Você com certeza deve conhecer algum profissional bem sucedido em sua vida pessoal e em sua carreira. Parece que tudo dá certo para essa pessoa. A empresa cresce, os funcionários são produtivos, tem aquele que recebe convite para trabalhar em uma nova empresa melhor que a anterior ou aquele que recebe aumento de salário. Tudo conspira a favor dessas pessoas, não é mesmo? Seria obra do acaso ou competência?
O tempo não para e a cada segundo uma pessoa no mundo disputa uma promoção, uma posição ou um emprego novo. De acordo com dados do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o último concurso do INSS realizado em 2016, teve mais de um milhão de inscritos para aproximadamente mil vagas em todo o país. Ou seja, aproximadamente 0,1% dos candidatos conseguiram ser aprovados dentro do número de vagas.
Mas, o que faz uma pessoa conquistar essas oportunidades? O que faz um líder ser um líder de sucesso e expandir seus negócios, suas equipes e se tornar alguém digno de admiração?
Você se lembra da última vez que foi ao hipermercado? Pare e pense por um instante na quantidade de produtos que são oferecidos por diferentes marcas. São milhares de opções, sabores, cores, logotipos e preços. Dá até um nó na cabeça! E, para que cada marca consiga vender seu produto, ela precisa ter algum diferencial, caso contrário, continuará com sua mercadoria na prateleira pegando poeira.
Quando falamos de liderança não é diferente! Só que neste caso as pessoas não podem e não querem ser administradas, catalogadas, rotuladas ou registradas. As pessoas precisam ser lideradas com discernimento e relacionamento.
Ser um líder com excelência e fazer diferença não é tão simples assim. É preciso ter habilidades que são essenciais para garantir o êxito. O autor James C. Hunter, aponta no seu livro O monge e o executivo, que liderança “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.” Ele defende que liderança é o oposto de gerência, dizendo que gerência é o que fazemos, e liderança é o que somos.
Sua qualificação profissional não é combustível suficiente para fazê-lo conseguir liderar, mas o que você oferece de incomum dos outros profissionais. Os ingredientes essenciais para uma boa liderança são: conhecimento, coragem, resiliência, autocontrole, paixão e foco. O líder eficaz possui todo um aparato de conhecimentos, mas acima de tudo, sabe a diferença entre autoridade e poder. Tem a ver com influenciar, servir e transmitir confiança. E o modo como se relaciona com as pessoas irá dizer se permanecerá no cargo.
A liderança pode ser desenvolvida ao longo da vida por meio do estudo, estratégia e vivência, mas é preciso estar disposto a pagar o preço por ela. O trabalho do líder é diferente, a forma que se relaciona com as pessoas e que resolve problemas também. Os iguais não têm valor. Se você se iguala, se torna uma pessoa mediana. Se você se comporta como os demais, jamais alcançará lugares altos. O chefe diz: “Vá!” O líder diz: “Vamos!” Seja diferente! Faça diferente!
(Álvaro Porto Júnior Advogado empresarial e coach de negócios)