Em 2018, completei 35 anos no Sesc Goiás e 29 anos à frente da Direção Regional. Comecei como assessor jurídico, passando a Diretor de Orientação Social, Diretor Administrativo e Financeira, e, em seguida, Diretor Regional; e, durante todo esse tempo, me orgulho das decisões tomadas e das conquistas alcançadas. Grande parte do meu trabalho no Sesc foi na gestão do presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos, que me deu apoio irrestrito nas realizações da instituição, sem esquecer que iniciei minha trajetória contando com apoio e confiança do ex-presidente da Fecomércio, Elias Bufaiçal, a quem sou extremamente grato.
Juntamente com minha equipe, da qual sinto tanto orgulho, conseguimos estreitar os laços com a nossa clientela, com o poder público, com a imprensa e com a comunidade goiana e oferecer a todos serviços de qualidade nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. São muitas as conquistas que o Sesc teve durante esses últimos 35 anos, mas em especial gostaria de destacar a interiorização da instituição. Em poucos anos construímos e entregamos unidades modelo em Pirenópolis, Itumbiara, Jataí e importantes ampliações em Anápolis e Caldas Novas, como a mais recente, a inauguração da Clínica Odontológica Walter de Oliveira para os trabalhadores do comércio e seus dependentes; e a revitalização do restaurante Pirapitinga e ampliação da sua cozinha, em Caldas.
Em Pirenópolis, construímos uma Pousada que é referência na região, além de fomentar a economia local com o turismo receptivo e realização de passeios locais. Itumbiara e Jataí, cidades distantes da Capital, onde os clientes do Sesc contavam com apenas a biblioteca da instituição em parceria com o Senac, que foi muito importante para os trabalhadores, receberam unidades modernas e que oferecem serviços nas mais diversas áreas de atuação. O Sesc Jataí possui um parque aquático formidável para os nossos clientes, além de um auditório moderno, capaz de receber 374 pessoas em cada apresentação. Em Itumbiara, oferecemos aulas de inglês para os clientes do Sesc, além de uma programação cultural que envolve a cidade e incentiva os artistas locais. Na Capital, construímos uma unidade moderna e voltada à cultura, no coração da cidade, o Sesc Centro, com um teatro moderno. Ampliamos o Sesc Campinas e Sesc Universitário para oferecer mais qualidade e mais serviços aos trabalhadores no comércio.
Também não poderia deixar de citar o alcance do Sesc a municípios mais distantes e menos populosos, através das nossas unidades móveis. Além da leitura local e empréstimos de livros, criação do hábito e incentivo da leitura proporcionados pelo BiblioSesc, temos ainda o OdontoSesc oferecendo importantes serviços na área da odontologia; o Sesc Mulher, com a realização de exames citopatológicos, diagnósticos de câncer de útero e ações educativas voltadas para a saúde feminina; e o Sesc Saúde Visão, que da mesma forma, realiza consultas oftalmológicas gratuitas e ações educativas, além da distribuição gratuita de óculos para trabalhadores do comércio e seus dependentes que possuem renda de até três salários mínimos. As nossas unidades móveis percorrem cidades do interior goiano e levam esses serviços a muitas pessoas que, às vezes, não teriam condições de recebê-los se não fossem dessa forma. Com elas, atendemos toda a comunidade através das importantes parcerias com as prefeituras.
Da mesma forma, a construção e implantação do Sesc Cidadania, em meados de 2003, foi um marco para a comunidade goianiense. A escola, que oferece educação desde o ensino fundamental – anos iniciais – ao ensino médio, é referência no Estado. O Centro Educacional Sesc Cidadania oferece uma proposta arrojada e inovadora, visando a uma educação que possibilite aos seus educandos estruturar sua formação, preparando-os para o exercício pleno da cidadania. Também inovamos com a criação da Educação Continuada, em Goiânia, que oferece cursos de idiomas para os trabalhadores do comércio e seus dependentes. Milhares de alunos aprendem inglês, espanhol, francês e alemão em nossa unidade, com preços acessíveis.
Também sempre gosto de ressaltar a importância que o Sesc Goiás dá a cultura. Nos últimos anos fomentamos a cena artística cultural no Estado; além de construir um moderno Teatro na Capital, temos espaços para apresentações artísticas em todas nossas unidades do interior e possuímos um sistema online de credenciamento de artistas que desejam, se apresentar em nossas programações, tornando justa e transparente essa seleção, dando condições para que mais artistas possam divulgar seu trabalho. Este ano iremos realizar a 5ª edição do Sesc Aldeia Diabo Velho, um festival já conhecido pelo público e que movimenta a cidade de Goiânia com uma programação cultural intensa durante uma semana. Isso sem falar nos projetos nacionais que sempre realizamos, como Palco Giratório, Sonora Brasil, Sesc Partituras. Também em Anápolis realizamos a Mostra Sesc de Música, Sons e Sabores do Cerrado, evento importante que leva atrações locais e nacionais a cidade, recebendo público até de outros municípios. Da mesma forma desenvolvemos projetos na área Cultural em Jataí, Itumbiara e Caldas Novas para nossos hóspedes.
Em um cenário onde as pessoas cada vez mais buscam a leitura através de leitores virtuais e usam internet para estudos, temos uma rede com dez bibliotecas espalhadas pelo Estado, com um surpreendente acervo da literatura nacional, estrangeira e periódicos para livre consulta, como jornais, gibis, revistas, além de acesso à internet. Na área da Assistência, com o Mesa Brasil Sesc Goiás redistribuímos para as entidades sociais cadastradas, alimentos excedentes próprios para o consumo, com ou sem valor comercial e desenvolvemos ações educativas permanentes em nutrição e assistência social, por meio de cursos, oficinas, palestras, dentre outras.
Foram mais de 868 mil quilos de alimentos distribuídos em 2017, beneficiando mais de 58 mil pessoas em 395 instituições sociais cadastradas. Tudo isso, graças ao apoio dos 216 parceiros doadores cadastrados. E somente nestes primeiros quatro meses de 2018 distribuímos mais de 160 mil quilos de alimentos para mais de 380 instituições sociais, beneficiando mais de 57 mil pessoas.
Durante os últimos anos, o Sesc Goiás se tornou referência também por realizar uma administração focada no bem-estar da clientela e de seus funcionários, com equidade, equilíbrio financeiro, decisões assertivas e programações inovadoras, sendo apontado como um modelo de referência pelo Departamento Nacional do Sesc.
São tantas as conquistas alcançadas pelo Sesc, tantas as realizações durante esses 35 anos que precisaríamos escrever um livro para citar todas e foi o que fizemos. Distribuímos no ano passado o livro: “Sesc Goiás – Gestão 2004 a 2017”, e, em 2018, atualizamos a publicação com dados destes primeiros meses do ano, que mostram a evolução da instituição durante todos esses anos da gestão do presidente José Evaristo dos Santos e que eu tive o prazer de estar à frente da Direção Regional.
Deixo aqui expresso meu agradecimento e admiração a esse grande gestor, José Evaristo dos Santos, bem como ao querido Elias Bufaiçal, que me apoiaram durante meus anos no Sesc e confiaram à direção regional desta grandiosa entidade a mim. Tenho muito orgulho do trabalho que realizei junto com toda minha equipe, sem exceção. E tenho certeza de que esse legado permanecerá por muitos anos ainda.
(Giuglio Settimi Cysneiros, advogado – OAB-GO 3.203 e ex-diretor Regional do Sesc-GO até 30 de maio de 2018)