Um passado de glórias, um presente de desafios e de desenvolvimento, um futuro promissor. São 98 anos de muita história, lutas e conquistas. O 31 de agosto é um dia de festa para todos nós. O aniversário de nossa amada Trindade.
Podemos olhar e perceber o nosso município que agora se destaca como polo de desenvolvimento. Foram muitos os fatos desde 1840, quando o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa encontraram o medalhão de barro que portava a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.
Nesse ato de amor e de fé, originou-se a maior devoção religiosa do Centro-Oeste, uma das maiores do Brasil e do mundo. Recebemos, todos os anos, mais de 5 milhões de fiéis. Somente durante os 10 dias da romaria são cerca de 3 milhões.
Em 1894, chegaram da Alemanha os primeiros missionários redentoristas que muito fizeram e fazem pelo progresso de nossa cidade, não só no campo da fé, mas também no desenvolvimento econômico e social.
Temos, sim, um passado de glórias. Os pioneiros alicerçaram o nosso município na fé, na cultura e na esperança. A nossa centenária Igreja Matriz, coração da cidade, é guardiã da história, de anos de lutas e de glórias.
Ao parabenizar a Capital da Fé, quero também cumprimentar cada um dos trindadenses que colaboram e continuam ajudando a escrever essa história.
Nós que amamos a cidade sem restrições, onde quer que estejamos, sentimos orgulho de nossas raízes. A luta é constante. Mesmo diante das adversidades, não esmorecemos e muito menos abaixamos a cabeça. Isso é ser trindadense de coração.
Já se passaram 98 anos desde que homens e mulheres abnegados lutaram pela nossa emancipação política de Campininha das Flores. Não mediram esforços para isso. Alcançaram seus objetivos. Essa é a nossa herança. É o que move a nossa gestão. Cultivamos a fé para efetuar um trabalho de excelência em prol da população.
Quais serão os desafios dos próximos anos? Sejam quais forem, os trindadenses estão preparados para enfrentá-los de pé, e com sorriso na face. Determinação e confiança em dias melhores são atitudes que bem definem o cidadão de nossa amada Trindade.
Antes de ser prefeito, sou trindadense. Aqui nasci, aprendi com meus pais os valores de conduta e de civilidade que levei para a vida pública, e que sempre conduzirei comigo. Aqui me casei com Dairdes, abrimos a nossa empresa, tivemos a nossa família.
Eu amo Trindade, a cidade onde nasci, e o lugar que escolhi para viver. A população confiou a mim a honrosa tarefa de ser seu representante. Isso só me enche de orgulho e de responsabilidade.
Me motiva muito trabalhar incansavelmente para melhorar a vida da população. Não cansarei até o último segundo da minha gestão na tarefa de retribuir a confiança em mim depositada. Vamos juntos, continuar escrevendo com trabalho a nossa história.
Parabéns, Trindade! Nosso presente alicerça um futuro promissor. Que possamos continuar firmes. Que os próximos anos venham ainda mais abençoados pelo Divino Pai Eterno.
(Jânio Darrot, prefeito de Trindade)