O verdadeiro sentido da Páscoa
Diário da Manhã
Publicado em 30 de março de 2018 às 00:01 | Atualizado há 7 anos
A palavra Páscoa vem do hebraico pesah que traduzida para o grego será páscoa, que significa passagem. Tratava-se de uma antiga festa primaveril de pastores nômades, que se transferiam das passagens invernais às da primavera. Celebrava-se uma festa, na qual se ofereciam à Divindade as primícias da cevada e os primogênitos do rebanho.
Para os cristãos é a passagem de Jesus da morte para a vida, trazendo salvação para todos que crêem nele. Quando morreu e ressuscitou, Jesus pagou o preço do pecado e nos deu uma nova oportunidade para ter um relacionamento pessoal com Deus. Esse foi o grande objetivo dele ao vir a terra. Portanto, a Páscoa é muito mais que festividade e ovo de chocolate, Páscoa é família, ressurreição e fé. Data em que comemoramos a ressurreição de Jesus e sua vitória sobre a morte, o pecado e o diabo.
Ou seja, a Páscoa é um período para agradecermos a Jesus pelo sacrifício e também para pensar em todos os nossos atos e renovar os votos perante a Deus para sermos cada vez melhores e dignos desse ato tão nobre para nos libertar e nos dar a vida.
Há um “princípio” muito importante a ser seguido no caminho da nossa fé, expresso pelo axioma latino Lex orandi, lex credendi, a saber, “A lei da oração é a lei da fé”. Isso significa que a oração expressa a nossa fé. Certamente as leituras e as orações, sobretudo nesse período Pascal, nos ajudam a viver a Páscoa como verdadeiros cristãos.
É o momento de buscarmos uma mudança na maneira de pensar, agir e falar. Para isso, é vital que abandonemos o pecado, a falta de fé e tudo que nos afasta do Senhor. Devemos crer nas promessas de Jesus: “Eu vim para que vocês tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10). Nós não podemos nos conformar com as coisas deste mundo, mas sim permitir que sejamos transformados a cada dia pela Palavra de Deus. “Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6:8).
Quais áreas de nossas vidas precisam de ressurreição? O que nós deixamos morrer que precisa renascer o quanto antes? Talvez precisamos ressuscitar a alegria de viver, a paz, a nossa fé, os nossos sonhos, a esperança, o otimismo, o perdão, o amor próprio e ao próximo, etc.
A celebração da Páscoa nos dias atuais nos permite refletir sobre o real significado desta data e dos valores necessários para a vivência da fé dentro de uma sociedade contemporânea. Com o desenvolvimento da tecnologia, nos deparamos com uma complexa constituição social e cultural, onde as relações se constroem muitas vezes, embebidas em um mundo eletrônico e virtual. Neste sentido o que significa celebrar a Páscoa nos dias de hoje? Quais valores passamos aos nossos jovens e crianças imersos nos reflexos de uma sociedade em que os meios de comunicação e propaganda, impregnam como foco principal, o consumismo exacerbado?
Celebrar a Páscoa nos dias de hoje, significa recuperar os valores perdidos, os vínculos de solidariedade e humanidade, longe do jogo do consumo, onde os ovos, presentes e chocolates sejam trocados sim entre as pessoas, mas carregados de vivências de partilha entre adultos e crianças, meninos e meninas, professores e educandos, avós e netos.
Dialogar com nossas crianças se faz necessário. Tornar as confraternizações do domingo de Páscoa momentos de celebração de vida, permitindo-nos o exercício da fé, independente da crença religiosa, mas a fé em uma sociedade de valores concretos, justos e solidários é o desafio de nossa sociedade.
Esse é o momento ideal para dar um novo sentido à nossa vida. Acalmando a nossa alma, alimentando o espírito. Fé, meus caros aparecidenses e goianos de uma forma geral, fé. Aproveitem a Páscoa para aumentar a sua fé, além de intensificar a demonstração de amor e fraternidade pelos outros.
O peixe, o ovo de páscoa, são símbolos que contornam e formam o feriado da Páscoa esteticamente falando. Porém, mais sábio é aquele que consegue enxergar além daquilo que os olhos mostram. Sábio mesmo é aquele que tem olhos lá dentro. Dentro do coração, dentro da alma. Renasça, renove, reviva. Faça dessa Páscoa a melhor de todas. Ore, reze, clame, faça.
Que a comunhão e a Paz sejam abundantes nos vossos corações. Feliz Páscoa!
(Alcides Ribeiro Filho, empresário, professor e diretor da Faculdade Alfredo Nasser)