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OPINIÃO

A seca revela a conjuntura que é bíblica, capitalista e imoral

“O es­pí­ri­to e a noi­va di­zem: ‘Vem!’ E to­do aque­le que ou­vir di­ga: ‘Vem!’ Quem ti­ver se­de ve­nha; e quem qui­ser be­ba de gra­ça da água da vi­da”

(Apo­ca­lip­se 22: 17)

A se­ca é par­te do fe­nô­me­no da de­ser­ti­fi­ca­ção, de­ter­mi­na­ção his­tó­ri­ca que já em 2006, não dá tré­gua a mais de 30 mi­lhões de bra­si­lei­ros ins­ta­la­dos nos qua­tro can­tos do Bra­sil, em es­pe­ci­al na Re­gi­ão Nor­des­te. O acon­te­ci­men­to le­vou o go­ver­no do Ce­a­rá a ado­tar me­di­da ex­tre­ma a fim de ga­ran­tir o abas­te­ci­men­to hu­ma­no de água ao ce­a­ren­se quan­do de­ci­diu ins­ta­lar, no li­to­ral de For­ta­le­za, uma uni­da­de de des­sa­li­ni­za­ção da água do mar pa­ra com­ple­men­tar o aten­di­men­to à po­pu­la­ção. O pla­no é que, até 2020, par­te dos ha­bi­tan­tes da ci­da­de pas­se a ma­tar a se­de be­ben­do água do mar sem sal, e, com cer­te­za, a qual vi­rá sal­ga­da no pre­ço em go­tas de be­ne­fí­cio so­ci­al de­vi­do ao cus­to do pro­ces­so da en­tre­ga de equi­pa­men­tos so­ci­ais aos elei­to­res sur­ru­pia­dos em di­rei­tos. Até o úl­ti­mo mês de maio, o Es­ta­do re­ce­beu dois es­tu­dos téc­ni­cos so­bre o pro­je­to, or­ça­dos em cer­ca de R$ 500 mi­lhões des­ti­na­dos à cau­sa da se­ca pro­vo­ca­da pe­lo “ho­mem que che­ga e já des­faz a na­tu­re­za, ti­ra gen­te põe re­pre­sa, diz que tu­do vai mu­dar. O São Fran­cis­co lá pra ci­ma da Ba­hia, diz que dia me­nos dia, vai su­bir bem de­va­gar. E pas­so a pas­so, vai cum­prin­do a pro­fe­cia do be­a­to que di­zia que o ser­tão ia ala­gar” (So­bra­di­nho, Trio Nor­des­ti­no).

Uma em­pre­sa sul-co­re­a­na e ou­tra es­pa­nho­la fo­ram es­co­lhi­das, no fim de 2017, pa­ra apre­sen­tar as pro­pos­tas de en­ge­nha­ria, com in­di­ca­ção do me­lhor mo­de­lo tec­no­ló­gi­co pa­ra re­ti­rar o sal da água e o me­lhor lo­cal pa­ra sua ins­ta­la­ção. A me­ta do go­ver­no é de que a água re­ti­ra­da do Oce­a­no At­lân­ti­co aten­da pe­lo me­nos 720 mil ha­bi­tan­tes de For­ta­le­za, ca­pi­tal que con­so­me, ho­je, cer­ca 8 m³ de água por se­gun­do. A plan­ta de des­sa­li­ni­za­ção tem pro­je­ção de en­tre­gar 1 m³ de água tra­ta­da por se­gun­do, o equi­va­len­te a 12% do con­su­mo na ci­da­de. O em­pre­en­di­men­to vai a lei­lão no se­gun­do se­mes­tre e tem pre­vi­são de en­trar em ope­ra­ção nos pró­xi­mos dois anos na Ca­pi­tal ce­a­ren­se. A ci­da­de con­ta com cer­ca de no­ve mi­lhões de ha­bi­tan­tes, en­cra­va­da no Es­ta­do do Se­mi­á­ri­do, des­cri­to e ra­bis­ca­do por es­cri­to­res de re­no­me em meio a ver­da­des, se­ca e êxo­do os qua­is sen­tem, no fun­do do es­tô­ma­go e da al­ma a fo­me que mi­ra se­den­ta a sal­va­ção dis­tan­te ven­di­da a dí­zi­mo, acu­a­da num ho­ri­zon­te que tem iní­cio aon­de ter­mi­na o vez, a voz, a dig­ni­da­de e o mar. Uma na­ção de de­ses­pe­ra­dos com­pa­ra­dos por Jo­ão do Va­le a uma ave ra­pi­na que “num vai mor­rer de fo­me, car­ca­rá mais co­ra­gem do que ho­me, car­ca­rá pe­ga, ma­ta e co­me, car­ca­rá é mal­va­do, é va­len­tão, é a águia de lá do meu ser­tão, os bur­re­go no­vi­nho num po­de an­dá, ele pu­xa o um­bi­go in­té ma­ta” (Car­ca­rá).

