O PIB, Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, possui a sua maior fatia no Agronegócio. É o homem do campo, o proprietário de imóveis rurais, o pequeno agricultor, o trabalhador rural que criam as commodities que invadem a economia mundial. Atraem divisas para o País. Abastecem o mercado interno. Geram empregos, renda e direitos.
O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, os executivos dos Estados, das 27 unidades da federação, de um país com dimensões continentais, com 207 milhões de habitantes, o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica federal, Banco do Brasil, Itaú-Unibanco, Bradesco, Santander devem estabelecer linhas de créditos. Especiais.
Para a expansão da produção. Commodities que podem excluir o Brasil do ‘Mapa da Fome’ elaborado pela Organização das Nações Unidas. A ONU. Da qual o Brasil faz parte. Como membro protagonista. Indicadores apontam a existência de 14,5 milhões de pessoas, em 2018, em situação de vulnerabilidade social, que consome menos de um dólar por dia. Pobreza extrema.
Como homem do campo, do interior, sei do que a área rural requer. Novos modais de transportes de cargas. Para o escoamento da produção. Uma Reforma Tributária para diminuir a pesada carga de impostos. Medidas para desonerar a folha de pagamento de pessoal. Uma Reforma Trabalhista. Para facilitar os contratos de trabalho. Sem penalizar o produtor rural.
É o único caminho para retomar o desenvolvimento econômico sustentável. Com a utilização de tecnologias de última geração. Para multiplicar a produção. Sem perda da qualidade. O recurso a fontes de energias renováveis. Como a solar, a eólica, a preservação das matas cilia-res, dos mananciais, da água. Para a sobrevivência da humanidade e das próximas gerações.
(Hermes Traldi, 63 anos de idade, engenheiro agrônomo graduado na Universidade de São Paulo, produtor rural, empresário urbano, homem de ideias liberais, adepto da Escola Austríaca de Economia, fundada por Friedrich von Hayek, de cultura enciclopédica, formação Huamnista e colaborador antigo do jornal Diário da Manhã, editado por Batista Custódio)