Nestes tempos em que falar de política é sinônimo de descrença, desilusão, desconfiança e desesperança, um encontro político com a presença maciça de populares, vereadores, líderes comunitários, presidentes de partidos, autoridades eclesiásticas, presidentes de entidades de classe e funcionários públicos, todos convergindo para um único propósito – o bem do município – nos traz não só o alento e a motivação, como nos faz crer que a política é de fundamental importância na vida das pessoas.
Este encontro ocorreu na quinta-feira, 23, na cidade de Vianópolis, que tem à frente o jovem e atuante prefeito Issy Quinan Júnior (PP), que mais uma vez nos surpreendeu pela sua fidelidade, honradez, espírito público e sapiência em suas decisões e escolhas políticas.
Issy Quinan é um, dentre os vários dissidentes do Partido Progressista (PP), que não seguiu a decisão do atual presidente, Alexandre Baldy, em apoiar o MDB. É compreensível a subserviência do presidente, pois ocupa um importante Ministério no governo de Michel Temer (MDB). Os que o acompanham devem ter lá seus motivos, que respeito.
Roberto Egídio Balestra (PP), decano na política brasileira, disputando agora o seu nono mandato consecutivo na Câmara Federal, foi outro que nos exemplificou o que é fidelidade, companheirismo, lealdade e coalizão em prol da continuidade do progresso que Goiás experimenta nas gestões do Tempo Novo. Se já o respeitava, hoje, o admiro também pela coragem, altivez e firmeza na defesa de suas convicções.
Muitos pregam renovação, mas eu creio que mais do renovar, é preciso optarmos por aqueles que são competentes e apoiam o município.
Roberto Balestra é o verdadeiro exemplo do exercício pleno do municipalismo. Não é por acaso que Gameleira de Goiás, Silvânia, Vianópolis, Inhumas e diversos outros municípios caminham com ele, pois todos sabem o quanto ele contribui com emendas parlamentares e conhece bem os caminhos complexos da busca de recursos ministeriais.
Roberto Balestra é desprendido de vaidade política; caso não o fosse, teria aberturas legítimas para disputar o governo, o Senado e tantos outros cargos que sempre lhe foram oferecidos. Optou e opta em ser companheiro leal a suas bases e correligionários, colocando, com legitimidade e enorme prestígio, seu nome à reeleição.
Outro nome apresentado aos presentes pelo prefeito Issy Quinan foi o de Sebastião Monteiro Guimarães, o Tião Caroço (PSDB), conhecido como o “Rei de Formosa”. Tião foi prefeito, deputado estadual e Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM.
Tal qual Roberto Balestra, Tião Caroço possui uma gama de serviços prestados ao Estado de Goiás, trazendo consigo a experiência, o espírito conciliador e a verve municipalista, tão necessária aos municípios.
São as emendas parlamentares que possibilitam inúmeras obras de infraestrutura. Amigo de longa data de Tião Caroço, amizade que já vinha de seu pai, Issy Quinan declarou que a vontade de ser prefeito, foi estimulada, pela maneira diferenciada e auspiciosa de Tião governar.
Contou Issy Quinan que, assim como o atual Conselheiro Valcenor Braz, Tião foi um parceiro importantíssimo para Vianópolis; e será um excelente representante do Município na Assembleia Legislativa. Duas parcerias importantíssimas para a população vianopolina, que merecem não só atenção, mas o engajamento para que tenham expressiva votação.
O prefeito de Vianópolis, com sua oratória eloquente, declarou aos presentes que seu apoio vem de encontro com quem já lhe estendeu as mãos e apoiou o município. Pediu votos para Roberto Balestra (PP), Tião Caroço (PSDB), Marconi Perillo (PSDB) e Wilder Morais (DEM) ao Senado e ao atual governador Zé Eliton (PSDB), para o governo.
Uma das mais raras atitudes na política é a gratidão. Muitos se esquecem facilmente, por meros interesses pessoais, dos apoios recebidos, das obras destinadas e da atenção diferenciada que sempre tiveram. Em Vianópolis, basta observar o volume de obras do governo que veio pelas mãos de Marconi Perillo e de José Eliton, a quem pediu o apoio com muita legitimidade.
Esclareceu o prefeito, que o candidato do Democratas, Ronaldo Caiado – a quem respeita como pessoa – teve nos cinco mandatos de deputado federal e dos quatro anos de Senador, um valor de emendas de 384 milhões de reais, dos quais, nenhum centavo sequer foi destinado para Vianópolis. Reiterou que o cidadão e o prefeito têm que estar ao lado de quem olha e apoia o seu município. Arrematou dizendo: quem não tem gratidão não tem caráter, e que a população vianopolina é de boa índole e saberá reconhecer os que a ajudaram - e que sua camisa continua e continuará azul.
As palavras do candidato Tião Caroço enalteceram a figura pública de Issy Quinan. Reiterou o que já disse o então governador Marconi Perillo, que já o chamou do novo moço da camisa azul. Para Tião, a vida pública de Issy Quinan é próspera e que o vê, ainda, governando Goiás, face a sua popularidade, seu espírito público, lealdade, credibilidade e trabalho continuo em prol de sua gente.
Concordo com o candidato, pois assessoro e acompanho de perto a administração de Issy Quinan, que desde 2013 não tirou um dia sequer de férias. Não anda em carro oficial. Tem uma equipe exígua e competente. Valoriza seus funcionários e os tem como parceiros. Tem o apoio unânime da Câmara Municipal em seus dois mandatos. Tem o maior índice de aprovação popular do Estado. Tem espírito conciliador. Tem a marca do empreenderismo. É visionário. Transformou seu município, sendo modelo de gestão eficiente. É o político que todos querem. É o homem público que dignifica sua classe.
Mais do que relatar um encontro político, venho agradecer ao prefeito Issy Quinan, que, com suas palavras, bem como as de seus candidatos, fez com que eu emergisse dos abissais da decepção e voltasse a olhar a política como algo alegre, que une, agrega e soma.
Roberto Balestra bem disse que a política é a arte de somar. O que a mantêm viva e forte é a lealdade não a partidos, mas a pessoas: “Um time pode ter o jogador em ascensão, mas se não tiver espírito de equipe, não ganha o campeonato”.
Corretíssimos Issy Quinan; Tormin Chaves; Nadiane Batista; Roberto Balestra; Tião Caroço; Aberlado Vaz, prefeito de Inhumas; vereadores Cleydson Mascarenhas, Maria Abadia, Edson Soares, Marcelo Rezende, Júlio Ferrim, Rildo Batista, Edinho Mariano e Geraldo Júnior; ex-prefeitos Antônio, Sebastião Caixeta e João Bosco Gonçalves; bem como todos os presentes na grande festa democrática de Vianópolis – recebam o apoio e o abraço deste modesto gandula.
(Cleverlan Antônio do Vale, administrador de empresas, gestor público, pós-graduado em Políticas Públicas e Docência Universitária, proprietário da Valle Assessoria e Comunicação, articulista do DM – cleverlanva[email protected])