A al­ter­na­ti­va tec­no­ló­gi­ca faz res­pi­rar uma go­ta da chan­ce de fu­tu­ro e traz co­mo pro­pos­ta com­ple­men­tar o abas­te­ci­men­to de água aos hu­ma­nos a par­tir da des­sa­li­ni­za­ção da água do mar. O pla­no do go­ver­no que além de ca­pi­ta­lis­ta é bra­si­lei­ro con­jun­tu­ral pre­ten­de con­tra­tar fir­mas pa­ra cons­tru­ir e fis­ca­li­zar a ope­ra­ção com a con­tra­par­ti­da es­ta­du­al da com­pra de to­da água tra­ta­da pe­la em­pre­sa, li­gan­do dois pon­tos de dis­tri­bui­ção da Com­pa­nhia de Água e Es­go­to es­ta­du­al, es­ta­be­le­cen­do ta­ri­fa má­xi­ma que pre­ten­de pa­gar pa­ra ca­da li­tro de água sa­ga­da trans­for­ma­da em água do­ce. Ven­ce­rá a li­ci­ta­ção a com­pa­nhia que apre­sen­tar a me­nor ta­ri­fa, a ser pa­ga pe­lo con­su­mi­dor fi­nal. Ex­pe­ri­ên­cias in­ter­na­cio­nais apon­tam que ca­da me­tro cú­bi­co de água sem sal te­ria um cus­to mé­dio de U$ 1 (cer­ca de R$ 3,50), ho­je, ta­xa­do no va­lor mé­dio pra­ti­ca­do, pa­ra ca­da me­tro cú­bi­co de água do­ce, em cer­ca de R$ 3. Al­gu­mas plan­tas de des­sa­li­ni­za­ção de mai­or por­te, co­mo as de Is­ra­el, con­se­guem che­gar a US$ 0,60, pa­ra ca­da me­tro cú­bi­co de água tra­ta­da, ob­je­ti­vo a ser al­can­ça­do nu­ma se­gun­da uni­da­de de tra­ta­men­to, do­bran­do a ca­pa­ci­da­de de des­sa­li­ni­za­ção da água num lu­gar e seu po­vo acos­tu­ma­dos ao sta­tus e “o dra­ma da hu­ma­na ma­na­da” que diz: “Ter­ra ar­ra­sa­da on­de se ar­ras­ta a mul­ti­dão. Vem que es­tá na ho­ra, não en­ro­la, nem de­mo­ra, pa­ra não fi­car de fo­ra da fi­la do sa­cri­fí­cio. O trem vai ru­mo ao pre­ci­pí­cio. Es­ta­mos no va­gão, so­mos a car­ga amar­ga, tris­te­za de boi ru­mi­nan­do aqui­lo que era pa­ra ter si­do e não foi” (El Efec­to)..

