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OPINIÃO

Da lógica processual no estado burocrático de direito

No es­ta­do bu­ro­crá­ti­co de di­rei­to, qual­quer que se­ja a ques­tão so­ci­al que se trans­for­me em ques­tão ju­rí­di­ca, se­gun­do a ló­gi­ca po­si­ti­vis­ta, con­flui na lei, que só ga­nha uti­li­da­de prá­ti­ca pa­ra a con­fi­gu­ra­ção da li­de, quan­do tra­zi­da ao âm­bi­to do pro­ces­so. Cos­tu­ma-se di­zer que o que não es­tá no pro­ces­so, não es­tá no mun­do ju­rí­di­co. Fo­ra do pro­ces­so, é co­mo se na­da exis­tis­se, nem po­de o jul­ga­dor ma­ni­fes­tar-se pa­ra a pres­ta­ção ju­ris­di­cio­nal.

Os mé­to­dos de in­ter­pre­ta­ção da lei pro­ces­su­al se as­sen­tam em dois pres­su­pos­tos bá­si­cos: da de­ci­di­bi­li­da­de e da apli­ca­bi­li­da­de da lei. Quer di­zer: a lei há que ser apli­ca­da qual­quer que se­ja o mé­to­do in­ter­pre­ta­ti­vo. To­da ques­tão de di­rei­to há de ser de­ci­di­da den­tro da lei. Não po­de ha­ver vá­cuo ou la­cu­na no or­de­na­men­to ju­rí­di­co, mes­mo se a lei for la­cu­no­sa. Nes­se sen­ti­do, co­mo se­rá a re­pos­ta da jus­ti­ça quan­do um fa­to sur­gen­te não te­nha si­do ain­da pre­vis­to em lei? Ser­ve de exem­plo o aci­den­te ra­di­o­a­ti­vo do Cé­sio 137 em Go­i­â­nia, que em­bo­ra não pre­vis­to à épo­ca em nos­so sis­te­ma de re­ser­va le­gal, pro­vo­cou a ine­vi­tá­vel res­pos­ta da jus­ti­ça, quan­do tra­zi­do ao pro­ces­so ju­di­cial.

Re­sul­ta que, no atu­al es­ta­do bu­ro­crá­ti­co, to­do fa­to que in­te­res­sa ao mun­do do di­rei­to há de ser so­lu­cio­na­do ju­ri­di­ca­men­te (es­ta é a con­ve­niên­cia), quan­do tra­zi­do ao âm­bi­to pro­ces­su­al. Te­me­ro­so é quan­do o de­vi­do pro­ces­so le­gal, ali­cer­ça­do nu­ma ló­gi­ca me­ra­men­te for­mal, se trans­for­me nu­ma ar­qui­te­tu­ra va­zia, on­de não ha­bi­te o es­pí­ri­to da jus­ti­ça. É o ca­so da re­cen­te ma­ni­fes­ta­ção da ONU su­ge­rin­do aco­lhi­men­to da can­di­da­tu­ra de Lu­la, que não foi acei­ta sob o pre­tex­to de con­tra­ri­ar a re­ser­va le­gal bra­si­lei­ra.

DO PO­SI­TI­VIS­MO
JU­RÍ­DI­CO

Len­do a obra já re­fe­ren­ci­a­da, “Jus­ti­ça e con­fli­to”, de Jo­sé Eduar­do Fa­ria (São Pau­lo: Re­vis­ta dos Tri­bu­nais, 1992), po­de­mos co­nhe­cer me­lhor a evi­den­cia­ção do po­si­ti­vis­mo ju­rí­di­co, pe­lo qual a fun­cio­na­li­da­de do sis­te­ma fun­cio­nal se dá pe­la ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­ção da lei co­mo ins­tru­men­to da dis­ci­pli­na e da or­dem so­ci­al es­ta­be­le­ci­da, bem co­mo pe­la sis­te­ma­ti­za­ção ju­ris­pru­den­ci­al co­mo fa­tor de co­e­rên­cia e co­e­são ide­o­ló­gi­ca, e pe­la in­ter­de­pen­dên­cia dos po­de­res cons­ti­tu­í­dos num sis­te­ma úni­co de au­tos­sus­ten­ta­ção.

Im­põe-se, pa­ra tal in­te­gra­ção, uma co­e­rên­cia her­me­nêu­ti­ca que re­sul­te nu­ma ca­deia nor­ma­ti­va que ga­ran­te a uni­da­de de sen­ti­do em to­do o sis­te­ma ju­rí­di­co. É nes­sa or­dem de idei­as que o au­tor de “Jus­ti­ça e con­fli­to” dei­xa às cla­ras o me­ca­nis­mo bu­ro­crá­ti­co do es­ta­do e seu sis­te­ma ju­rí­di­co cor­res­pon­den­te. Ad­ver­te Jo­sé Eduar­do Fa­ria que a es­se pon­to de nos­sa pro­ble­má­ti­ca so­ci­al, se im­põe o de­sa­fio pa­ra uma mu­dan­ça de com­por­ta­men­to do po­der ju­di­ci­á­rio, na so­ci­e­da­de tam­bém em mu­dan­ça, con­for­me o exi­jam as for­ças so­ci­ais en­vol­vi­das no mes­mo pro­ces­so his­tó­ri­co.

