Home / Opinião

OPINIÃO

Sesc Goiás: referência de cultura, educação, saúde, assistência, lazer e muito mais

Em 2018, com­ple­tei 35 anos no Sesc Go­i­ás e 29 anos à fren­te da Di­re­ção Re­gi­o­nal. Co­me­cei co­mo as­ses­sor ju­rí­di­co, pas­san­do a Di­re­tor de Ori­en­ta­ção So­ci­al, Di­re­tor Ad­mi­nis­tra­ti­vo e Fi­nan­cei­ra, e, em se­gui­da, Di­re­tor Re­gi­o­nal; e, du­ran­te to­do es­se tem­po, me or­gu­lho das de­ci­sões to­ma­das e das con­quis­tas al­can­ça­das. Gran­de par­te do meu tra­ba­lho no Sesc foi na ges­tão do pre­si­den­te da Fe­co­mér­cio, Jo­sé Eva­ris­to dos San­tos, que me deu apoio ir­res­tri­to nas re­a­li­za­ções da ins­ti­tu­i­ção, sem es­que­cer que ini­ci­ei mi­nha tra­je­tó­ria con­tan­do com apoio e con­fi­an­ça do ex-pre­si­den­te da Fe­co­mér­cio, Eli­as Bu­fai­çal, a quem sou ex­tre­ma­men­te gra­to.

Jun­ta­men­te com mi­nha equi­pe, da qual sin­to tan­to or­gu­lho, con­se­gui­mos es­trei­tar os la­ços com a nos­sa clien­te­la, com o po­der pú­bli­co, com a im­pren­sa e com a co­mu­ni­da­de go­i­a­na e ofe­re­cer a to­dos ser­vi­ços de qua­li­da­de nas áre­as da Edu­ca­ção, Sa­ú­de, Cul­tu­ra, La­zer e As­sis­tên­cia. São mui­tas as con­quis­tas que o Sesc te­ve du­ran­te es­ses úl­ti­mos 35 anos, mas em es­pe­ci­al gos­ta­ria de des­ta­car a in­te­rio­ri­za­ção da ins­ti­tu­i­ção. Em pou­cos anos cons­tru­í­mos e en­tre­ga­mos uni­da­des mo­de­lo em Pi­re­nó­po­lis, Itum­bi­a­ra, Ja­taí e im­por­tan­tes am­pli­a­ções em Aná­po­lis e Cal­das No­vas, co­mo a mais re­cen­te, a inau­gu­ra­ção da Clí­ni­ca Odon­to­ló­gi­ca Wal­ter de Oli­vei­ra pa­ra os tra­ba­lha­do­res do co­mér­cio e seus de­pen­den­tes; e a re­vi­ta­li­za­ção do res­tau­ran­te Pi­ra­pi­tin­ga e am­pli­a­ção da sua co­zi­nha, em Cal­das.

Em Pi­re­nó­po­lis, cons­tru­í­mos uma Pou­sa­da que é re­fe­rên­cia na re­gi­ão, além de fo­men­tar a eco­no­mia lo­cal com o tu­ris­mo re­cep­ti­vo e re­a­li­za­ção de pas­sei­os lo­ca­is. Itum­bi­a­ra e Ja­taí, ci­da­des dis­tan­tes da Ca­pi­tal, on­de os cli­en­tes do Sesc con­ta­vam com ape­nas a bi­bli­o­te­ca da ins­ti­tu­i­ção em par­ce­ria com o Se­nac, que foi mui­to im­por­tan­te pa­ra os tra­ba­lha­do­res, re­ce­be­ram uni­da­des mo­der­nas e que ofe­re­cem ser­vi­ços nas mais di­ver­sas áre­as de atu­a­ção. O Sesc Ja­taí pos­sui um par­que aquá­ti­co for­mi­dá­vel pa­ra os nos­sos cli­en­tes, além de um au­di­tó­rio mo­der­no, ca­paz de re­ce­ber 374 pes­so­as em ca­da apre­sen­ta­ção. Em Itum­bi­a­ra, ofe­re­ce­mos au­las de in­glês pa­ra os cli­en­tes do Sesc, além de uma pro­gra­ma­ção cul­tu­ral que en­vol­ve a ci­da­de e in­cen­ti­va os ar­tis­tas lo­ca­is. Na Ca­pi­tal, cons­tru­í­mos uma uni­da­de mo­der­na e vol­ta­da à cul­tu­ra, no co­ra­ção da ci­da­de, o Sesc Cen­tro, com um te­a­tro mo­der­no. Am­pli­a­mos o Sesc Cam­pi­nas e Sesc Uni­ver­si­tá­rio pa­ra ofe­re­cer mais qua­li­da­de e mais ser­vi­ços aos tra­ba­lha­do­res no co­mér­cio.