O ob­je­ti­vo da pe­le­ja é re­du­zir a de­pen­dên­cia de For­ta­le­za das águas do Açu­de do Cas­ta­nhão, dis­tan­te cer­ca de 280 qui­lô­me­tros da ca­pi­tal. A prin­ci­pal cai­xa d'água ou re­ser­va­tó­rio que abas­te­ce a ci­da­de vi­ve sua pi­or si­tu­a­ção, des­de 2002, quan­do en­trou em ope­ra­ção com ape­nas 3% do que te­ria ca­pa­ci­da­de de ar­ma­ze­nar. Em 2017, o go­ver­no do Ce­a­rá en­trou em con­fli­to com usi­nas tér­mi­cas de ener­gia, ins­ta­la­das no Por­to de Pe­cém, as qua­is vi­nham uti­li­zan­do água, em ex­ces­so, do Cas­ta­nhão - pa­ra res­fri­ar tur­bi­nas -, acu­sa­das de te­rem aban­do­na­do os pla­nos de des­sa­li­ni­zar a água do mar pa­ra usar nas ope­ra­ções. Ho­je, po­rém, a ideia é que es­sas ter­mo­e­lé­tri­cas pas­sem a uti­li­zar águas de reu­so em su­as ati­vi­da­des. Pa­ra a po­pu­la­ção, a fon­te se­rá o oce­a­no. As in­for­ma­ções são do jor­nal O Es­ta­do de S. Pau­lo. Ca­be res­sal­tar que es­ta mes­ma po­pu­la­ção tan­to no Ce­a­rá, quan­to no res­tan­te do Bra­sil, de Ca­bral a Ca­bral, as­sis­te acos­tu­ma­da à “Noi­te tor­ta”, e, “na sa­la uma fru­tei­ra on­de a na­tu­re­za es­tá mor­ta, la­ran­jas, ma­çãs e pe­ras, ba­na­nas, fi­gos de ce­ra de­co­ram a noi­te tor­ta, aon­de sob a ja­ne­la do quar­to a ca­ma dor­me va­zia” (Ney Ma­to­gros­so)

Di­fe­ren­te no so­ta­que e na con­sci­ên­cia ao con­su­mir a água, no Chi­le, a fa­mí­lia Va­len­cia­na tem que re­fle­tir co­mo usa o bem co­mum tor­na­do pe­lo sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta mer­ca­do­ria, se­gun­do os cé­ti­cos te­ó­ri­cos da Te­o­ria da Cons­pi­ra­ção ca­rac­te­ri­za a Ter­cei­ra Gran­de Guer­ra Mun­di­al. Per­to do an­ti­go lei­to do Rio Li­gua, re­lem­bram o pas­sa­do: "Mui­tos ani­mais mor­re­ram, fo­mos obri­ga­dos a ven­der os ani­mais, foi uma mi­sé­ria pu­ra", con­ta a fa­mí­lia de agri­cul­to­res que per­deu os dez ca­va­los, por fal­ta d'água, e te­ve que pa­rar de la­var rou­pa pa­ra po­der co­zi­nhar. O pro­ble­ma da água, pre­sen­te em gran­de par­te do ter­ri­tó­rio do Chi­le, é mui­to vi­sí­vel na re­gi­ão de Pe­tor­ca, no in­te­ri­or de Val­pa­ra­í­so, área on­de há o cul­ti­vo de 4% dos aba­ca­tes do pa­ís. Jun­to às ter­ras se­cas dos pe­que­nos agri­cul­to­res en­con­tram-se gran­des su­per­fí­ci­es ver­des. As em­pre­sas pro­du­to­ras agrí­co­las ex­tra­em a água das nas­cen­tes dos dois rios da área, por is­so, a água não che­ga às áre­as po­vo­a­das da re­gi­ão. Em 20 anos, a re­gi­ão pas­sou de dois mil pa­ra 14.500 hec­ta­res de aba­ca­tes cul­ti­va­dos. O ne­gó­cio agro­ex­por­ta­dor tem pro­vo­ca­do fe­roz pri­va­ti­za­ção da água na re­gi­ão, des­de 2007. A go­ver­nan­ça e pri­va­ti­za­ção da água foi um dos te­mas em de­ba­te no “8° Fó­rum Mun­di­al da Água”, re­a­li­za­do em Bra­sí­lia, em mar­ço des­te ano. E se o te­ma do ar­ti­go é a água em abun­dân­cia ou a fal­ta de­la, va­le a re­fle­xão: “Re­féns da mes­ma tra­ma, o dra­ma da hu­ma­na ma­na­da, a vi­da é is­so ca­ma­ra­da? Co­me­ça co­mo dá­di­va, mas lo­go vi­ra dí­vi­da se so­bre­vi­ve à dú­vi­da. Al­go se­gue te di­zen­do que vo­cê va­lia mais, va­lia mais va­lia. Mas ve­ja só que iro­nia! Ter a pres­sa de che­gar on­de não se que­ria, sem­pre pa­ra lá e pa­ra cá mal­di­to dia a dia, o es­pí­ri­to no fos­so, a fos­sa. Mas que vi­da de cão es­sa nos­sa! Ma­lan­dro é o ca­va­lo ma­ri­nho que se fin­ge de pei­xe pa­ra não ter que pu­xar car­ro­ça. Não, não, não! Es­pe­ra lá, tra­ba­lha, es­pe­ra por­que quem tra­ba­lha pros­pe­ra e quem es­pe­ra sem­pre al­can­ça. Não de­ses­pe­ra, de­pois da tem­pes­ta­de, vem sem­pre a bo­nan­ça” (El Efec­to).