Nes­sa con­jun­tu­ra sur­gem ques­tões re­le­van­tes pa­ra o di­rei­to em fa­ce dos con­fli­tos co­le­ti­vos que se des­do­bram an­te a or­dem ju­rí­di­ca es­ta­be­le­ci­da. Ques­tões que en­vol­vem re­vi­são das ins­ti­tu­i­ções ju­di­ci­ais e da pró­pria for­ma­ção dos ma­gis­tra­dos, se­di­men­ta­da ain­da nu­ma cul­tu­ra ju­rí­di­ca tra­di­cio­nal. Na for­ma or­ga­ni­za­cio­nal do es­ta­do bu­ro­crá­ti­co, sur­gem tam­bém li­mi­ta­ções ao po­der ju­di­ci­á­rio pa­ra ofe­re­cer res­pos­tas às cres­cen­tes de­man­das por jus­ti­ça. Co­lo­ca-se em con­fron­to o pro­ble­ma da uni­da­de ju­rí­di­co-ins­ti­tu­ci­o­nal e da di­ver­si­da­de so­ci­o­e­co­nô­mi­ca, co­mo de­sa­fio pa­ra o fu­tu­ro do ju­di­ci­á­rio.

DE OU­TRO PO­DER
ER­ME­GEN­TE

Tran­spor­tan­do es­se mo­de­lo ju­ris­di­cio­nal de ava­li­a­ção dos con­fli­tos so­ci­ais pa­ra apli­ca­ção tam­bém no cam­po da or­ga­ni­za­ção po­lí­ti­ca e da or­dem so­ci­o­e­co­nô­mi­ca, sur­ge no­va pro­ble­má­ti­ca na for­ma or­ga­ni­za­cio­nal do es­ta­do, em que se in­clui a atu­a­ção do mi­nis­té­rio pú­bli­co co­mo um quar­to po­der a in­ter­fe­rir nos de­mais po­de­res, com as fun­ções de fis­cal da lei e de de­fe­sa da or­dem so­ci­al es­ta­be­le­ci­da. Daí a re­le­van­te in­ge­rên­cia do MPF nos epi­só­di­os que atu­al­men­te aba­lam a or­dem so­ci­o­e­co­nô­mi­ca do Bra­sil, de­se­qui­li­bran­do a clás­si­ca ba­lan­ça da jus­ti­ça apoi­a­da no tri­pé cons­ti­tu­í­do de fa­to, va­lor e nor­ma.

Ho­je o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co tem per­so­na­li­da­de de po­der cons­ti­tu­í­do, com uni­da­de, in­di­vi­si­bi­li­da­de e in­de­pen­dên­cia. Além do mais, per­meia to­dos os de­mais po­de­res com a prer­ro­ga­ti­va de de­fen­der to­dos os in­te­res­ses da so­ci­e­da­de, e não ape­nas di­rei­tos e ga­ran­ti­as in­di­vi­dua­is, se­gun­do a or­dem le­gal. Co­mo ór­gão au­tô­no­mo, o MP con­gre­ga em tor­no do pro­cu­ra­dor-ge­ral, os de­mais pro­cu­ra­do­res e pro­mo­to­res de jus­ti­ça dis­tri­bu­í­dos nas co­mar­cas, pa­ra exer­ce­rem su­as fun­ções e atu­a­rem em po­lí­ti­cas so­ci­ais, se­ja por mei­os ju­di­ci­ais ou ex­tra­ju­di­ci­ais. A pro­pó­si­to do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co co­mo po­der emer­gen­te, re­su­mi­mos, em ver­sos de cor­del, a se­guin­te cri­ti­ca à pro­pa­la­da re­for­ma do Po­der Ju­di­ci­á­rio:

Fez-se o Es­ta­do com três pés, na for­ma tri­an­gu­lar. Di­fí­cil é o equi­lí­brio, se um dos pés se des­lo­car. O pé um diz: fa­ço as leis. Diz o pé dois: exe­cu­to. O ter­cei­ro pé: eu jul­go (con­tra­pe­so ab­so­lu­to). Mas co­me­çou o pé um a in­qui­e­tar-se e a mo­ver-se, de tan­to pi­sar na ter­ra em que o tu­mul­to cres­ce. O pé dois foi as­su­min­do a po­si­ção do pé um: já as leis im­pro­vi­san­do em si­tu­a­ção ex­tra e co­mum. O pé três às ve­zes fi­ca com o pe­so so­bre si: com dois pés se re­ve­zan­do, o pe­so ten­de a ca­ir.

O pé um diz ao pé dois: o pro­ble­ma é no pé três. In­tro­duz–se mais um pé e se equi­li­bra ou­tra vez. O pé três diz ao pé um: é o pé dois que in­ter­fe­re. O pé um ao pé dois diz: é o pé três que não ade­re. E pros­se­gue a dis­cus­são dos três pés, até que um dia per­de­rão a uni­ão, o equi­lí­brio e a har­mo­nia. Se um le­gis­la e ou­tro jul­ga e ou­tro exe­cu­ta o que quer, sur­ge ou­tro que fis­ca­li­za e é aque­le ca­lo no pé. Quem vê o Es­ta­do e se ilu­de com a po­lê­mi­ca dos pés, es­que­ce que o pro­ble­ma é o Es­ta­do – ou é o tri­pés?

(Emí­lio Vi­ei­ra, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ad­vo­ga­do e es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res de Go­i­ás e da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa. E-mail: evn_ad­vo­ca­cia@hot­mail.com)

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