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Opinião: Pantera Negra é coisa de preto - é brilhante

Cer­ta vez, em uma au­la de His­tó­ria pa­ra o 1º Co­le­gial, com alu­nos de cer­ca de 15 anos, um ga­ro­to me per­gun­tou se não ha­via na­da de bom pa­ra ser en­si­na­do so­bre os afri­ca­nos além de guer­ras e es­cra­vi­za­ção. Ape­sar da amos­tra­gem ser pe­que­na, de on­de vi­ria aque­le po­si­cio­na­men­to? Uma pos­sí­vel res­pos­ta pas­sa pe­la ima­gem que se tem da Áfri­ca. Mal­colm X, ex­po­en­te da lu­ta pe­los Di­rei­tos Ci­vis nos, dis­se: "A im­pren­sa é tão po­de­ro­sa que po­de fa­zer um cri­mi­no­so pa­re­cer que ele é a ví­ti­ma e fa­zer a ví­ti­ma pa­re­cer que ela é o cri­mi­no­so”. Va­mos es­ten­der a fra­se de Mal­colm ao ci­ne­ma e a te­le­vi­são, po­de­ro­sos ins­tru­men­tos na cri­a­ção de es­te­re­ó­ti­pos.

Vol­te­mos à sa­la de au­la: é pre­ci­so mos­trar que a His­tó­ria da Áfri­ca An­ti­ga, na épo­ca do de­sen­vol­vi­men­to de gre­gos e ro­ma­nos, por exem­plo, foi sem­pre de des­ta­que e con­ta­to ín­ti­mo com os eu­ro­peus. Sa­be­mos que por vol­ta do sé­cu­lo VII a.C., hou­ve pro­fun­da in­flu­ên­cia egíp­cia so­bre os gre­gos. J. H. Parry, em seu The es­ta­blishment of the Eu­rop­pe­an he­ge­mony afir­ma que “A lei, a ci­ên­cia, a fi­lo­so­fia e a re­li­gi­ão egíp­cia in­flu­en­cia­ram di­re­ta­men­te a for­ma­ção da cul­tu­ra das ci­da­des da Jô­nia, es­pe­ci­al­men­te em Ate­nas”. A his­tó­ria de At­lân­ti­da, re­ve­la­da por Pla­tão em seu “Ti­meu”, te­ria si­do con­ta­da por um egíp­cio a Só­lon, em vi­a­gem à Áfri­ca. Só uma ci­vi­li­za­ção bri­lhan­te co­mo a egíp­cia, de fa­ra­ós e cle­ó­pa­tras pre­tas po­de­ria cri­ar um com­ple­xo sis­te­ma ma­te­má­ti­co-en­ge­nhei­ro pa­ra er­guer as su­as fa­mo­sas pi­râ­mi­des, so­bre as qua­is até ho­je se hou­ve da bo­ca de nés­cios: “Só po­de ser coi­sa de ET”. Não ou­ço o mes­mo pa­ra o Co­li­seu ro­ma­no ou o Par­the­non ate­ni­en­se.

Es­sa é uma pe­que­na amos­tra da gran­di­o­si­da­de das ci­vi­li­za­ções afri­ca­nas, que nos fa­zem ques­ti­o­nar: por que a vi­são que se tem da His­tó­ria do con­ti­nen­te é tão di­fe­ren­te? A mu­dan­ça ocor­reu a par­tir da Ida­de Mé­dia. As in­vas­ões bár­ba­ras do fi­nal do sé­cu­lo V d.C. tor­na­ram a vi­da ru­ral, re­du­zin­do a in­te­lec­tu­a­li­da­de ao con­tro­le re­li­gi­o­so. O pro­fes­sor nor­te-ame­ri­ca­no C. Ro­bin­son, em seu Black Mar­xism, ex­pli­ca: “As an­ti­gas ci­vi­li­za­ções do Mun­do An­ti­go, na Ásia co­mo na Áfri­ca, tor­na­ram-se len­das, pre­ser­va­das, na mai­o­ria das ve­zes, na ob­scu­ra nar­ra­ti­va bí­bli­ca. Co­mo o co­nhe­ci­men­to se tor­nou ca­da vez mais pre­ser­va­do em mo­nas­té­rios, vi­sões se­cu­la­res as­su­mi­ram um ca­rá­ter de ra­ri­da­de fren­te ao com­pro­mis­so da cris­tan­da­de em in­ter­pre­tar a His­tó­ria de acor­do com as per­cep­ções di­vi­nas. O et­no­cen­tris­mo, le­gi­ti­ma­do pe­las au­to­ri­da­des da Igre­ja, e a ig­no­rân­cia, fo­ram as du­as fon­tes do co­nhe­ci­men­to me­di­e­val, tor­nan­do-se a ba­se do co­nhe­ci­men­to do mun­do. Por fim, com a evo­lu­ção da ide­o­lo­gia cris­tã a um ní­vel glo­bal, é su­fi­ci­en­te afir­mar que a hu­ma­ni­da­de foi di­vi­di­da em du­as co­le­ti­vi­da­des: o exér­ci­to da Luz e o das Tre­vas”.