Ain­da com re­la­ção ao Chi­le, se­gun­do a or­ga­ni­za­ção Mo­da­ti­ma, não sai mais água de 80% das tor­nei­ras de Pe­tor­ca, re­gi­ão on­de mo­ram 75 mil pes­so­as, num Es­ta­do que pro­vi­den­cia, uma vez por se­ma­na, água pa­ra a po­pu­la­ção tran­spor­ta­da em ca­mi­nhões-pi­pa. Quan­do in­su­fi­ci­en­te, os vi­zi­nhos têm que con­tra­tar por con­ta pró­pria um ca­mi­nhão com água, o que cus­ta ca­ro, pois a ca­da mil li­tros de água são gas­tos US$ 14 dó­la­res em meio a uma re­a­li­da­de on­de a mai­o­ria da po­pu­la­ção da re­gi­ão, cer­ca de 70%, ga­nha me­nos de US$ 23 dó­la­res por dia. A di­fi­cul­da­de fi­nan­cei­ra pa­ra com­prar água é ain­da pi­or por­que, com a se­ca, par­te da po­pu­la­ção per­deu sua prin­ci­pal fon­te de ren­da, a agri­cul­tu­ra e a pe­cu­á­ria. Os 50 li­tros di­á­rios de água, en­tre­gues pe­las au­to­ri­da­des, não são su­fi­ci­en­tes pa­ra Ve­ró­ni­ca Vil­ches, mo­ra­do­ra de San Jo­sé, pa­ra quem a água não é bas­tan­te pa­ra be­ber, to­mar ba­nho, la­var lou­ça, re­a­li­da­de que se­gun­do a Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de São Pau­lo, de­no­ta co­ta de água equi­va­len­te ao gas­to em um ba­nho de chu­vei­ro, de cin­co mi­nu­tos. Se o lei­tor se es­pan­ta com a prá­xis que os ho­mens mo­der­nos fi­ze­ram da dá­di­va em abun­dân­cia, trans­for­man­do-a em ne­ces­si­da­de, ca­rên­cia de mi­la­gre e mer­ca­do­ria es­cas­sa de al­to cus­to, a trans­for­mar a vi­da na Ter­ra e no Uni­ver­so, cha­ma­da água, ca­be re­a­fir­mar que "mui­tos aci­den­tes ocor­rem co­mo se os céus não ti­ves­sem que­ri­do que os evi­tás­se­mos. Se is­to acon­te­cia em Ro­ma, ci­da­de on­de rei­na­vam a gran­de­za d'al­ma, a re­li­gi­ão e a sa­be­do­ria, não é de se es­pan­tar que acon­te­ça tam­bém, com mai­or fre­quên­cia ain­da, nas ci­da­des e pro­vín­cias des­pro­vi­das de tais vir­tu­des" (Ti­to Lí­vio).

