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OPINIÃO

Os consumidores estão mais exigentes e presentes no Procon Goiás

No Dia Mun­di­al do Con­su­mi­dor, 15 de mar­ço, o Pro­con Go­i­ás co­me­mo­ra os avan­ços con­quis­ta­dos nos úl­ti­mos anos na de­fe­sa do con­su­mi­dor

A boa no­tí­cia é que a po­pu­la­ção go­i­a­na de­mons­tra es­tar mais con­sci­en­te e vem co­bran­do, de for­ma efe­ti­va, o cum­pri­men­to de seus di­rei­tos. So­men­te em 2017, o Pro­con Go­i­ás re­a­li­zou, ao to­do, mais de 249 mil aten­di­men­tos, uma mé­dia de 700 pes­so­as por dia.  Ou­tro da­do re­le­van­te é o au­men­to de 75% no nú­me­ro de de­nún­cias fei­tas por te­le­fo­ne em com­pa­ra­ção a 2016.

O Pro­con Go­i­ás tem es­ti­mu­la­do o con­su­mi­dor a co­nhe­cer seus di­rei­tos e, pa­ra is­so, im­ple­men­tou no­vos ca­nais de co­mu­ni­ca­ção e am­pliou ou­tros. Tu­do pen­san­do em fa­ci­li­tar as ma­ni­fes­ta­ções e ti­rar dú­vi­das, re­cep­cio­nar de­nún­cias e re­cla­ma­ções. O ór­gão dis­po­ni­bi­li­za atu­al­men­te vá­ri­as for­mas de aten­di­men­to: atra­vés da Cen­tral  Dis­que De­nún­cia e Ori­en­ta­ções – 151, pe­la in­ter­net por meio do Pro­conWeb, pre­sen­cial­men­te na Se­de no Se­tor Cen­tral e em 15 Uni­da­des de Aten­di­men­to Vapt Vupt em Go­i­â­nia, além das in­te­ra­ções pe­las re­des so­ci­ais, co­mo Fa­ce­bo­ok e Twit­ter.

Tam­bém es­ta­mos mui­to em­pe­nha­dos em pro­mo­ver mais aces­si­bi­li­da­de e ori­en­ta­ção aos con­su­mi­do­res. Já te­mos ex­ce­len­tes re­sul­ta­dos, con­for­me de­mons­tram os da­dos: qua­se 71 mil aten­di­men­tos por te­le­fo­ne e 250 mil no to­tal (se­jam pre­sen­cial­men­te ou pe­los de­mais ca­nais de co­mu­ni­ca­ção, in­clu­in­do a pla­ta­for­ma vir­tu­al Pro­conWeb, que per­mi­te a re­a­li­za­ção de de­nún­cias, re­cla­ma­ções, es­cla­re­ci­men­to de dú­vi­das e blo­queio de te­le­marke­ting).

Con­tem­pla­mos 15 mu­ni­cí­pios go­i­a­nos que con­tam tam­bém com es­se aten­di­men­to vir­tu­al, que bus­ca au­xi­li­ar prin­ci­pal­men­te as pes­so­as que não têm aces­so à in­ter­net. No ano de 2017, 13.552 aten­di­men­tos fo­ram re­a­li­za­dos por meio des­sa pla­ta­for­ma, re­pre­sen­tan­do au­men­to de 56 % di­an­te de 2016.

Ou­tra for­ma de au­xi­li­ar o con­su­mi­dor é a di­vul­ga­ção no si­te do Pro­con do ranking men­sal das 50 em­pre­sas que amar­gam o mai­or nú­me­ro de re­cla­ma­ções. A pu­bli­ca­ção da lis­ta ne­gra se­gue o prin­cí­pio da tran­spa­rên­cia, pau­tan­do-se pe­lo in­te­res­se pú­bli­co e aju­da o con­su­mi­dor a fa­zer uma es­co­lha con­sci­en­te na ho­ra de com­prar de­ter­mi­na­do pro­du­to ou con­tra­tar um ser­vi­ço. As em­pre­sas so­frem san­ções, res­pon­den­do a pro­ces­sos ad­mi­nis­tra­ti­vos e ex­po­si­ção de sua ima­gem.

