Com o fim da União Soviética e da guerra fria e com a vigência de uma nova ordem mundial, a direção do antigo Partido Comunista Brasileiro resolveu dissolvê-lo e criar um novo partido sem os radicalismos inerentes aos partidos comunistas. Assim em março de 1992 nascia o Partido Popular Socialista (PPS) cujos principais aspectos programáticos são a defesa intransigente da democracia, justiça social e da cidadania, sendo um partido defensor da social democracia, como muitos grandes partidos políticos europeus criados no pós guerra.
Sua principal bandeira: PPS um partido decente, não é só slogan ,mas sim uma realidade. No mar de lama que se tornou o mundo político do Brasil é raríssimo um partido como o PPS cujos membros nunca tiveram seus nomes envolvidos em escândalos políticos. Seus principais representantes em Goiás o deputado federal Marcos Abrão e o deputado estadual Virmondes Cruvinel são exemplos desta decência partidária.
Marcos Abrão foi um dos poucos deputados goianos que votaram de acordo com a consciência nos dois processos de impedimento do presidente Temer instaurados no Congresso. Tentado pelos milhões do Palácio do palácio do Planalto o deputado não se corrompeu e votou sim nas duas ocasiões. O deputado estadual Virmondes Cruvinel após vários mandatos parlamentares nunca teve seu nome envolvido em qualquer espécie de escândalo. Roberto Freire, presidente nacional da legenda , é o maior exemplo da decência do PPS, pois depois de quase meio século atuando na política brasileira não há nada que desabone seu nome.
No dia 17 de março o PPS de Goiás realizou seu congresso regional tendo reconduzido Marcos Abrão á presidência do partido, decidiu- se também que o partido apoiará a candidatura de José Éliton para o governo do estado e os nomes de Lúcia Vânia e Marconi Perillo para as duas vagas ao senado. Nas próximas eleições o PPS espera reeleger o deputado federal com uma votação expressiva devido a seu incansável trabalho em prol do estado sendo destaque na área de habitação. Virmondes Cruvinel deverá ser reconduzido a Assembleia Legislativa também com uma grande votação, como em todas suas eleições anteriores, devido a seu grande empenho em prol pelo bem comum da população do estado que tem lhe valido prêmios de destaque pela atuação parlamentar. O PPS espera crescer mais no estado de Goiás e eleger mais dois ou três nomes para a Assembleia Legislativa nestas eleições.
Nesta semana o PPS estará realizando seu congresso nacional onde discutirá o nome a ser apoiado como candidato a Presidência da República em 2018. A opção preferencial do partido é de um candidato que possa apaziguar o Brasil sem os arroubos da extrema esquerda ou da extrema direita, isto é, um candidato de centro. Roberto Freire deverá ter seu nome confirmado para mais um mandato na presidência nacional do partido.
Em 2020, nas próximas eleições municipais de Goiânia o PPS deverá ter dois candidatos de envergadura ao Paço Municipal o deputado federal Marcos Abrão e o deputado estadual Virmondes Cruvinel, deverá reeleger o vereador Carlim Café, destaque atual na Câmara municipal, e o diretório metropolitano se prepara para eleger uma bancada de três a quatro vereadores.
(Arthur Cornélio Otto, professor e membro do PPS desde 2000)