No dia 27 de agosto comemora-se no Brasil o Dia do Psicólogo, sendo este profissicional responsável por estudar a mente, a alma, e os comportamentos do homem, ajudando-o a compreender melhor as questões existenciais suas emoções, sentimentos, pensamentos; suas relações sociais, familiares, profissionais e até econômicas, uma vez que todas essas áreas advém de um único ser capaz de viver cada fase de sua vida.
O mundo socio político, econômico e virtual evoluiram assustadoramente nos últimos dez anos, assim o homem se viu obrigado a acompanhar tamanhas mudanças externas que, involuntariamente, veio ao encontro a suas aspirações, sonhos, desejos, e muitos outras situações, levando-o a um certo desconforto psicoemocional. Dentro desse cenário temos um homem, às vezes, inerte, de poucos recursos intelectuais, emocionais e financeiros, enfim, tudo muito novo e rápido e, ao mesmo tempo, vazio, se tratando de vínculos temporários no mundo atual.
Daí, a importância deste profissional (psicólogo) que vem ao encontro às demandas internas e externas de um ser composto por corpo, alma e espírito, trazendo consigo sua história de vida, ou seja, todas as suas fases (infância, adolescência, adulto...) as quais trazem consigo todas as suas experiências positivas e negativas; é natural termos dificuldades, frustrações, medo, raiva, ódio, angústias, sentimentos de incapacidade, inferioridade, depressão, alto grau de ansiedade, síndrome do pânico, baixa estima e muitos outros transtornos psicólogicos... durante nossas experiências e trocas de aprendizagens com o outro.
O psicólogo hoje está em hospitais, empresas, escolas, Cais, Caps, clinícas psiquiátricas, prestam em alguns lugares serviços voluntários, atendendo a comunidade, consultórios particulares como profissional autônomo; e seus estudos e técnicas têm sido muito desenvolvidas, aprimoradas, ultilizadas como ferramentas de resolução de conflitos e necessidades por outros profissionais, objetivando uma melhor qualidade de vida do homem frente à sociedade atual.
Sendo assim, cabe ressaltar que a ‘’vida não é encontrada quando chegamos a um determinado lugar e, sim, ao longo do trajeto da nossa história de vida, pois não somos um ponto no caminho e, sim, o caminho todo’’; faz parte da nossa construção como ser humano e precisamos, sim, de pessoas confiáveis (psicólogo) para nos ajudar a curar nossas feridas, reconstruir nosso caráter, transformando nossos pensamentos, sentimentos, pois deparamos com uma sociedade cansada, acomodada, desvirtuada e estressada, influenciando toda a nossa conduta.
Você não está só! Procure um psicólogo, seu amigo verdadeiro!
(Dra. Cyntia Regina do Porto Silva, psicóloga com duas pós-graduações – psicopatolgia clínica e psicologia comportamental e teóloga)