Sem água o bas­tan­te pa­ra con­su­mo, nem di­nhei­ro pa­ra com­prar mais, as 11 ca­sas de El Bron­ce fi­cam ca­da vez mais va­zi­as. Os jo­vens emi­gram pa­ra tra­ba­lhar na mi­ne­ra­ção, após ven­der os ani­mais. O Es­ta­do foi cla­ro, a água pro­vi­den­ci­a­da é só pa­ra con­su­mo hu­ma­no, o que pro­vo­ca rai­va, im­po­tên­cia, da po­pu­la­ção de mãos ata­das, aban­do­na­da à se­de de água e ges­tão. O pro­ble­ma es­tá nas leis chi­le­nas, on­de a Cons­ti­tu­i­ção es­ta­be­le­ce, em seu ar­ti­go 19, que a água é um bem eco­nô­mi­co a ser com­pra­do no mer­ca­do, se­gun­do a ofer­ta e de­man­da, ca­so úni­co no mun­do. Pro­ble­ma que se es­ten­de ao lon­go de to­do o ter­ri­tó­rio chi­le­no, em es­pe­ci­al na área cen­tral do pa­ís, on­de os do­nos da água são as in­dús­tri­as agrí­co­las. Ao Nor­te, as mi­ne­ra­do­ras, e, ao Sul as hi­dre­lé­tri­cas e pro­du­to­ras de ma­dei­ra, to­dos os rios do Chi­le têm do­no. As em­pre­sas pro­pri­e­tá­ri­as das fon­tes de água do Chi­le têm a li­vre ca­pa­ci­da­de de fi­xar pre­ços do lí­qui­do tan­to pa­ra as gran­des em­pre­sas co­mo pa­ra as dis­tri­bu­i­do­ras que aten­dem à po­pu­la­ção. A si­tu­a­ção se agra­va pe­la fal­ta de me­ca­nis­mos re­gu­la­do­res que ga­ran­tam a che­ga­da de água aos ci­da­dã­os, e, em ne­nhum ar­ti­go da le­gis­la­ção chi­le­na apa­re­ce a pre­fe­rên­cia do con­su­mo hu­ma­no co­mo pre­fe­ren­ci­al fren­te à in­dús­tria. No úl­ti­mo ve­rão a pre­vi­são era de que meio mi­lhão de chi­le­nos não te­ri­am aces­so à água se não atra­vés de ca­mi­nhões. Se­gun­do os ati­vis­tas de­fen­so­res da uti­li­da­de pú­bli­ca da água do Chi­le, o Es­ta­do de­ve gas­tar anual­men­te 92 bi­lhões de pe­sos (R$ 500 mil) com os ca­mi­nhões-pi­pa de água. A di­fe­ren­ça do pa­ís em re­la­ção à le­gis­la­ção de ou­tros lu­ga­res, se­gun­do as­so­cia­ções eco­lo­gis­tas, é que no Chi­le os di­rei­tos so­bre as águas po­dem ser ven­di­dos, com­pra­dos ou her­da­dos, ti­ran­do do Es­ta­do a ca­pa­ci­da­de de re­gu­la­ri­za­ção des­se ele­men­to es­sen­cial pa­ra a so­bre­vi­vên­cia hu­ma­na.

No Bra­sil, às vés­pe­ras de uma elei­ção a qual re­ve­la “em no­me de Je­sus” dis­pu­ta por pro­je­tos me­dí­o­cres, es­pe­lha­dos tal­vez nos can­di­da­tos, por lei, a água é um bem pú­bli­co do­ta­do de va­lor eco­nô­mi­co que pre­ci­sa ser ur­gen­te­men­te re­pen­sa­do an­te à pos­si­bi­li­da­de de uma mo­der­ni­da­de pós-li­be­ral cal­ça­da em es­po­ras e re­tro­ces­so, oli­gar­quias e pa­tri­mo­ni­a­lis­mo a tra­tar o bem pú­bli­co e seu po­vo com as ré­de­as da mar­gi­na­li­da­de, cri­mi­na­li­da­de e de­su­ma­ni­da­de. A água, se­gun­do ex­pli­ca Jor­ge Wer­neck, um dos co­or­de­na­do­res do Fó­rum Mun­di­al da Água, tem na sua pri­va­ti­za­ção uma pro­pos­ta “im­pos­sí­vel”: “Só é pri­va­ti­zá­vel o ser­vi­ço pú­bli­co, e não o bem, o que se tem é que, em al­gu­mas lo­ca­li­da­des, o ser­vi­ço de co­le­ta da água, tra­ta­men­to, dis­tri­bui­ção pa­ra a po­pu­la­ção é pri­va­ti­za­do. Exis­tem com­pa­nhi­as pri­va­das atu­an­do no se­tor, as­sim co­mo exis­tem em­pre­sas pú­bli­cas", pon­tua.

