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OPINIÃO

Orientação Vocacional

Aces­sar, bai­xar, bu­gar, com­par­ti­lhar, de­le­tar, lo­gar... en­fim, são mui­tas as ações que vêm apa­re­cen­do gra­ças à ex­pan­são das no­vas tec­no­lo­gi­as uti­li­za­das, so­bre­tu­do, pe­los mais jo­vens.

No mer­ca­do de tra­ba­lho, pro­fis­sões no­vas tam­bém apa­re­cem; ou­tras, tor­nam-se ob­so­le­tas e aca­bam su­min­do. Re­cen­te­men­te a Edi­to­ra Abril anun­ciou a de­mis­são de mui­tos fun­cio­ná­rios e o can­ce­la­men­to de re­vis­tas im­pres­sas. No uni­ver­so tec­no­ló­gi­co, dro­nes já são ven­di­dos pe­la in­ter­net, e es­tão re­vo­lu­ci­o­nan­do a pres­ta­ção de inú­me­ros ser­vi­ços!

Nes­se con­tex­to que ge­ra in­se­gu­ran­ças e in­cer­te­zas, par­ce­la con­si­de­rá­vel de ado­les­cen­tes, ao tér­mi­no do En­si­no Mé­dio, en­ca­ram uma en­cru­zi­lha­da na qual pre­ci­sam es­co­lher uma car­rei­ra pro­fis­si­o­nal, co­mu­men­te op­tan­do em cur­sar uma fa­cul­da­de.

Mui­tos de nós que já pas­sa­mos por es­sa eta­pa, iden­ti­fi­ca­mos que o mo­men­to de tran­si­ção en­tre o En­si­no Mé­dio e o En­si­no Su­pe­ri­or nem sem­pre é tran­qui­lo. Fre­quen­te­men­te é car­re­ga­do de an­gús­ti­as, an­sie­da­des e in­qui­e­ta­ções de to­da or­dem. Há tam­bém o agra­van­te eco­nô­mi­co: mui­tos jo­vens não têm con­di­ções de cus­te­ar um es­tu­do pa­go, ain­da mais con­si­de­ran­do a ne­ces­si­da­de de des­lo­ca­men­to pa­ra ou­tro mu­ni­cí­pio ou, até mes­mo, pa­ra ou­tro es­ta­do.

Nes­se sen­ti­do, a es­co­lha por uma car­rei­ra pro­fis­si­o­nal pre­ci­sa es­tar am­pa­ra­da na mo­ti­va­ção do ado­les­cen­te. Es­ta mo­ti­va­ção é per­me­a­da por di­ver­sos fa­to­res: con­tex­to fa­mi­liar, con­di­ção so­ci­o­e­co­nô­mi­ca, am­bi­en­te edu­ca­cio­nal vi­vi­do pe­lo es­tu­dan­te, cír­cu­lo de ami­za­des, ap­ti­dões, ha­bi­li­da­des de­sen­vol­vi­das na in­fân­cia e na ju­ven­tu­de, en­tre ou­tros.

To­do jo­vem tem po­ten­ci­al. Ocor­re que, com o en­si­no tra­di­cio­nal, en­fa­do­nho e sem atra­ti­vi­da­de, mui­tas das po­ten­ci­a­li­da­des não são de­sen­vol­vi­das e ou­tras se­quer che­gam a ser co­nhe­ci­das, se­ja por par­te do pró­prio ado­les­cen­te, de sua fa­mí­lia ou de seus pro­fes­so­res.

Não é pre­ci­so lem­brar que es­ta­mos em um pa­ís de­si­gual. Mui­tas pes­so­as que já es­tão na fai­xa etá­ria dos 50, 60 ou até mes­mo 70 anos, não ti­ve­ram opor­tu­ni­da­de de re­a­li­zar o so­nho de con­clu­ir um cur­so de gra­du­a­ção. Po­rém, so­nhos e ide­ais não têm ida­de!

Di­an­te de tão de­sa­fi­a­dor con­tex­to, é in­dis­pen­sá­vel exer­ci­tar au­to­co­nhe­ci­men­to que, mui­tas ve­zes, ocor­re a par­tir de en­con­tros que tra­ba­lham es­sa te­má­ti­ca da es­co­lha pro­fis­si­o­nal.

Uma das ma­nei­ras que a Fa­cul­da­de Can­ção No­va (FCN) en­con­trou pa­ra con­tri­bu­ir com es­se pro­ces­so de au­tor­re­fle­xão é atra­vés de um even­to de ex­ten­são de­no­mi­na­do “Se­ma­na In­te­gra­da”, pro­mo­vi­do anual­men­te no mês de ou­tu­bro. As ati­vi­da­des con­sis­tem em vi­si­tar es­co­las pú­bli­cas e par­ti­cu­la­res si­tu­a­das em mu­ni­cí­pios da re­gi­ão da Fa­cul­da­de.

Tu­do is­so, pa­ra que as es­co­lhas pro­fis­si­o­nais pos­sam ser fei­tas de ma­nei­ra con­sci­en­te, de mo­do a pro­por­ci­o­na­rem sa­tis­fa­ção.

(Prof. dr. Hen­ri­que Alckmin Pru­den­te, di­re­tor aca­dê­mi­co da Fa­cul­da­de Can­ção No­va)

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