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OPINIÃO

A democracia brasileira: um eterno embrião

O em­bri­ão, co­mo se sa­be, cor­res­pon­de ao es­tá­gio ini­ci­al do de­sen­vol­vi­men­to de um or­ga­nis­mo. Nas plan­tas, é uma par­te da se­men­te; nos ani­mais, é o pro­du­to das pri­mei­ras mo­di­fi­ca­ções do óvu­lo fe­cun­da­do, que da­rá ori­gem a um no­vo in­di­ví­duo.

A de­mo­cra­cia no Bra­sil, em que pe­se ter iní­cio nos idos do sé­cu­lo XX, após a Di­ta­du­ra Mi­li­tar, pe­rí­o­do mar­ca­do por for­te re­pres­são es­ta­tal que, so­bre­tu­do, ali­ja­va os ci­da­dã­os de exer­ce­rem, em sua “ple­ni­tu­de”, o de­no­mi­na­do li­vre-ar­bí­trio, ain­da po­de ser as­sim con­si­de­ra­da.

No pa­ís, em aper­ta­da sín­te­se, fo­ram apro­xi­ma­dos 30 (trin­ta) anos de lu­ta pa­ra se al­can­çar a igual­da­de de di­rei­tos que foi con­ce­bi­da, so­bre­tu­do, com a im­ple­men­ta­ção de uma no­va Car­ta Po­lí­ti­ca.

A Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1988, nes­se pris­ma, con­tem­pla a li­ber­da­de de di­rei­tos, a igual­da­de so­ci­al, li­ber­da­de de vo­to e de ex­pres­são, e, ain­da, um sis­te­ma de elei­ções li­vres. In­crí­veis ide­ais!!!

Por ou­tro la­do, o que tal­vez não se es­pe­ra­va, era que a mo­di­fi­ca­ção da cul­tu­ra de um po­vo até en­tão opri­mi­do fos­se en­con­trar mai­or ob­stá­cu­lo do que a pró­pria al­te­ra­ção le­gis­la­ti­va em seu mais al­to grau.

O la­men­tá­vel aten­ta­do ocor­ri­do em des­fa­vor do pre­si­den­ci­á­vel Ja­ir Bol­so­na­ro, em Mi­nas Ge­ra­is, cor­ro­bo­ra o es­tá­gio ini­ci­al de um or­ga­nis­mo po­lí­ti­co ob­ti­do com gran­de in­tre­pi­dez pe­la so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra.

A in­to­le­rân­cia, o dis­cur­so de ódio, a li­ber­da­de de vo­to e de ex­pres­são sen­do con­ti­das por atos de ex­tre­ma­da vi­o­lên­cia mo­ral e fí­si­ca, re­pre­sen­tam ine­gá­vel re­tro­ces­so a es­se re­gi­me po­lí­ti­co em que a so­be­ra­nia e o po­der são exer­ci­dos pe­lo po­vo, atra­vés do su­frá­gio uni­ver­sal.

Cum­pre-nos, nes­te mo­men­to de “lu­to de­mo­crá­ti­co”, ana­li­sar, sob a égi­de ju­rí­di­ca vi­gen­te, se tal ato re­pre­sen­ta ou não um “cri­me po­lí­ti­co”.

Nes­ta eta­pa, ca­ro lei­tor, não se pre­ten­de apro­fun­dar, por es­ca­par ao es­co­po pre­sen­te, a cor­re­ção téc­ni­ca de tal ter­mi­no­lo­gia, ou se­ja, se a re­fe­rên­cia a ex­pres­são “cri­me” ade­qua-se ou não a tal es­pé­cie de in­fra­ção. Si­ga­mos.

A Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1988 pre­vê, na par­te ini­ci­al da re­gra do art. 109, IV, a com­pe­tên­cia da Jus­ti­ça Co­mum Fe­de­ral pa­ra o pro­ces­so e jul­ga­men­to dos cri­mes po­lí­ti­cos.

Pa­ra Nel­son Hun­gria, um dos mai­o­res ju­ris­tas que o pa­ís co­nhe­ceu, tais in­fra­ções se ca­rac­te­ri­zam pe­la con­du­ta que “ofen­de ou ex­põe a pe­ri­go de ofen­sa, ex­clu­si­va­men­te, a or­dem po­lí­ti­ca em sen­ti­do am­plo ou a or­dem po­lí­ti­co so­ci­al (com­pre­en­si­va não ape­nas das con­di­ções exis­ten­ci­ais e o re­gi­me go­ver­na­men­tal do Es­ta­do e dos di­rei­tos po­lí­ti­cos dos ci­da­dã­os, se­não tam­bém, nas su­as ba­ses fun­da­men­tais, a or­ga­ni­za­ção so­ci­al, sô­bre a qual se er­gue a or­dem po­lí­ti­ca em sen­ti­do es­tri­to), e cu­jo au­tor, além dis­so, tem por es­co­po es­se mes­mo re­sul­ta­do es­pe­cí­fi­co ou as­su­me o ris­co de seu ad­ven­to”.

