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OPINIÃO

Os “bons cristãos” também pediriam a crucificação de Jesus

Je­sus fez par­te de um mo­vi­men­to re­vo­lu­ci­o­ná­rio. Mes­mo os mais re­a­ci­o­ná­rios e li­te­ra­lis­tas bí­bli­cos não po­de­ri­am ne­gar es­ta afir­ma­ção. Por sua ou­sa­dia em con­tes­tar as es­tru­tu­ras opres­si­vas re­li­gi­o­sas, po­lí­ti­cas e eco­nô­mi­cas, Je­sus foi per­se­gui­do, bru­tal­men­te tor­tu­ra­do, hu­mi­lha­do pu­bli­ca­men­te e exe­cu­ta­do.

Pa­ra seus opo­si­to­res, sua mor­te ser­vi­ria de exem­plo pa­ra mu­lhe­res e ho­mens que lu­ta­vam a seu la­do. Se­ria uma ma­nei­ra de ca­lar não só Je­sus, mas to­do o mo­vi­men­to do qual fa­zia par­te. Pa­ra is­so não bas­ta­va ma­tá-lo, era pre­ci­so ex­por seu mar­tí­rio e vi­o­lar sua me­mó­ria.

Em sua cruz co­lo­ca­ram a ins­cri­ção: I.N.R.I (Ie­sus Na­za­re­nus Rex Iu­da­e­o­rum), Je­sus Na­za­re­no Rei dos Ju­deus, tí­tu­lo que vi­sa­va de­pre­ci­ar sua his­tó­ria.

De acor­do com as nar­ra­ti­vas bí­bli­cas, gran­de par­te do pú­bli­co que as­sis­tia ao seu mar­tí­rio cla­ma­va pe­la sua mor­te. Em Ma­theus, 27 en­con­tra­mos: 39 Os que pas­sa­vam lan­ça­vam-lhe in­sul­tos, ba­lan­çan­do a ca­be­ça.40 e di­zen­do: “Vo­cê que des­trói o tem­plo e o re­e­di­fi­ca em três di­as, sal­ve-se! Des­ça da cruz se é Fi­lho de Deus!"41 Da mes­ma for­ma, os che­fes dos sa­cer­do­tes, os mes­tres da lei e os lí­de­res re­li­gi­o­sos zom­ba­vam de­le, 42 di­zen­do: "Sal­vou os ou­tros, mas não é ca­paz de sal­var a si mes­mo! E é o rei de Is­ra­el! Des­ça ago­ra da cruz, e cre­re­mos ne­le.”

Je­sus, em seus mo­men­tos fi­nais, te­ria di­to: “Pai, per­do­ai-os, eles não sa­bem o que fa­zem”. Ho­je, qua­se dois mil anos de­pois de seu cal­vá­rio, mui­tos den­tre seus pre­ten­sos se­gui­do­res con­ti­nuam sem sa­ber o que fa­zem.

E é bem pos­sí­vel que mui­tos que se di­zem cris­tã­os ho­je se jun­ta­riam àque­les que pe­di­am a cru­ci­fi­ca­ção de Je­sus. Na ver­da­de, o fa­zem de di­fe­ren­tes for­mas. O si­lên­cio com­pla­cen­te fren­te às in­jus­ti­ças ou a sua prá­ti­ca de­li­be­ra­da por quem afir­ma se­guir Je­sus são mais do que in­co­e­rên­cias re­li­gi­o­sas, são gri­tos que pe­dem a sua cru­ci­fi­ca­ção no­va­men­te.

Ou­vi­mos gri­tos de ca­lú­nia e zom­ba­ria de seu mar­tí­rio, sua mor­te e sua his­tó­ria. São as mes­mas vo­zes que vi­o­len­tam a me­mó­ria de Ma­ri­el­le Fran­co, mi­ni­mi­zam a dor e a in­dig­na­ção por sua mor­te, ou si­len­ci­am di­an­te de­la.

São os mes­mos gri­tos que exi­gem ho­je a pe­na de mor­te, que des­qua­li­fi­cam os di­rei­tos hu­ma­nos e seus de­fen­so­res, que fe­cham os olhos pa­ra as in­jus­ti­ças e ini­qui­da­des tor­nan­do-se seus cúm­pli­ces. São gri­tos de cru­ci­fi­ca­ção.

Ma­ri­el­le foi exe­cu­ta­da, jun­ta­men­te com seu mo­to­ris­ta An­der­son, por, as­sim co­mo Je­sus, de­fen­der a vi­da e a dig­ni­da­de de seu po­vo. Foi si­len­ci­a­da por de­nun­ci­ar a vi­o­lên­cia po­li­ci­al, as­sim co­mo a vi­o­lên­cia eco­nô­mi­ca e ra­cis­ta que pri­va di­rei­tos, en­car­ce­ra e ma­ta a po­pu­la­ção ne­gra e em­po­bre­ci­da.

Es­ses “bons cris­tã­os” se­guem sua vi­da con­for­tá­vel, in­di­fe­ren­tes ao san­gue e lá­gri­mas der­ra­ma­dos. In­di­fe­ren­tes às Ma­ri­el­les, Lu­a­nas, Clau­di­as, An­der­sons e Ama­ril­dos, in­di­fe­ren­tes ao pró­prio so­fri­men­to e lu­ta de Cris­to.

