A área de saúde e segurança do Sesi tem se consolidado na oferta de soluções que levem maiores benefícios às indústrias e seus trabalhadores. Novos serviços atendem às demandas das empresas, como as consultorias em Gestão Sustentável para a Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias e no programa Indústria Segura, o atendimento articulado entre medicina ocupacional e assistencial, a implantação de programa de qualidade de vida e robustos atendimentos com laudos e avaliações em saúde e segurança do trabalho (SST).
O Sesi vem cumprindo sua missão de promover a qualidade de vida e a gestão socialmente responsável. Em 2017, foi iniciada a expansão do atendimento para todo o Estado, com a implantação do núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho na Unidade Sesi/Senai Rio Verde, no Sudoeste Goiano. Ainda vale evidenciar o esforço na promoção da saúde da população com corridas de rua; com a Copa Sesi, que se consagra como o maior campeonato amador de categorias de base do Estado, bem como com torneios esportivos nas empresas.
Entre as ações de promoção da saúde e de segurança do trabalho, o Sesi extrapolou sua meta de atendimento, passando de 85 mil para 128.339 pessoas, número superior à população da cidade de Trindade, 8ª mais populosa do Estado. Em meio a uma inflação médica crescente, que atinge marco de 18%, o Sesi acredita que investir em prevenção e qualidade de vida ainda é o melhor remédio para reduzir custos e melhorar a saúde das pessoas, saúde financeira das empresas e (por que não?) até a saúde econômica do País.
O Senai também realiza diversas atividades de qualificação profissional na área de saúde e segurança do trabalho, coordenadas pela Escola Senai Vila Canaã, em Goiânia – referência na formação de mão de obra para o setor. A unidade conta com espaços que simulam atividades em ambientes confinados e em altura, além de outras ações para adequação à legislação, com consultorias para implantação de Normas Regulamentadoras.
Só para se ter pálida ideia dos serviços oferecidos pelo Sesi/Senai, apresentamos alguns números registados em 2017: Consultas Ocupacionais 34.865; Exames 80.632; Imunizações 68.942; Consultas Médicas e Odontológicas 64.543; Matrículas em Atividades Físicas e Formativas em Esporte e Cultura 37.399; Participantes em Jogos e Competições 35.604; Hóspedes em Aruanã 8226; Pessoas beneficiadas com contratos em Ginástica Laboral 61.248; Associados em Clubes 54.534.
Aproveito a oportunidade para convidar os leitores do Diário da Manhã, bem como a quem interessar possa, para o lançamento do livro: “Educação e Trabalho: Uma Questão de Competências”, do professor Manoel Pereira da Costa. Trata-se de um livro que investiga as múltiplas acepções que o termo ‘competência’ assume no campo da educação profissional, no mundo do trabalho e no currículo escolar. O evento acontece nesta sexta-feira, 16, às 9 horas, na Faculdade Senai de Tecnologia “Ítalo Bologna”, à Rua Armogaste José Silveira, 612, Setor Centro Oeste. A obra tem o selo da Editora Appris.
(João Nascimento, jornalista)