Lo­go, os po­vos afri­ca­nos fo­ram re­du­zi­dos à ex­pres­são “ne­gros”, re­bai­xa­dos a um po­vo sem His­tó­ria, ter­ri­tó­rio, Me­ta­fí­si­ca, re­li­gi­ão e as­so­cia­dos ao Mal, co­mo em inú­me­ras ex­pres­sões na lín­gua por­tu­gue­sa. A par­tir da Bí­blia, “fon­te da His­tó­ria”, sur­gi­ram as jus­ti­fi­ca­ti­vas pa­ra a es­cra­vi­za­ção dos afri­ca­nos, co­mo “a mal­di­ção de Cam”.

Qua­se 4 sé­cu­los de es­cra­vi­dão na Amé­ri­ca cau­sa­ram um im­pac­to ter­rí­vel na for­ma­ção das so­ci­e­da­des pós-abo­li­ção, não só no sen­ti­do de in­te­gra­ção, mas tam­bém nos ob­stá­cu­los pa­ra afir­ma­ção ra­ci­al de­vi­do à des­tru­i­ção psi­co­ló­gi­ca em re­la­ção à sua ima­gem: o ca­be­lo, a pe­le, o na­riz, a bo­ca, a His­tó­ria, a re­li­gi­ão... quan­tos re­la­tos de cri­an­ças te­mos a res­pei­to do ra­cis­mo nos­so de ca­da dia? Co­mo con­se­guem de­sen­vol­ver-se pe­ran­te uma so­ci­e­da­de que im­põe pa­drões de be­le­za ba­se­a­dos na bran­qui­tu­de?

É nes­se con­tex­to que Pan­te­ra Ne­gra in­se­re-se pa­ra re­pen­sar es­sa ten­dên­cia. Wakan­da re­to­ma o bri­lhan­tis­mo das ci­vi­li­za­ções an­ti­gas afri­ca­nas, ca­paz de cri­ar tec­no­lo­gi­as im­pen­sá­veis pa­ra as ou­tras po­tên­cias. Um elen­co com­pos­to de per­so­na­gens ne­gras po­de­ro­sas: sa­cer­do­ti­sas, guer­rei­ras, ci­en­tis­tas, prin­ce­sas, to­das(os) com su­as rou­pas tra­di­cio­nais e ca­be­los na­tu­ra­is co­mo uma de­mons­tra­ção não só de po­der, mas de BE­LE­ZA! E um de­ta­lhe, o po­der de T´Chal­la é fru­to de uma “ma­gia ne­gra”, até ho­je vis­ta co­mo al­go ru­im. Que cri­an­ça ou ado­les­cen­te ne­gra(o) não se sen­ti­rá re­pre­sen­ta­do ali? Lo­go após o lan­ça­men­to, um ví­deo do por­tal “Que­bran­do o Ta­bu” mos­tra­va cri­an­ças e ado­les­cen­tes ne­gras(os) re­per­cu­tin­do o fil­me e ou­via-se “eu me ve­jo lá”, “tem um su­per-he­rói que se pa­re­ce co­mi­go”.

Es­tou cer­to de que o com­ba­te ao ra­cis­mo tem iní­cio na Edu­ca­ção, com o des­ta­que pa­ra a His­tó­ria da Áfri­ca e su­as ri­que­zas, tão im­por­tan­tes co­mo as da Eu­ro­pa, as­sim co­mo o de­sen­vol­vi­men­to da cul­tu­ra afro-bra­si­lei­ra e su­as ma­ni­fes­ta­ções atu­ais, des­cons­tru­in­do vi­sões pas­sa­das e cri­an­do um am­bi­en­te pro­pí­cio à di­ver­si­da­de e ao res­pei­to. Pas­sa tam­bém pe­lo re­pa­ro his­tó­ri­co de um trau­ma do nos­so pas­sa­do até ago­ra não re­sol­vi­do, a es­cra­vi­dão, co­mo me­di­das afir­ma­ti­vas já efe­ti­va­das há anos, co­mo as co­tas, e ter­mi­na nas me­di­das pu­ni­ti­vas às agres­sões ra­cis­tas.

(Vla­di­mir Mi­guel Ro­dri­gues, au­tor de “O X de Mal­colm e a ques­tão ra­ci­al nor­te-ame­ri­ca­na” (Ed. Unesp) e dou­to­ran­do em Le­tras na Unesp de São Jo­sé do Rio Pre­to)

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