Opinião

O poder da escolha

Diário da Manhã

Publicado em 1 de agosto de 2018 às 22:48 | Atualizado há 7 anos

Quan­do Deus nos cri­ou, ele nos deu li­vre-ar­bí­trio – po­der de es­co­lha. Ao mes­mo tem­po que te­mos li­vre-ar­bí­trio, Deus tra­ba­lha em tu­do pa­ra que a nos­sa von­ta­de se­ja fei­ta. “O co­ra­ção do ho­mem pla­ne­ja o seu ca­mi­nho, mas o Se­nhor lhe di­ri­ge os pas­sos.” (Pro­vér­bi­os 16:9).

A vi­da é di­vi­di­da en­tre pe­que­nas e gran­des es­co­lhas. Elas sur­gem di­a­ria­men­te em nos­sas vi­das e de­vem ser fei­tas com cui­da­do. As pe­que­nas po­dem não ter um efei­to tão re­pre­sen­ta­ti­vo, mas as gran­des de­vem ser pla­ne­ja­das com cau­te­la, pois po­dem mu­dar ra­di­cal­men­te nos­sa vi­da, das pes­so­as que nos cer­cam e até da co­mu­ni­da­de on­de vi­ve­mos.

Na­tu­ral­men­te que qual­quer mu­dan­ça só se tor­na­rá pos­sí­vel a par­tir do mo­men­to em que for le­va­da a sé­rio, quan­do ti­ver seus ris­cos de­vi­da­men­te pre­vis­tos e cal­cu­la­dos com pru­dên­cia e res­pon­sa­bi­li­da­de. Além dis­so, seu start pre­ci­sa ser pre­vi­a­men­te pla­ne­ja­do e, so­bre­tu­do, acom­pa­nha­do de gran­des do­ses de co­ra­gem e dis­ci­pli­na.

Tu­do na vi­da é uma ques­tão de es­co­lha.

Te­mos o po­der de es­co­lher a vi­da que que­re­mos vi­ver. Is­so sig­ni­fi­ca que so­mos li­vres pa­ra es­co­lher, mas qual­quer que se­ja a es­co­lha te­mos que con­vi­ver com ela.

O que de­ter­mi­na nos­sas ações são jus­ta­men­te as nos­sas es­co­lhas. São elas que de­ter­mi­nam quem so­mos, em­bo­ra nos­sos ge­nes e a in­flu­ên­cia de nos­sa cri­a­ção (es­co­la, fa­mí­lia, ami­gos, etc.) pos­sam exer­cer al­gum ti­po de in­flu­ên­cia pa­ra que as fa­ça­mos.

Ca­da ati­tu­de é uma es­co­lha. Sai­ba que to­das as coi­sas que nos acon­te­cem es­tão aí pa­ra nos mos­trar al­go que pre­ci­sa­mos apren­der pa­ra vi­ver me­lhor. Ca­da es­co­lha que fa­ze­mos vai mol­dan­do a pes­soa que so­mos e cri­an­do nos­sa re­a­li­da­de. So­mos o re­sul­ta­do de nos­sas es­co­lhas. Ca­da vez mais te­nho gos­ta­do des­sa pa­la­vra: es­co­lha. Na ver­da­de, até mes­mo quan­do não es­co­lhe­mos, ain­da as­sim, es­ta­mos fa­zen­do nos­sa op­ção, is­so é es­co­lha. En­ten­do que nem sem­pre con­se­gui­mos o que que­re­mos, mas sem­pre con­se­gui­mos o que es­co­lhe­mos.

A for­ma co­mo fo­mos cri­a­dos, as ex­pe­ri­ên­cias que ti­ve­mos, os con­se­lhos que re­ce­be­mos, as cir­cun­stân­cias da vi­da po­dem nos con­du­zir a lu­ga­res in­de­se­ja­dos. Mas, ca­be a nós cor­ri­gir­mos es­sa ro­ta. Não im­por­ta o tem­po que le­ve. Acre­di­te, te­mos a com­pre­en­são e o en­ten­di­men­to su­fi­ci­en­te pa­ra is­so. Às ve­zes, nos­sa im­pul­si­vi­da­de e tei­mo­sia nos des­vi­am do me­lhor ca­mi­nho. Is­so é pe­ri­go­so. Mui­tas pes­so­as en­tra­vam e di­fi­cul­tam sua pró­pria vi­da por­que es­co­lhe­ram to­mar de­ci­sões er­ra­das. Ou­tras, por ou­tro la­do, es­co­lhe­ram ca­mi­nhos que dei­xa­ram sua vi­da mais fá­cil e mais fe­liz de ser vi­vi­da.

É cla­ro que as in­flu­ên­cias ex­ter­nas são re­ais. Mui­tas ve­zes não te­mos co­mo fa­zer pre­va­le­cer aqui­lo que que­re­mos. É bom lem­brar que não es­ta­mos so­zi­nhos nes­te pla­ne­ta. Nos­sas es­co­lhas tam­bém afe­tam aos de­mais. Es­co­lher, não é sem­pre fa­zer va­ler a nos­sa von­ta­de, às ve­zes é pre­ci­so re­cu­ar pa­ra que pre­va­le­ça uma es­co­lha que be­ne­fi­cie a mai­o­ria, e is­so é atu­ar com hu­mil­da­de.

Nos­sa ação fren­te às cir­cun­stân­cias po­de mo­ver a mão de Deus em di­re­ção ao nos­so mi­la­gre. Quan­do há hu­mil­da­de Ele se dis­põe a al­te­rar o cur­so das si­tu­a­ções.

Por­tan­to, co­mo vo­cê quer vi­ver? Eu es­co­lho ter uma vi­da de con­quis­tas, paz, re­a­li­za­ções, fe­li­ci­da­de, tra­ba­lho, éti­ca, pros­pe­ri­da­de, amor, res­pei­to, ho­nes­ti­da­de, ge­ne­ro­si­da­de, gra­ti­dão, con­fi­an­ça.

Pa­ra al­can­çar es­sa for­ma de vi­ver de­vo agir em con­for­mi­da­de. Sim­ples as­sim!

O po­der de es­co­lher, o uso con­sci­en­te de nos­so li­vre ar­bí­trio, é o com­bus­tí­vel pa­ra ter­mos ati­tu­de no agir e no fa­zer. É es­te po­der que nos faz de­ci­dir qual ati­tu­de to­mar fren­te a qual­quer es­tí­mu­lo, a qual­quer pro­ble­ma ou a qual­quer si­tu­a­ção. Es­co­lher, nes­te con­tex­to, é pôr em prá­ti­ca o di­rei­to que to­dos te­mos de mu­dar.

Ago­ra é com vo­cê. Qual é a sua es­co­lha? Es­tá em su­as mãos mu­dar sua vi­da. Bas­ta es­co­lher.

 

(Al­ci­des Ri­bei­ro Fi­lho, em­pre­sá­rio, pro­fes­sor e di­re­tor da Fa­cul­da­de Al­fre­do Nas­ser)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias