deve ao trabalho e ao empenho do conjunto dos servidores e deputados.
Que Deus continue guiando e iluminando o nosso caminho.
(José Vitti, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e presidente do Colegiado Nacional de presidentes de Assembleias)