Eu sei que este tema é muito delicado e quero deixar claro que respeito as opiniões divergentes, mas considerei oportuno me posicionar a partir de meus valores e convicções.
Tomei conhecimento da “nota de repúdio” emitida pela arquidiocese de Goiânia, sobre um pedido feito ao Supremo Tribunal Federal na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental -ADPF 442, na qual se pretende a legalização do aborto até 12 semanas de gestação. O tema será debatido em audiência pública, convocada pela ministra Rosa Weber, nos dias 3 e 6 de agosto.
Creio que as discussões éticas, jurídicas e até teológicas encontrarão muitos argumentos para todas as opiniões e posições, contudo achei por bem assumir a minha posição de acordo com minhas próprias convicções que estão alinhadas com a posição da igreja.
Como cristão praticante, pretendo continuar lutando pela vida em todas as suas fases. Como militar dediquei 35 anos de minha vida para defender vidas de inocentes inicialmente na polícia militar e depois para salvar e proteger muitas outras vidas no corpo de bombeiros.
Eu sei que este tema é de competência da esfera federal, mas como cidadão e em especial como pré-candidato a uma cadeira na assembleia legislativa estadual, tenho a coragem de expor a minha posição na defesa intransigente da vida a partir da concepção.
Quando digo intransigente, me refiro a firmeza de propósitos e nunca para radicalizar contra as pessoas que pensam diferente. A minha caminhada na gestão pública sempre se pautou pelo equilíbrio e pelo dialogo aberto e franco.
Eu tomo liberdade de fazer uso de uma frase que circula pelas redes sociais para nossa reflexão: “Todas as pessoas que são a favor do aborto já nasceram”.
O lema da corporação da qual me orgulho de ter passado a maior parte de minha vida, o corpo de Bombeiros é “vidas alheias e riquezas salvar”. Se Deus me der a oportunidade, seja por ideias ou ações ajudar a salvar mais uma vida sequer, creio que já terá valido a pena minha luta.
Portanto, quero deixar clara a minha posição sobre o tema do aborto. A minha posição está alinhada com a posição da igreja e me coloco à disposição da diocese através de nosso arcebispo Dom Washinton Cruz , dos bispos auxiliares Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Arantes, bem como de todos os juristas Católicos de Goiânia.
Quero ser uma voz a mais nessa luta em defesa da vida.
(Carlos Helbingen Júnior, ex-comandante do CBMGO e pré-candidato a deputado estadual)