Di­tos cris­tã­os vo­ci­fe­ram pe­las re­des so­ci­ais, pe­las ru­as e pe­los mei­os de co­mu­ni­ca­ção ca­lú­ni­as cri­mi­no­sas que bus­cam jus­ti­fi­car o in­jus­ti­fi­cá­vel, des­le­gi­ti­mar a lu­ta de Ma­ri­el­le e sua exis­tên­cia, mi­ni­mi­zar a dor fren­te à vi­o­lên­cia he­di­on­da com que foi ar­ran­ca­da de nós e vi­o­len­tar sua me­mó­ria. São vo­zes de quem na­da en­ten­deu da ação re­vo­lu­ci­o­ná­ria de Je­sus.

In­ca­pa­zes de per­ce­ber Je­sus vi­vo nos mo­vi­men­tos por trans­for­ma­ção so­ci­al, re­ve­ren­ci­am um Cris­to mor­to, en­ter­ra­do e su­fo­ca­do em lu­xu­o­sos tem­plos de pe­dra. En­quan­to is­so, con­de­nam mu­lhe­res e ho­mens à mi­sé­ria, à vi­o­lên­cia, ao en­car­ce­ra­men­to e à mor­te.

O sim­bo­lis­mo da res­sur­rei­ção de Cris­to é sua pre­sen­ça en­quan­to me­mó­ria vi­va na lu­ta por li­ber­ta­ção. As­sim tam­bém vi­ve­rá em nós Ma­ri­el­le. Ma­ta­ram seu cor­po fí­si­co, mas não foi su­fi­ci­en­te pa­ra ca­lar sua voz, ar­re­fe­cer sua lu­ta que tam­bém é nos­sa. As­sim co­mo Je­sus, Ma­ri­el­le vi­ve, res­sus­ci­ta­da na me­mó­ria de quem se­gue lu­tan­do.

On­tem, no dia 20, atos e ce­le­bra­ções in­ter­re­li­gi­o­sas pe­la me­mó­ria, jus­ti­ça e ver­da­de, por Ma­ri­el­le e to­dos/as que tom­ba­ram em lu­ta, ger­mi­na­ram por to­do o Pa­ís. Atos car­re­ga­dos de sim­bo­lis­mo e emo­ção que de­mons­tram que, mes­mo di­la­ce­ra­das di­an­te de seu as­sas­si­na­to, mes­mo em lu­to, Ma­ri­el­le se faz se­men­te em nos­sa lu­ta. Trans­for­ma­mos nos­sa dor em adu­bo, fa­zen­do “Ma­ri­el­le pre­sen­te, ho­je e sem­pre”.

Em sin­to­nia com es­te sen­ti­men­to, que­re­mos fa­zer me­mó­ria do Cris­to re­vo­lu­ci­o­ná­rio que se faz vi­vo em nós.

Pai Nos­so dos Már­ti­res

Pai nos­so, dos po­bres mar­gi­na­li­za­dos

Pai nos­so, dos már­ti­res, dos tor­tu­ra­dos

Teu no­me é san­ti­fi­ca­do na­que­les que mor­rem de­fen­den­do a vi­da

Teu no­me é glo­ri­fi­ca­do, quan­do a jus­ti­ça é nos­sa me­di­da

Teu rei­no é de li­ber­da­de, de fra­ter­ni­da­de, paz e co­mu­nhão

Mal­di­ta to­da a vi­o­lên­cia que de­vo­ra a vi­da pe­la re­pres­são

O, o, o, o, o, o, o, o

Que­re­mos fa­zer tua von­ta­de, és o ver­da­dei­ro Deus li­ber­ta­dor

Não va­mos se­guir as dou­tri­nas cor­rom­pi­das pe­lo po­der opres­sor

Pe­di­mos-te o pão da vi­da, o pão da se­gu­ran­ça, o pão das mul­ti­dões

O pão que traz hu­ma­ni­da­de, que cons­trói o ho­mem em vez de ca­nhões

O, o, o, o, o, o, o, o

Per­doa-nos quan­do por me­do fi­ca­mos ca­la­dos di­an­te da mor­te

Per­doa e des­trói os rei­nos em que a cor­rup­ção é a lei mais for­te

Pro­te­ge-nos da cru­el­da­de, do es­qua­drão da mor­te, dos pre­va­le­ci­dos

Pai nos­so re­vo­lu­ci­o­ná­rio, par­cei­ro dos po­bres, Deus dos opri­mi­dos

Pai nos­so, re­vo­lu­ci­o­ná­rio, par­cei­ro dos po­bres, Deus dos opri­mi­dos

O, o, o, o, o, o, o, o

Pai nos­so, dos po­bres mar­gi­na­li­za­dos

Pai nos­so, dos már­ti­res, dos tor­tu­ra­dos

(Gi­se­le Pe­rei­ra, his­to­ri­a­do­ra e ci­en­tis­ta da re­li­gi­ão, pro­fes­so­ra do En­si­no Bá­si­co; in­te­gran­te da equi­pe de co­or­de­na­ção de Ca­tó­li­cas pe­lo Di­rei­to de De­ci­dir)

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