O poder da escolha
Diário da Manhã
Publicado em 1 de agosto de 2018 às 22:48 | Atualizado há 7 anos
Quando Deus nos criou, ele nos deu livre-arbítrio – poder de escolha. Ao mesmo tempo que temos livre-arbítrio, Deus trabalha em tudo para que a nossa vontade seja feita. “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16:9).
A vida é dividida entre pequenas e grandes escolhas. Elas surgem diariamente em nossas vidas e devem ser feitas com cuidado. As pequenas podem não ter um efeito tão representativo, mas as grandes devem ser planejadas com cautela, pois podem mudar radicalmente nossa vida, das pessoas que nos cercam e até da comunidade onde vivemos.
Naturalmente que qualquer mudança só se tornará possível a partir do momento em que for levada a sério, quando tiver seus riscos devidamente previstos e calculados com prudência e responsabilidade. Além disso, seu start precisa ser previamente planejado e, sobretudo, acompanhado de grandes doses de coragem e disciplina.
Tudo na vida é uma questão de escolha.
Temos o poder de escolher a vida que queremos viver. Isso significa que somos livres para escolher, mas qualquer que seja a escolha temos que conviver com ela.
O que determina nossas ações são justamente as nossas escolhas. São elas que determinam quem somos, embora nossos genes e a influência de nossa criação (escola, família, amigos, etc.) possam exercer algum tipo de influência para que as façamos.
Cada atitude é uma escolha. Saiba que todas as coisas que nos acontecem estão aí para nos mostrar algo que precisamos aprender para viver melhor. Cada escolha que fazemos vai moldando a pessoa que somos e criando nossa realidade. Somos o resultado de nossas escolhas. Cada vez mais tenho gostado dessa palavra: escolha. Na verdade, até mesmo quando não escolhemos, ainda assim, estamos fazendo nossa opção, isso é escolha. Entendo que nem sempre conseguimos o que queremos, mas sempre conseguimos o que escolhemos.
A forma como fomos criados, as experiências que tivemos, os conselhos que recebemos, as circunstâncias da vida podem nos conduzir a lugares indesejados. Mas, cabe a nós corrigirmos essa rota. Não importa o tempo que leve. Acredite, temos a compreensão e o entendimento suficiente para isso. Às vezes, nossa impulsividade e teimosia nos desviam do melhor caminho. Isso é perigoso. Muitas pessoas entravam e dificultam sua própria vida porque escolheram tomar decisões erradas. Outras, por outro lado, escolheram caminhos que deixaram sua vida mais fácil e mais feliz de ser vivida.
É claro que as influências externas são reais. Muitas vezes não temos como fazer prevalecer aquilo que queremos. É bom lembrar que não estamos sozinhos neste planeta. Nossas escolhas também afetam aos demais. Escolher, não é sempre fazer valer a nossa vontade, às vezes é preciso recuar para que prevaleça uma escolha que beneficie a maioria, e isso é atuar com humildade.
Nossa ação frente às circunstâncias pode mover a mão de Deus em direção ao nosso milagre. Quando há humildade Ele se dispõe a alterar o curso das situações.
Portanto, como você quer viver? Eu escolho ter uma vida de conquistas, paz, realizações, felicidade, trabalho, ética, prosperidade, amor, respeito, honestidade, generosidade, gratidão, confiança.
Para alcançar essa forma de viver devo agir em conformidade. Simples assim!
O poder de escolher, o uso consciente de nosso livre arbítrio, é o combustível para termos atitude no agir e no fazer. É este poder que nos faz decidir qual atitude tomar frente a qualquer estímulo, a qualquer problema ou a qualquer situação. Escolher, neste contexto, é pôr em prática o direito que todos temos de mudar.
Agora é com você. Qual é a sua escolha? Está em suas mãos mudar sua vida. Basta escolher.
(Alcides Ribeiro Filho, empresário, professor e diretor da Faculdade Alfredo Nasser)