Ou­tro ser­vi­ço im­por­tan­te que o Pro­con Go­i­ás ofe­re­ce à po­pu­la­ção go­i­a­na é a ne­go­ci­a­ção de dí­vi­das na ob­ten­ção de acor­dos e na pre­ven­ção do su­pe­ren­di­vi­da­men­to. Em 8.293 ne­go­ci­a­ções re­a­li­za­das en­tre con­su­mi­do­res e em­pre­sas cre­do­ras com a in­ter­me­di­a­ção dos nos­sos aten­den­tes, hou­ve 82,4% de êxi­to. Além dis­so, fi­ze­mos mais de 32 mil cál­cu­los, for­ne­cen­do os lau­dos téc­ni­cos pa­ra os con­su­mi­do­res re­ne­go­ci­a­rem di­re­ta­men­te su­as dí­vi­das com for­ne­ce­do­res ou en­tra­rem com ações na Jus­ti­ça.

Des­sa for­ma, o Pro­con Go­i­ás tem se em­pe­nha­do em cum­prir com su­as atri­bu­i­ções le­gais, ten­do com­pe­tên­cia pa­ra atu­ar em to­do o Es­ta­do de Go­i­ás, com a fi­na­li­da­de de pro­mo­ver o equi­lí­brio e a har­mo­ni­za­ção das re­la­ções en­tre con­su­mi­do­res e for­ne­ce­do­res.

Gran­di­o­sa é a mis­são dos ór­gã­os de de­fe­sa do con­su­mi­dor na te­o­ria, po­rém exis­tem mui­tos en­tra­ves le­gais que im­pe­dem a atu­a­ção pa­ra al­can­çar me­lho­res re­sul­ta­dos no mer­ca­do de con­su­mo. Por ser a es­sên­cia do ór­gão a con­ci­li­a­ção, quan­do não há êxi­to, ins­tau­ra-se o pro­ce­di­men­to ad­mi­nis­tra­ti­vo, que po­de cul­mi­nar em mul­ta à em­pre­sa em vir­tu­de da vi­o­la­ção do di­rei­to. In­fe­liz­men­te, exis­te im­pe­di­men­to le­gal pa­ra obri­ga­ção de fa­zer, ou se­ja, os Pro­cons não po­dem im­por às em­pre­sas in­fra­to­ras, por exem­plo, a obri­ga­ção de re­pa­rar o da­no, de bai­xar um pre­ço abu­si­vo, de ex­clu­ir uma cláu­su­la abu­si­va do con­tra­to, etc.

Em vir­tu­de des­sas li­mi­ta­ções le­gais, o Pro­con Go­i­ás tem acio­na­do o Po­der Ju­di­ci­á­rio, com in­gres­so de vá­ri­as Ações Ci­vis Pú­bli­cas em de­fe­sa do con­su­mi­dor. Ci­ta­mos co­mo exem­plos os pos­tos de com­bus­tí­veis, as ope­ra­do­ras de te­le­fo­nia, Celg, hos­pi­tais, ins­ti­tu­i­ções ban­cá­rias, etc. To­das com li­mi­nar fa­vo­rá­vel mas ain­da em trâ­mi­te na Jus­ti­ça.

Por fim, a lu­ta pa­ra o for­ta­le­ci­men­to dos Pro­cons é an­ti­ga e cons­tan­te. To­das as nos­sas ações vi­sam ao aten­di­men­to dos con­su­mi­do­res co­mo par­te vul­ne­rá­vel e o cum­pri­men­to de to­das as ga­ran­ti­as le­gais pre­vis­tas no Có­di­go de De­fe­sa do Con­su­mi­dor.

(Dar­le­ne Araú­jo, de­le­ga­da de Po­lí­cia e su­pe­rin­ten­den­te do Pro­con Go­i­ás)

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