Tam­bém não po­de­ria dei­xar de ci­tar o al­can­ce do Sesc a mu­ni­cí­pios mais dis­tan­tes e me­nos po­pu­lo­sos, atra­vés das nos­sas uni­da­des mó­veis. Além da lei­tu­ra lo­cal e em­prés­ti­mos de li­vros, cri­a­ção do há­bi­to e in­cen­ti­vo da lei­tu­ra pro­por­ci­o­na­dos pe­lo Bi­bli­o­Sesc, te­mos ain­da o Odon­to­Sesc ofe­re­cen­do im­por­tan­tes ser­vi­ços na área da odon­to­lo­gia; o Sesc Mu­lher, com a re­a­li­za­ção de exa­mes ci­to­pa­to­ló­gi­cos, di­ag­nós­ti­cos de cân­cer de úte­ro e ações edu­ca­ti­vas vol­ta­das pa­ra a sa­ú­de fe­mi­ni­na; e o Sesc Sa­ú­de Vi­são, que da mes­ma for­ma, re­a­li­za con­sul­tas of­tal­mo­ló­gi­cas gra­tui­tas e ações edu­ca­ti­vas, além da dis­tri­bui­ção gra­tui­ta de ócu­los pa­ra tra­ba­lha­do­res do co­mér­cio e seus de­pen­den­tes que pos­su­em ren­da de até três sa­lá­ri­os mí­ni­mos. As nos­sas uni­da­des mó­veis per­cor­rem ci­da­des do in­te­ri­or go­i­a­no e le­vam es­ses ser­vi­ços a mui­tas pes­so­as que, às ve­zes, não te­ri­am con­di­ções de re­ce­bê-los se não fos­sem des­sa for­ma. Com elas, aten­de­mos to­da a co­mu­ni­da­de atra­vés das im­por­tan­tes par­ce­rias com as pre­fei­tu­ras.

Da mes­ma for­ma, a cons­tru­ção e im­plan­ta­ção do Sesc Ci­da­da­nia, em me­a­dos de 2003, foi um mar­co pa­ra a co­mu­ni­da­de go­i­a­ni­en­se. A es­co­la, que ofe­re­ce edu­ca­ção des­de o en­si­no fun­da­men­tal – anos ini­ci­ais – ao en­si­no mé­dio, é re­fe­rên­cia no Es­ta­do. O Cen­tro Edu­ca­cio­nal Sesc Ci­da­da­nia ofe­re­ce uma pro­pos­ta ar­ro­ja­da e ino­va­do­ra, vi­san­do a uma edu­ca­ção que pos­si­bi­li­te aos seus edu­can­dos es­tru­tu­rar sua for­ma­ção, pre­pa­ran­do-os pa­ra o exer­cí­cio ple­no da ci­da­da­nia. Tam­bém ino­va­mos com a cri­a­ção da Edu­ca­ção Con­ti­nu­a­da, em Go­i­â­nia, que ofe­re­ce cur­sos de idio­mas pa­ra os tra­ba­lha­do­res do co­mér­cio e seus de­pen­den­tes. Mi­lha­res de alu­nos apren­dem in­glês, es­pa­nhol, fran­cês e ale­mão em nos­sa uni­da­de, com pre­ços aces­sí­veis.

Tam­bém sem­pre gos­to de res­sal­tar a im­por­tân­cia que o Sesc Go­i­ás dá a cul­tu­ra. Nos úl­ti­mos anos fo­men­ta­mos a ce­na ar­tís­ti­ca cul­tu­ral no Es­ta­do; além de cons­tru­ir um mo­der­no Te­a­tro na Ca­pi­tal, te­mos es­pa­ços pa­ra apre­sen­ta­ções ar­tís­ti­cas em to­das nos­sas uni­da­des do in­te­ri­or e pos­su­í­mos um sis­te­ma on­li­ne de cre­den­ci­a­men­to de ar­tis­tas que de­se­jam, se apre­sen­tar em nos­sas pro­gra­ma­ções, tor­nan­do jus­ta e tran­spa­ren­te es­sa se­le­ção, dan­do con­di­ções pa­ra que mais ar­tis­tas pos­sam di­vul­gar seu tra­ba­lho. Es­te ano ire­mos re­a­li­zar a 5ª edi­ção do Sesc Al­deia Di­a­bo Ve­lho, um fes­ti­val já co­nhe­ci­do pe­lo pú­bli­co e que mo­vi­men­ta a ci­da­de de Go­i­â­nia com uma pro­gra­ma­ção cul­tu­ral in­ten­sa du­ran­te uma se­ma­na. Is­so sem fa­lar nos pro­je­tos na­ci­o­nais que sem­pre re­a­li­za­mos, co­mo Pal­co Gi­ra­tó­rio, So­no­ra Bra­sil, Sesc Par­ti­tu­ras. Tam­bém em Aná­po­lis re­a­li­za­mos a Mos­tra Sesc de Mú­si­ca, Sons e Sa­bo­res do Cer­ra­do, even­to im­por­tan­te que le­va atra­ções lo­ca­is e na­ci­o­nais a ci­da­de, re­ce­ben­do pú­bli­co até de ou­tros mu­ni­cí­pios. Da mes­ma for­ma de­sen­vol­ve­mos pro­je­tos na área Cul­tu­ral em Ja­taí, Itum­bi­a­ra e Cal­das No­vas pa­ra nos­sos hós­pe­des.