Es­cas­sez de água fez Go­i­ás de­cre­tar emer­gên­cia e ava­li­ar o ra­ci­o­na­men­to. Em de­cre­to no mês de mar­ço, foi es­ta­be­le­ci­da es­ta si­tu­a­ção nas ba­cias do Rio Meia Pon­te e Ri­bei­rão Jo­ão Lei­te, que abas­te­cem Go­i­â­nia e re­gi­ão, tam­bém o Es­ta­do, por 290 di­as, a qual deu per­mis­são ao go­ver­no de es­ta­be­le­cer me­di­das de ra­ci­o­na­men­to ca­so ha­ja ne­ces­si­da­de. E o Dis­tri­to Fe­de­ral não é a úni­ca uni­da­de do Cen­tro-Oes­te afe­ta­da por uma cri­se hí­dri­ca. Ga­ran­tir o uso pri­o­ri­tá­rio da água, a di­vul­ga­ção e con­sci­en­ti­za­ção pa­ra o seu uso ra­ci­o­nal, a atu­a­ção de ope­ra­ção po­li­ci­al pa­ra re­pri­mir o uso de água em de­sa­cor­do com os pro­ces­sos de li­cen­cia­men­to de re­cur­sos hí­dri­cos é tam­bém me­di­da ne­ces­sá­ria di­an­te da re­du­ção do re­gi­me de chu­vas nos úl­ti­mos 20 anos. A ca­pi­tal do Pa­ís tam­bém pas­sa por gra­ve cri­se hí­dri­ca, por lá, des­de 2017, me­di­das fo­ram ado­ta­das pe­la ges­tão com cor­tes no for­ne­ci­men­to de água a ca­da um en­tre seis di­as se­ma­nais, me­di­da ado­ta­da por tem­po in­de­ter­mi­na­do ou até que ter­mi­nem as obras de Co­rum­bá IV.

A água ha­bi­ta ques­tões cru­ci­ais do pla­ne­ta Ter­ra co­mo a so­bre­pes­ca, os pes­ti­ci­das mor­tais, des­ma­ta­men­to, a ca­ça ile­gal de­sen­vol­vi­da pe­los hu­ma­nos co­lo­cam os ani­mais e plan­tas do pla­ne­ta em ris­co. Um pai­nel da ONU com 550 ci­en­tis­tas afir­mou que es­sa per­da co­los­sal da bi­o­di­ver­si­da­de po­de de­se­qui­li­brar a ca­deia ali­men­tar glo­bal, os oce­a­nos, o ar que a hu­ma­ni­da­de res­pi­ra, e, cla­ro a eco­no­mia. Não há um pla­no pa­ra vi­ver em har­mo­nia com a na­tu­re­za, pro­te­ger 50% das ter­ras e ma­res, usar de for­ma sus­ten­tá­vel a ou­tra me­ta­de sem ca­ir num pre­ci­pí­cio. Ur­ge cha­mar aten­ção pa­ra es­sa cri­se ago­ra, dos po­lí­ti­cos que di­zem e na­da fa­zem so­bre a ques­tão das mu­dan­ças cli­má­ti­cas. Há que le­var mi­lhões às ru­as e ro­dar cam­pa­nhas até que de­fen­der o cli­ma fos­se man­che­te no mun­do to­do. O re­sul­ta­do foi o his­tó­ri­co Acor­do de Pa­ris. Ou­tra bar­bá­rie hu­ma­na con­tra os ani­mais e o bi­os­sis­te­ma re­ve­la a ma­tan­ça de­sen­fre­a­da dos bo­tos cor-de-ro­sa que po­de le­var a ex­tin­ção des­ses ani­mais, e não são ape­nas os bo­tos que es­tão cor­ren­do ris­co -- há uma ex­tin­ção em mas­sa acon­te­cen­do, e a cul­pa é do ho­mem ca­pi­ta­lis­ta e seu tra­ba­lha­dor ex­plo­ra­do. Ci­en­tis­tas in­flu­en­tes es­tão apoi­an­do uma ideia am­bi­cio­sa: pro­te­ger me­ta­de do pla­ne­ta pa­ra que as es­pé­ci­es se re­cu­pe­rem. Ur­ge ao go­ver­no bra­si­lei­ro e ou­tros paí­ses abra­çar es­sa ideia. Na úl­ti­ma me­ta­de do sé­cu­lo XX, qua­se dois ter­ços dos ani­mais sel­va­gens de­sa­pa­re­ce­ram.

