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OPINIÃO

A prova para o aluno avaliar o professor

(Con­ven­ção de­cla­ra que to­da pes­soa tem “di­rei­to de não ser obri­ga­da a de­por con­tra si mes­ma, nem a con­fes­sar-se cul­pa­da”.)

Pus a se­guin­te ques­tão na pro­va de Lín­gua Por­tu­gue­sa do quar­to bi­mes­tre do ano le­ti­vo de 2012, à 3ª sé­rie do En­si­no Mé­dio: (vo­cê já pen­sou al­gu­ma vez nos pro­ble­mas de sua co­mu­ni­da­de? Iden­ti­fi­que um, que vem afli­gin­do di­re­ta­men­te a vo­cê, o qual de­ve­ria re­ce­ber mai­or aten­ção das au­to­ri­da­des. Pro­du­za uma car­ta ar­gu­men­ta­ti­va de re­cla­ma­ção ou de so­li­ci­ta­ção). Uma alu­na, a qual sem mui­ta sin­ce­ri­da­de, so­li­ci­ta ao go­ver­na­dor pro­fes­so­res qua­li­fi­ca­dos. Quan­do li sua pro­va, sen­ti-me ava­li­a­do.

A pro­va é pa­ra o alu­no, po­rém ser­vem tam­bém na ava­li­a­ção do pro­fes­sor? Pen­sei por um mo­men­to na­que­la co­or­de­na­do­ra ga­bo­la, quan­do me pe­dia as pro­vas ten­tan­do me ins­pe­cio­nar, e de­pois eu fi­ca­va sa­ben­do so­bre ela se rin­do de mi­nha ela­bo­ra­ção.

Por que uma alu­na já ter­mi­nan­do o 3º ano do En­si­no Mé­dio fa­ria tal so­li­ci­ta­ção? E o de­sem­pe­nho de­la, o ano to­do, nem foi lá es­sas coi­sas! Mas, a do­brez foi lan­ça­da! E me fez re­fle­tir em mi­nha atu­a­ção em sa­la de au­la. Ela me con­fir­mou: pro­va ser­ve, sim, pa­ra ava­li­a­ção de quem a ela­bo­rou. Ali­ás, só ser­ve pa­ra is­so. À alu­na re­fe­ri­da, se eu lhe des­se uma no­ta bai­xa, te­ria de lhe dar um tra­ba­lho co­brin­do es­sa no­ta, eu me cas­ti­gan­do co­mo se fos­se mi­nha a re­pro­va­ção. Sen­do os alu­nos quem mais nos ava­li­am, eles não fa­zem na­da na re­cu­pe­ra­ção do pro­fes­sor, po­rém faz tu­do pa­ra des­mo­ra­li­zá-lo, é o que as­sis­ti­mos nos con­se­lhos de clas­se com a pre­sen­ça de re­pre­sen­tan­tes, sem es­crú­pu­lo, es­co­lhi­dos pe­la sua pró­pria clas­se.

Num jul­ga­men­to, nin­guém é obri­ga­do ofe­re­cer pro­va con­tra a si mes­mo, po­rém nes­se ca­so o pro­fes­sor o é. Ele ela­bo­ra pro­vas con­tra si mes­mo; em­bo­ra na boa in­ten­ção, bo­as ques­tões ava­li­a­ti­vas, po­rém os alu­nos res­pon­dem-nas de qual­quer jei­to, afe­rin­do os bai­xos ín­di­ces de es­cár­nio da edu­ca­ção. Diz Ti­ci­a­no Fi­guei­re­do: "...Des­ses prin­cí­pios cons­ti­tu­ci­o­nais de­ri­va ou­tra im­por­tan­te ga­ran­tia fun­da­men­tal de to­do ci­da­dão bra­si­lei­ro, o di­rei­to de “não pro­du­zir pro­vas con­tra si”, que en­con­tra res­pal­do tam­bém na Con­ven­ção de Di­rei­tos Hu­ma­nos de 1969, co­nhe­ci­da co­mo Pac­to de San Jo­sé da Cos­ta Ri­ca. Em seu ar­ti­go 8º, das Ga­ran­ti­as Ju­di­ci­ais, a Con­ven­ção de­cla­ra que to­da pes­soa tem “di­rei­to de não ser obri­ga­da a de­por con­tra si mes­ma, nem a con­fes­sar-se cul­pa­da”.

Ana­li­san­do mais pro­fun­da­men­te, en­ten­di que se o pro­fes­sor tra­ba­lhas­se em uma ad­mi­nis­tra­ção sé­ria e rí­gi­da, com os pro­ces­sos re­que­ri­dos por uma edu­ca­ção de qua­li­da­de, se­ria me­lhor do que a vi­ven­cia­da ho­je. Mas, nós tra­ba­lha­mos pa­ra os "cli­en­tes", e eles na mai­o­ria, alu­nos que que­rem ca­da vez me­nos res­pon­sa­bi­li­da­des, com­pro­mis­sos de alu­no; só as fa­ci­li­da­des, en­tão nós nos ca­pa­ci­ta­mos na "lam­ban­ça" agra­dan­do "gre­gos e troi­a­nos" e con­se­guir pe­lo me­nos so­bre­vi­ver.

A fo­lha de pro­va é in­jus­ta pa­ra com quem a ela­bo­rou. Na qual, alu­nos qua­se nun­ca mos­tram em­pe­nho de bons es­tu­dan­tes, por­tan­do-se sem­pre in­dis­ci­pli­na­dos, de­sa­ten­tos e, pe­lo vis­to, ain­da se atre­vem so­li­ci­tar me­lho­ria na edu­ca­ção! Eles que­rem pro­fes­so­res com­pe­ten­tes pa­ra quê? As­sim, ado­tam o com­por­ta­men­to do vi­ra-la­ta cor­re­dor in­sis­ten­te­men­te, la­tin­do fe­roz atrás do car­ro, quan­do o car­ro pa­ra, ele não sa­be fa­zer na­da. O que es­ses alu­nos fa­riam se ti­ves­sem bons pro­fes­so­res? Pois eles os têm e nem sa­bem!

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

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