Em meio ao caos instalado nos mais diversos setores do mercado, existe um vírus que se propaga silenciosamente que tem corroído o bom desempenho e a produtividade de profissionais de diversas esferas de atuação causando uma insatisfação contagiante tanto em profissionais quanto em clientes.
Bom, por falar em satisfação, o que se vê nos dias atuais, com todos esses manifestos, que já se tornaram comuns, é justamente um reflexo do óbvio que não tem sido enxergado. A necessidade da evolução nas relações interpessoais. Essa é, talvez, o maior desafio do ser humano que deseja ir além das suas próprias fronteiras.
Um dos pesquisadores mais populares da atualidade, o PhD Daniel Goleman, mostra no seu livro “Inteligência Emocional”, que para que o ser humano tenha sucesso, ele precisa desenvolver o QE (quociente emocional), ou a inteligência emocional. Inteligência emocional, em resumo, é a capacidade de se relacionar consigo mesmo e se auto motivar e se relacionar com os outros de forma plena. Essa é a chave para que empresa e pessoas alcancem o verdadeiro sucesso. Ele cita que “na verdade, o intelecto não pode dar o melhor de si sem a inteligência emocional”. (2012, p.530)
É necessário aprender com empresas que investem constantemente em tecnologias de melhorias para atender melhor seus clientes externos e obtém sucesso extremo. Como é o caso da Zappos.com que construiu obsessivamente uma empresa baseada na cultura de prestar o melhor atendimento ao consumidor e engajar os funcionários em um propósito maior. Elas visam muito mais no “como” o funcionário vai se comportar e não no “o que” ele tem de habilidades no currículo para oferecer. O que mais acontece é contratar pessoas pelo currículo e dispensá-las pelos comportamentos e com isso lá se vai o turnover. O grande desafio é investir de maneira sábia, ou seja, utilizar as ferramentas corretas e de fato eficazes.
Duas ferramentas que tem se mostrado realmente eficazes, quando se fala de comportamento de alta performance, a primeira: o Coaching Integral Sistêmico, desenvolvida pelo PhD Paulo Vieira, que já impactou mais de 20 mil pessoas, direta e indiretamente e a segunda: ferramentas de Assessment, que traçam o perfil comportamental do ser humano trazendo luz para suas potencialidade e seus pontos de melhoria.
(Ircley Oliveira, master coach e master trainer da Febracis Brasília. Contato: ircleyoliveira@febracis.com.br)