Em um ce­ná­rio on­de as pes­so­as ca­da vez mais bus­cam a lei­tu­ra atra­vés de lei­to­res vir­tu­ais e usam in­ter­net pa­ra es­tu­dos, te­mos uma re­de com dez bi­bli­o­te­cas es­pa­lha­das pe­lo Es­ta­do, com um sur­pre­en­den­te acer­vo da li­te­ra­tu­ra na­ci­o­nal, es­tran­gei­ra e pe­ri­ó­di­cos pa­ra li­vre con­sul­ta, co­mo jor­nais, gi­bis, re­vis­tas, além de aces­so à in­ter­net. Na área da As­sis­tên­cia, com o Me­sa Bra­sil Sesc Go­i­ás re­dis­tri­bu­í­mos pa­ra as en­ti­da­des so­ci­ais ca­das­tra­das, ali­men­tos ex­ce­den­tes pró­prios pa­ra o con­su­mo, com ou sem va­lor co­mer­cial e de­sen­vol­ve­mos ações edu­ca­ti­vas per­ma­nen­tes em nu­tri­ção e as­sis­tên­cia so­ci­al, por meio de cur­sos, ofi­ci­nas, pa­les­tras, den­tre ou­tras.

Fo­ram mais de 868 mil qui­los de ali­men­tos dis­tri­bu­í­dos em 2017, be­ne­fi­ci­an­do mais de 58 mil pes­so­as em 395 ins­ti­tu­i­ções so­ci­ais ca­das­tra­das. Tu­do is­so, gra­ças ao apoio dos 216 par­cei­ros do­a­do­res ca­das­tra­dos. E so­men­te nes­tes pri­mei­ros qua­tro mes­es de 2018 dis­tri­bu­í­mos mais de 160 mil qui­los de ali­men­tos pa­ra mais de 380 ins­ti­tu­i­ções so­ci­ais, be­ne­fi­ci­an­do mais de 57 mil pes­so­as.

Du­ran­te os úl­ti­mos anos, o Sesc Go­i­ás se tor­nou re­fe­rên­cia tam­bém por re­a­li­zar uma ad­mi­nis­tra­ção fo­ca­da no bem-es­tar da clien­te­la e de seus fun­cio­ná­rios, com equi­da­de, equi­lí­brio fi­nan­cei­ro, de­ci­sões as­ser­ti­vas e pro­gra­ma­ções ino­va­do­ras, sen­do apon­ta­do co­mo um mo­de­lo de re­fe­rên­cia pe­lo De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal do Sesc.

São tan­tas as con­quis­tas al­can­ça­das pe­lo Sesc, tan­tas as re­a­li­za­ções du­ran­te es­ses 35 anos que pre­ci­sa­rí­a­mos es­cre­ver um li­vro pa­ra ci­tar to­das e foi o que fi­ze­mos. Dis­tri­bu­í­mos no ano pas­sa­do o li­vro: “Sesc Go­i­ás – Ges­tão 2004 a 2017”, e, em 2018, atu­a­li­za­mos a pu­bli­ca­ção com da­dos des­tes pri­mei­ros mes­es do ano, que mos­tram a evo­lu­ção da ins­ti­tu­i­ção du­ran­te to­dos es­ses anos da ges­tão do pre­si­den­te Jo­sé Eva­ris­to dos San­tos e que eu ti­ve o pra­zer de es­tar à fren­te da Di­re­ção Re­gi­o­nal.

Dei­xo aqui ex­pres­so meu agra­de­ci­men­to e ad­mi­ra­ção a es­se gran­de ges­tor, Jo­sé Eva­ris­to dos San­tos, bem co­mo ao que­ri­do Eli­as Bu­fai­çal, que me apo­i­a­ram du­ran­te meus anos no Sesc e con­fi­a­ram à di­re­ção re­gi­o­nal des­ta gran­di­o­sa en­ti­da­de a mim. Te­nho mui­to or­gu­lho do tra­ba­lho que re­a­li­zei jun­to com to­da mi­nha equi­pe, sem ex­ce­ção. E te­nho cer­te­za de que es­se le­ga­do per­ma­ne­ce­rá por mui­tos anos ain­da.

(Gi­u­glio Set­ti­mi Cysnei­ros, ad­vo­ga­do – OAB-GO 3.203 e ex-di­re­tor Re­gi­o­nal do Sesc-GO até 30 de maio de 2018)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias