Home / Opinião

OPINIÃO

Fieg, 66 anos

Ho­je, co­me­mo­ra­mos 66 anos da Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do de Go­i­ás (Fi­eg). A da­ta é sig­ni­fi­ca­ti­va e mar­ca o iní­cio de um pro­fí­cuo tra­ba­lho em prol do de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e so­ci­al de nos­so Es­ta­do.

Sem­pre pre­sen­te, a Fe­de­ra­ção já nas­ceu pro­du­zin­do fru­tos ao ter, co­mo pa­tro­nos, pre­cur­so­res e ide­a­li­za­do­res, ho­mens co­mo Jai­me Câ­ma­ra, Vi­cen­te Um­be­li­no, Jo­sé de As­sis Dru­mond, Jo­sé Ala­ir Mar­tins Bap­tis­ta, Ma­no­el Go­mes Ri­bei­ro e Waldyr O'Dwyer; e co­mo lí­de­res nes­ta or­ga­ni­za­ção sin­di­cal e ins­ta­la­ção do Sis­te­ma In­dús­tria, abran­gen­do as ins­ti­tu­i­ções Se­nai e Se­si, os ide­a­lis­tas An­tô­nio Fer­rei­ra Pa­che­co e Gil­son Al­ves de Sou­za.

A ân­sia pe­lo pro­gres­so per­ma­nen­te­men­te nor­te­ou as ações da Fi­eg. Não à toa, no mes­mo ano de sua ins­ta­la­ção, tam­bém foi es­tru­tu­ra­da a pri­mei­ra uni­da­de do Se­nai Go­i­ás e, um ano mais tar­de, cons­ti­tu­í­da a di­re­to­ria re­gi­o­nal do Se­si.

Nes­sas mais de seis dé­ca­das, gran­des di­ri­gen­tes es­cre­ve­ram a his­tó­ria da or­ga­ni­za­ção sin­di­cal pa­tro­nal em Go­i­ás e, prin­ci­pal­men­te, con­fe­ri­ram di­na­mis­mo ao se­tor pro­du­ti­vo go­i­a­no, li­de­ran­do ações de pro­mo­ção ao de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e so­ci­al de nos­so Es­ta­do.

Sob a ges­tão de An­tô­nio Fer­rei­ra Pa­che­co, fo­ram ali­cer­ça­das as ba­ses de to­do o tra­ba­lho que, pos­te­rior­men­te, se­ria co­man­da­do com ma­es­tria pe­lo sa­u­do­so pre­si­den­te Jo­sé Aqui­no Por­to. As du­as ges­tões res­pon­dem por qua­se meio sé­cu­lo des­sa his­tó­ria e fo­ram as res­pon­sá­veis pe­la con­so­li­da­ção aqui do Se­si, Se­nai, IEL e ICQ Bra­sil.

Ino­va­ção, di­li­gên­cia e en­tu­si­as­mo fo­ram e são qua­li­da­des cons­tan­tes no tra­ba­lho en­cam­pa­do pe­la Fi­eg. A par­tir dos anos 2000, sob a ges­tão do ami­go Pau­lo Afon­so Fer­rei­ra, ve­mos a Fi­eg ar­ti­cu­lar no­vo mo­men­to na eco­no­mia go­i­a­na, com sig­ni­fi­ca­ti­vo im­pul­so da in­dus­tri­a­li­za­ção em nos­so Es­ta­do. Sem­pre aten­ta, a Fe­de­ra­ção foi pro­ta­go­nis­ta po­li­ti­ca­men­te e ins­ti­tu­ci­o­nal­men­te nes­se im­por­tan­te pro­ces­so, apoi­an­do as ges­tões es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pa­is na di­ver­si­fi­ca­ção da ati­vi­da­de pro­du­ti­va.

Na úl­ti­ma dé­ca­da, ti­ve a gra­ta opor­tu­ni­da­de de con­du­zir es­se in­can­sá­vel tra­ba­lho. Mo­men­to pa­ra lan­çar o nos­so olhar à in­ter­na­cio­na­li­za­ção dos pro­du­tos go­i­a­nos e, prin­ci­pal­men­te, apre­sen­tar as po­ten­ci­a­li­da­des de nos­so Es­ta­do a in­ves­ti­do­res es­tran­gei­ros. Mais que tes­te­mu­nhar es­sa me­ta­mor­fo­se no de­sen­vol­vi­men­to de Go­i­ás, a Fe­de­ra­ção foi fer­ra­men­ta re­le­van­te no no­vo ce­ná­rio.

O que, em 1952, era um so­nho foi con­so­li­da­do com ár­duo tra­ba­lho ao lon­go de mais de meio sé­cu­lo. Ho­je, ce­le­bra­mos os 66 anos da Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do de Go­i­ás com nú­me­ros sur­pre­en­den­tes e que com­pro­vam a ca­pi­la­ri­da­de e a im­por­tân­cia so­ci­al da en­ti­da­de, be­ne­fi­ci­an­do mi­lha­res de cri­an­ças, jo­vens e tra­ba­lha­do­res da in­dús­tria com edu­ca­ção, for­ma­ção pro­fis­si­o­nal, sa­ú­de, es­por­te, la­zer e, so­bre­tu­do, trans­for­man­do vi­das.

A Fi­eg che­ga aos 66 anos ain­da mais em­pre­en­de­do­ra e ino­va­do­ra, com o di­na­mis­mo e a de­sen­vol­tu­ra das jo­vens li­de­ran­ças que aqui se for­mam e que se­rão res­pon­sá­veis por es­cre­ver a his­tó­ria nas pró­xi­mas dé­ca­das. Pa­ra­béns, Fi­eg!

(Pe­dro Al­ves de Oli­vei­ra, em­pre­sá­rio e pre­si­den­te da Fi­eg e do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo do Se­brae Go­i­ás)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias