Os vaticínios do Cristo e a sabedoria dos doutos demonstram comprovando que o nosso planeta está passando por um processo de grande transição. A transição planetária vaticinada há séculos não se circunscreve apenas aos fenômenos físicos e geológicos que grassando por toda parte do globo deixa estarrecida toda a humanidade. A transição verdadeiramente anunciada e esperada por muitos e que inexoravelmente acontecerá no tempo de Deus é a mudança nas estruturas sociais da humanidade visando a edificação de uma nova civilização e de uma sociedade fraterna, justa e igualitária.
Em verdade não existe força humana nenhuma capaz de deter os passos do processo de mudança nas estruturas da sociedade que acontecerá com os homens, sem os homens e apesar dos homens. E é exatamente por isso que um processo desta magnitude e que ultrapassa os estreitos limites do nosso minguado olhar existencial não se opera ao sabor dos mesquinhos desejos das criaturas humanas. Mudança verdadeira, harmoniosa e progressiva que a sociedade brasileira requer e exige haverá também de acontecer em nossas instituições livres a partir da mudança de cada indivíduo para transformar o homem e fazer avançar a humanidade.
Percebam, portanto os ilustres eleitores que ditas transformações se farão com ideias novas, com planejamento, com determinação, com firmeza e com coragem em todos os segmentos da sociedade inclusive no universo da política partidária por onde jornadeamos. Mourejando em um mundo de incoerências, contradições e de extrema violência é fácil perceber que o processo de transformação e mudança da nossa sociedade para melhor não se opera com arrogância, com prepotência, com mentira, com maledicência, com bravata, com violência e com agressões verbais disparados ao sabor do vento contra adversários políticos.
Como o tempo é precioso e deve ser utilizado para urdir o bem, ouso destacar aqui a postura ética e coerente do Deputado Federal Daniel Vilela, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal ou longo de sua pré-campanha visando consolidar seu nome como candidato a Governador do Estado de Goiás pelo MDB. Além de revelar-se um exímio e inteligente articulador político que conseguiu agregar expressivas e notáveis lideranças em torno de seu projeto de vivenciar novas ideias para construir um novo Goiás ele pacificou o partido preparando-o para os embates do pleito eleitoral que se avizinha.
Cordado e pacificador assistiu com serenidade e equilíbrio a debandada de alguns adversários do bem filiados em nossa sigla partidária para buscar abrigo nas fileiras dos adeptos contumazes do enfrentamento, da falácia e da defesa intransigente de suas meias verdades. Daniel ostentando uma postura de quem efetivamente deseja atender o clamor do povo para ajudar a sociedade a transformar e mudar Goiás realizando encontros regionais em todos os quadrantes do Estado. Enquanto isto alguns filiados do nosso partido preferiram buscar abrigo incerto em outra trincheira para sustentar seus projetos pessoais de poder.
Enquanto nosso pré-candidato através de incontáveis encontros regionais harmonizava e unia todas correntes partidárias fieis ao MDB e apresentava suas novas e transformadoras ideias e debatia com todos os segmentos os assuntos de maior interesse da sociedade visando à formatação de seu projeto de governo, aquela turba enfurecida buscava abrigo incerto no ninho hoje formado por urubus, tucanos e outras aves de rapinas.
Altaneiro e soberano Daniel não se intimidou. Determinado e seguro avançou destemido e na convenção partidária consolidou seu projeto e foi ungido candidato a Governador pela vontade livre e soberana da grande maioria dos emedebistas que superlotavam aquele ambiente relacional de fraterna convivência.
Ao depois de agregar siglas importantíssimas como PHS, PRB e PP e dar musculatura ao seu projeto de transformar Goiás com suas novas ideias o candidato do MDB se consolidou como uma das mais expressivas e notáveis lideranças políticas do Estado. E na linha deste entendimento partiu para campanha oficial absolutamente seguro de que sem ferir a ética e a moral formou uma chapa competitiva capaz de disputar e vencer as próximas eleições com uma campanha propositiva, sem xingatórios, sem enfrentamentos, sem mágoa e sem rancor.
A apresentação de sua chapa majoritária ao eleitorado de Aparecida de Goiânia em clima de entusiasmo e de indizível alegria foi um autêntico sucesso. Entusiasmado e feliz o eleitorado aparecidense vibrou entusiasticamente com as presenças de Daniel Vilela, Heuler Cruvinel, Vanderlan Cardoso, Agenor Mariano e Maguito Vilela e com nossos candidatos a deputados estaduais e federais.
Ouso afirmar com segurança e absoluta certeza de que o projeto de mudança e transformação das práticas políticas e dos costumes da sociedade através da juventude e das novas ideias é uma experiência que já deu certo em minha cidade. E é na leira deste entendimento que Daniel Vilela arrima seu projeto eleitoral e parte intimorato e seguro para disputar e vencer as eleições.
(Gustavo Mendanha, prefeito municipal de Aparecida de Goiânia)