Em adi­ção, de acor­do com a te­o­ria sub­je­ti­va, a exis­tên­cia de cri­me po­lí­ti­co não de­cor­re ape­nas pe­la ade­qua­ção da con­du­ta a um ti­po pe­nal pre­vis­to no or­de­na­men­to co­mo tal, mas exi­ge, ain­da, um es­pe­ci­al fim de agir (do­lo es­pe­cí­fi­co), con­sub­stan­ci­a­do na in­ten­ção es­pe­cí­fi­ca do agen­te em ofen­der a or­dem po­lí­ti­ca.

O tex­to cons­ti­tu­ci­o­nal, ape­sar de a eles fa­zer re­fe­rên­cia, não con­cei­tua “cri­me po­lí­ti­co”. Da mes­ma for­ma, tam­bém não há um con­cei­to na le­gis­la­ção in­fra­cons­ti­tu­ci­o­nal.

Ins­ta sa­li­en­tar que a ju­ris­pru­dên­cia tem con­si­de­ra­do que so­men­te há cri­me po­lí­ti­co quan­do pre­sen­tes os pres­su­pos­tos do art. 2º da Lei nº 7.170/83 (Lei de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal), qua­is se­jam:

Art. 2º – Quan­do o fa­to es­ti­ver tam­bém pre­vis­to co­mo cri­me no Có­di­go Pe­nal, no Có­di­go Pe­nal Mi­li­tar ou em leis es­pe­ci­ais, le­var-se-ão em con­ta, pa­ra a apli­ca­ção des­ta Lei:

I – a mo­ti­va­ção e os ob­je­ti­vos do agen­te;

II – a le­são re­al ou po­ten­ci­al aos bens ju­rí­di­cos men­ci­o­na­dos no ar­ti­go an­te­ri­or.

Por meio do art. 2º, II, de­ve-se con­sul­tar e in­ter­pre­tar o art. 1º do alu­di­do tex­to le­gis­la­ti­vo, o que con­duz a com­pre­en­são de que os cri­mes po­lí­ti­cos, pa­ra se­rem as­sim con­si­de­ra­dos, de­vem co­lo­car em ris­co a in­te­gri­da­de ter­ri­to­ri­al e a so­be­ra­nia na­ci­o­nal, o re­gi­me re­pre­sen­ta­ti­vo e de­mo­crá­ti­co, a Fe­de­ra­ção e o Es­ta­do de Di­rei­to e a pes­soa dos che­fes dos Po­de­res da Uni­ão.

De to­da sor­te, per­ce­be-se que, di­ver­sa­men­te do que se po­de con­clu­ir pri­ma­ria­men­te, cri­me po­lí­ti­co não é qual­quer cri­me co­me­ti­do con­tra um po­lí­ti­co. De­ve, so­bre­tu­do, le­sar ou ofer­tar ris­co de le­são aos bens ju­rí­di­cos in­di­ca­dos aci­ma.

Pa­ra con­fi­gu­rá-lo, é im­pres­cin­dí­vel a mo­ti­va­ção po­lí­ti­ca ou que a con­du­ta te­nha por de­si­de­ra­to co­lo­car em pe­ri­go a se­gu­ran­ça do Es­ta­do, do go­ver­no ou do sis­te­ma po­lí­ti­co vi­gen­te, além de atos que pre­ju­di­quem os in­te­res­ses do Es­ta­do.

Evi­den­te­men­te, pe­los as­pec­tos aci­ma de­du­zi­dos, o de­li­to ora ob­je­to de co­men­to não se en­qua­dra a con­du­tas des­se ja­ez, afas­tan­do sua co­no­ta­ção po­lí­ti­ca stric­tu sen­su, no âm­bi­to da Lei de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal.

Tra­ta-se, em ver­da­de, de cri­me co­mum, de na­tu­re­za he­di­on­da, mo­ti­va­do pe­lo con­sec­tá­rio na­tu­ral da ima­tu­ri­da­de po­lí­ti­ca que ain­da pos­sui con­tor­nos pre­pon­de­ran­tes na so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra.

Per­de, mais uma vez, com is­so, o Bra­sil!

(Le­o­nar­do Pan­ta­le­ão, ad­vo­ga­do, pro­fes­sor de Di­rei­to Pe­nal e Pro­ces­so Pe­nal, pa­les­tran­te e só­cio fun­da­dor da Pan­ta­le­ão So­ci­e­da­de de Ad­vo­ga­dos)

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