Ci­en­tis­tas ates­tam que a so­lu­ção é pre­ser­var me­ta­de do pla­ne­ta, dei­xar que a na­tu­re­za se re­cu­pe­re so­zi­nha é cer­ne. Mas os po­lí­ti­cos pro­pa­la­do­res da po­li­ti­ca­lha, de bra­ços cru­za­dos a vi­gi­ar su­as ma­las com a bo­ca aber­ta à es­pe­ra da mor­te che­gar pa­ra a po­pu­la­ção la­za­ren­ta ins­ta­la­da na ba­se da pi­râ­mi­de so­ci­al. Fren­te a es­sa cri­se mun­di­al, va­guei­am na ba­cia das al­mas po­dres a de­fen­der a ideia de que a na­tu­re­za não dá no­tí­cia, dá ca­pi­tal ao po­der do ca­pi­tal. Es­ta ques­tão, que é fun­di­á­ria, re­ve­la por ou­tro la­do uma ja­ne­la de opor­tu­ni­da­de pa­ra mu­dar is­so: uma im­por­tan­te con­fe­rên­cia de meio am­bi­en­te, em Mon­tre­al, on­de go­ver­nos es­pa­lha­dos pe­lo Glo­bo dis­cu­ti­ram os ca­mi­nhos pa­ra pro­te­ção do pla­ne­ta nos pró­xi­mos 30 anos. Quem sa­be es­ses lí­de­res pu­des­sem ou­vir a can­ção “Pla­ne­ta Água”, que afir­ma ser a água uma ri­que­za ina­li­e­ná­vel “que nas­ce na fon­te se­re­na do mun­do e que abre um pro­fun­do gro­tão, água que faz ino­cen­te ri­a­cho a de­sa­gu­ar na cor­ren­te do ri­bei­rão, águas es­cu­ras dos rios que le­vam a fer­ti­li­da­de ao ser­tão, águas que ba­nham al­dei­as e ma­tam a se­de da po­pu­la­ção. Águas que ca­em das pe­dras, no véu das cas­ca­tas, ron­co de tro­vão, e de­pois dor­mem tran­qui­las no lei­to dos la­gos. Água dos iga­ra­pés on­de Ia­ra, a mãe d'água, é mis­te­ri­o­sa can­ção, água que o sol eva­po­ra, pa­ra o céu vai em­bo­ra vi­rar nu­vens de al­go­dão. Go­tas de água da chu­va, ale­gre ar­co-íris so­bre a plan­ta­ção, go­tas de água da chu­va, tão tris­tes, são lá­gri­mas na inun­da­ção. Águas que mo­vem mo­i­nhos, são as mes­mas águas que en­char­cam o chão e sem­pre vol­tam hu­mil­des pa­ra o fun­do da Ter­ra Pla­ne­ta Água” (Gui­lher­me Aran­tes).

Se a água fal­ta ao Ho­mem e ao Pla­ne­ta, a do­en­ça apa­re­ce e a do­en­ça é um óti­mo ne­gó­cio no ca­pi­ta­lis­mo quan­do a are­na ren­tá­vel, acu­mu­la­do­ra e he­ge­mô­ni­ca fun­cio­na quan­do a Bayer com­pra a Mon­san­to, for­man­do um trus­te. A par­te Mon­san­to jo­ga ve­ne­no na água, nas fru­tas, ver­du­ras, le­gu­mes e ce­re­ais. As pes­so­as con­so­mem e fi­cam do­en­tes. Aí en­tra a Bayer com o re­mé­dio. Ela não cu­ra, mas a pro­lon­ga no tra­ta­men­to pa­ra ga­nhar mais. De­ten­to­ra de pa­ten­tes a mo­no­po­li­zar o mer­ca­do, es­ta­be­le­ce o pre­ço que pla­ne­jar. Da mes­ma for­ma que a agri­cul­tu­ra com ve­ne­no é sub­si­di­a­da pe­lo go­ver­no, o sis­te­ma pú­bli­co de sa­ú­de tam­bém pa­ga­rá pe­lo tra­ta­men­to. O po­lí­ti­co - ban­ca­do por es­sas em­pre­sas - tra­ba­lha pa­ra ti­rar as res­tri­ções ao ve­ne­no e pa­ra en­ca­re­cer o cus­to dos or­gâ­ni­cos. Com au­men­to no nú­me­ro de do­en­tes, ele pro­me­te cons­tru­ir hos­pi­tais. O po­vo vo­ta e ele tra­ba­lha pa­ra as em­pre­sas. As­sim, o Es­ta­do gi­ra es­sa ro­da de en­ve­ne­na­men­to, do­en­ça, po­lí­ti­co ven­di­do. Quem pa­ga pa­ra fi­car do­en­te e de­pois ser tra­ta­do é o pró­prio ci­da­dão. Coi­sas do ca­pi­ta­lis­mo. Pa­ra ven­cer is­to, há três for­mas: vai pa­ra Cu­ba, vi­ra hip­pie ou lu­ta pe­los or­gâ­ni­cos, pe­la que­bra de pa­ten­tes, pe­lo de­sen­vol­vi­men­to da ci­ên­cia e por um SUS pú­bli­co e de qua­li­da­de

