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OPINIÃO

Temer em águas mansas

Nem tu­do é agi­ta­ção na vi­da do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer.  Ao en­tre­gar a Or­dem Na­ci­o­nal do Mé­ri­to Edu­ca­ti­vo a 110 per­so­na­li­da­des, no Pa­lá­cio do Pla­nal­to, vi­veu mo­men­tos de tran­qui­li­da­de e até de um cer­to pra­zer, quan­do po­de elo­gi­ar os go­ver­na­do­res do Ce­a­rá e do Es­pí­ri­to San­to, pe­las ações em fa­vor da edu­ca­ção bra­si­lei­ra.  Foi jus­to com o mi­nis­tro Men­don­ça Fi­lho que, em seus dois anos de tra­ba­lho, dei­xou mar­cas ex­tre­ma­men­te fa­vo­rá­veis.

Em no­me dos 110 agra­ci­a­dos, fa­lou Vi­vi­a­ne Sen­na, ir­mã do gran­de Ayrton Sen­na. Ela lem­brou que o cam­pe­ão cos­tu­ma­va va­lo­ri­zar o que ele cha­ma­va de “opor­tu­ni­da­de” – e is­so não po­de ser nun­ca des­pre­za­do.

Ain­da es­ta­mos lon­ge de nos om­bre­ar com as na­ções mais de­sen­vol­vi­das, co­mo Fin­lân­dia e Cin­ga­pu­ra, mas as­si­na­la­mos pon­tos fa­vo­rá­veis.  Tan­to o pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca quan­to o mi­nis­tro da Edu­ca­ção fo­ram ob­je­ti­vos quan­do mos­tra­ram que al­can­ça­mos a re­for­ma do en­si­no mé­dio e, gra­ças ao Con­se­lho Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção, te­re­mos o Blo­co Úni­co Cur­ri­cu­lar, uma ne­ces­si­da­de que não po­de­ria mais tar­dar.

Fo­ram in­ves­ti­dos mais de 700 mi­lhões de re­ais no Fies, a ju­ros sub­si­di­a­dos, o que deu no­va di­men­são ao en­si­no su­pe­ri­or.  E o pre­si­den­te fa­lou da am­pli­a­ção do tem­po in­te­gral nas es­co­las.

Os ora­do­res con­cor­da­ram com um pon­to de vis­ta: a pri­o­ri­da­de na for­ma­ção do ma­gis­té­rio. Não exis­te a pos­si­bi­li­da­de de um bom en­si­no sem pro­fes­so­res de­vi­da­men­te com­pe­ten­tes, co­mo acon­te­ce nas na­ções mais de­sen­vol­vi­das do mun­do. Te­mos a ex­pe­ri­ên­cia com­pro­va­da do Ja­pão, por exem­plo, após a II Guer­ra mun­di­al. De­pois da des­tru­i­ção do pa­ís, a re­a­ção acon­te­ceu com a pri­o­ri­da­de da­da à edu­ca­ção, par­ti­cu­lar­men­te na for­ma­ção dos pro­fes­so­res – e as­sim se ex­pli­ca o es­pan­to­so cres­ci­men­to do Im­pé­rio do Sol Nas­cen­te.

De­ve­mos es­tar aten­tos à exis­tên­cia ho­je da edu­ca­ção on­li­ne, uma re­a­li­da­de in­dis­cu­tí­vel a par­tir do en­si­no fun­da­men­tal. Con­se­gui­mos am­pli­ar as opor­tu­ni­da­des edu­ca­cio­nais, nes­se ní­vel de en­si­no, mas é ne­ces­sá­rio que se le­ve qua­li­da­de a es­sa eta­pa, o que se faz tam­bém com a cri­a­ção de la­bo­ra­tó­rios e bi­bli­o­te­cas, que abran­jam os ní­veis fun­da­men­tal e mé­dio.

De­ve-se lou­var a atu­al ges­tão do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção.  Não tem si­do pou­co o tra­ba­lho do mi­nis­tro Men­don­ça Fi­lho – e ele é dig­no dos nos­sos lou­vo­res.  Mas é pre­ci­so ter a con­sci­ên­cia de que ain­da há mui­to a ser fei­to, num pa­ís on­de não po­de­mos nos con­for­mar com a exis­tên­cia de dois mi­lhões de jo­vens que, na ida­de ade­qua­da, não es­tu­dam nem tra­ba­lham.

O Bra­sil é uma fe­de­ra­ção e o ide­al se­ria que os Es­ta­dos se com­por­tas­sem de for­ma so­li­dá­ria, em ma­té­ria de edu­ca­ção, co­mo aca­ba de ser re­co­nhe­ci­do pe­lo pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca em re­la­ção ao Ce­a­rá e ao Es­pí­ri­to San­to. In­clu­si­ve na uti­li­za­ção de re­cur­sos fi­nan­cei­ros, que em ge­ral fal­tam pa­ra as mai­o­res ne­ces­si­da­des, o que não é  me­di­da de­fen­sá­vel.

(Ar­nal­do Niski­er, da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras, dou­tor em Edu­ca­ção da Uni­Rio e pre­si­den­te do CI­EE/RJ)

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