O Estado de Goiás irá avançar. Com um desenvolvimento sustentável. A elevação do PIB. O Produto Interno Bruto. A soma de todas as riquezas produzidas nas ‘Terras Goyazes’. A ampliação do volume de produção e de exportação das commodities do setor primário da economia, o agronegócio. A retomada do ensaio de industrialização, o setor secundário. Com valor agregado. Além do incentivo acelerado, forte, ao empreendedorismo, para a prosperidade, os serviços se multiplicarão. Com a geração de novos postos de trabalho. De renda. Direitos trabalhistas e previdenciários. Aos seis milhões de habitantes dos 246 municípios.
Nada de ‘fulanizar’ ataques. Nem render-me às ‘picuinhas’. O que o Brasil e Goiás exigem é trabalho. Políticas Públicas contemporâneas da modernidade. Compensatórias. Com medidas urgentes, para reduzir os indicadores econômicos e sociais de anunciada tragédia social. Quais? A de 27,7 milhões de desempregados e desalentados. Temperados com 36 milhões de homens, mulheres, crianças e idosos no mercado de trabalho informal ou invisível. Assim como 14,5 milhões de brasileiros em um quadro cruel de vulnerabilidade social. De pobreza extrema. Com um consumo diário equivalente a menos de um dólar – R$ 4,00 – por dia. Triste.
É estratégico acabar com as desigualdades regionais. Atrair indústrias para as regiões Centro-Oeste, como Anicuns; Norte, Porangatu; Nordeste de Goiás. Investimentos públicos e privados na Região Metropolitana da Capital, Goiânia. Com serviços de excelência, como no Sudeste, São Paulo, Minas Ge-rais e Rio de Janeiro. Nas áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Meio Ambiente. A preservação do Cerrado é fundamental. A manutenção da Saneago sob a tutela do Estado idem. Sem privatização. Nem Parcerias-Público e Privadas. As PPPs. Muito menos subdelegações. Com a valorização do funcionalismo público. É o caminho.
- Para um novo amanhã em Goiás. Com os seus 246 municípios. Centro-Oeste do Brasil.
(Rubens Marques , graduado em Administração, com especialização em gestão Executiva de Grandes Negócios. Ex-diretor do Complexo Dermu/Compav, da Prefeitura Municipal de Goiânia. Ex-vice-presidente da Saneago, empresa instalada em 226 dos 246 municípios do Estado de Goiás. Um ex-atleta de futebol amador. Um apaixonado pelo futebol goiano)