Há que ser mais que sim­ples tra­ba­lha­dor, re­vo­lu­ci­o­ná­rio, anar­quis­ta, pen­sa­dor nu­ma Ter­ra aon­de a po­pu­la­ção pen­sa que pen­sa, e, as­sis­te aos úl­ti­mos de­ba­tes da ban­da­lhei­ra po­lí­ti­ca, ba­ten­do pal­mas pa­ra re­pre­sen­tan­tes da In­qui­si­ção, da mi­so­gi­nia, do ra­cis­mo, do ve­lho tra­ves­ti­do em dis­cur­so fa­la­cio­so se pro­pon­do a no­vo. O pro­fe­ta Isaí­as pro­fe­ti­zou: “Ve­nham, to­dos vo­cês que es­tão com se­de, ve­nham às águas; e vo­cês que não pos­su­em di­nhei­ro al­gum, ve­nham, com­prem e co­mam! Ve­nham, com­prem vi­nho e lei­te sem di­nhei­ro e sem cus­to” (Isaí­as 55: 1). No Bra­sil, a água é mais que ne­ces­si­da­de bá­si­ca hu­ma­na, é sím­bo­lo não da ten­den­ci­o­sa La­va Ja­to ou ou­tras in­ves­ti­ga­ções que cor­rem atrás de ban­di­do en­gra­va­ta­do com cra­chá de re­pre­sen­tan­te do po­vo. É ques­tão de re­vo­lu­ção, de lim­pe­za, de fa­zer ger­mi­nar a pos­si­bi­li­da­de do no­vo ca­paz de pen­sar a Ter­ra pa­ra as ge­ra­ções vin­dou­ras, em de­tri­men­to do la­ti­fún­dio do xe­ri­fe ins­ta­la­do, des­de o “Des­co­bri­men­to da Na­ção”. Es­ta que foi a pri­mei­ra de in­con­tá­veis men­ti­ras tu­pi­ni­quins, con­ta­das sem­pre a par­tir da mão bran­ca a em­bran­que­cer a his­tó­ria, cri­mi­na­li­zar o po­bre, o su­jei­to de cor e so­ta­que di­fe­ren­tes do bran­co, a ins­ta­lar na mi­sé­ria da ra­zão quem pro­duz, de sol a sol, a ri­que­za da Na­ção. Se­gun­do Le­o­nar­do Boff: “A am­pli­tu­de da cri­se bra­si­lei­ra é de tal gra­vi­da­de que nos fal­tam ca­te­go­ri­as pa­ra elu­ci­da-la. Ten­tan­do ir além  das clás­si­cas abor­da­gens da So­ci­o­lo­gia crí­ti­ca ou da His­tó­ria, te­nho-me va­li­do da ca­pa­ci­da­de elu­ci­da­ti­va das ca­te­go­ri­as psi­ca­na­lí­ti­cas da ‘som­bra’ e da ‘luz’ ge­ne­ra­li­za­das co­mo an­tro­po­ló­gi­cas, pes­so­ais e co­le­ti­vas”. E pros­se­gue o mes­tre da sa­be­do­ria lú­ci­da em sua prá­xis: “A Via-Sa­cra de so­fri­men­tos  des­ses nos­sos ir­mãos e ir­mãs tem mais es­ta­ções do que aque­la do Fi­lho do Ho­mem quan­do vi­veu e pa­de­ceu en­tre nós. Ex­cu­sa­do é ci­tar ou­tras mal­da­des.”

E o pul­so, ain­da pul­sa!

(An­tô­nio Lo­pes, es­cri­tor; fi­ló­so­fo; pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio; mes­tre em Ser­vi­ço So­ci­al e dou­to­ran­do em Ci­ên­cias da Re­li­gi­ão/PUC-Go­i­ás; mes­tran­do em Di­rei­tos Hu­ma­nos/UFG; mem­bro do Con­se­lho Edi­to­ri­al da Kelps Edi­to­ra)

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