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OPINIÃO

A hora e a vez do coaching

Co­me­cei a tra­ba­lhar mui­to ce­do. Meu pai era es­cri­vão ti­tu­lar do car­tó­rio de fa­mí­lia, ór­fã­os e su­ces­sões da co­mar­ca de Cri­xás e, as­sim que eu com­ple­tei 12 anos, fui ser uma es­pé­cie de of­fi­ce boy da es­cri­va­nia, ali per­ma­ne­cen­do até os 17 anos de ida­de. As ta­re­fas iam, des­de a lim­pe­za do chão e dos mó­veis, até a prá­ti­ca de ser­vi­ços pró­prios de fun­cio­ná­rio adul­to, co­mo di­gi­tar (na épo­ca di­zia-se da­ti­lo­gra­far) pe­ças pro­ces­su­ais, aten­der às par­tes do pro­ces­so, ti­rar xe­rox e or­ga­ni­zar ar­qui­vo. Pen­so que foi nes­se pe­rí­o­do da mi­nha ado­les­cên­cia, em meio a ad­vo­ga­dos, ju­í­zes e pro­mo­to­res e, já au­xi­li­an­do nas au­diên­cias, que co­me­cei a me iden­ti­fi­car com as téc­ni­cas e fer­ra­men­tas do co­a­ching, ho­je em al­ta na so­ci­e­da­de.

Na fa­se adul­ta, além do cur­so de di­rei­to e pos­te­ri­or car­rei­ra no mi­nis­té­rio pú­bli­co, on­de ain­da atuo, in­te­res­sei-me por ou­tros apren­di­za­dos, de cu­nho hu­ma­nís­ti­co e de au­to­co­nhe­ci­men­to, co­mo a pro­gra­ma­ção neu­ro­lin­guís­ti­ca, o ene­a­gra­ma e, nos úl­ti­mos anos, o pro­ces­so de co­a­ching. To­das es­sas fer­ra­men­tas têm con­tri­bu­í­do de­ci­si­va­men­te pa­ra o apri­mo­ra­men­to da mi­nha vi­da pes­so­al e pro­fis­si­o­nal.

As fer­ra­men­tas de co­a­ching têm po­ten­ci­al pa­ra ala­van­car pes­so­as e aju­dá-las a tra­çar seus prin­ci­pa­is ob­je­ti­vos e al­can­çar as me­lho­res per­for­man­ces, tan­to na vi­da pes­so­al co­mo pro­fis­si­o­nal. Por meio de per­gun­tas e de téc­ni­cas e con­cei­tos ci­en­ti­fi­ca­men­te va­li­da­dos, a me­to­do­lo­gia co­a­ching con­tri­bui pa­ra que as pes­so­as pos­sam de­fi­nir me­lhor seus ob­je­ti­vos e a tra­çar me­tas efi­ci­en­tes pa­ra al­can­çá-los de ma­nei­ra efe­ti­va.

Es­sa ali­an­ça es­tra­té­gi­ca en­tre o téc­ni­co e seu cli­en­te, ao pro­mo­ver o fo­co, a ação, o re­sul­ta­do e a me­lho­ria con­tí­nua, con­duz ao apri­mo­ra­men­to da ex­ce­lên­cia hu­ma­na, a evo­lu­ção na car­rei­ra, a vi­su­a­li­za­ção de opor­tu­ni­da­des e no­vos ce­ná­rios e a po­ten­ci­a­li­za­ção dos ta­len­tos do co­a­chee.

O pro­ces­so de co­a­ching é uma opor­tu­ni­da­de de vi­su­a­li­za­ção cla­ra dos pon­tos in­di­vi­dua­is, de au­men­to da au­to­con­fi­an­ça, de que­brar bar­rei­ras de li­mi­ta­ção pa­ra que as pes­so­as pos­sam co­nhe­cer e atin­gir seu po­ten­ci­al má­xi­mo. Cum­pre ao co­ach es­ti­mu­lar o co­a­chee a apri­mo­rar su­as pró­pri­as com­pe­tên­cias com a uti­li­za­ção de téc­ni­cas e opor­tu­ni­da­des pa­ra se ex­pan­dir me­di­an­te pro­ces­sos de in­ves­ti­ga­ção, re­fle­xão e des­co­ber­ta dos pon­tos fra­cos e das qua­li­da­des, além do au­men­to da con­sci­ên­cia de si mes­mo e da ca­pa­ci­da­de de se res­pon­sa­bi­li­zar pe­la pró­pria vi­da.

Exis­tem dois ni­chos prin­ci­pa­is de co­a­ching: o Li­fe Co­a­ching – co­a­ching vol­ta­do pa­ra a vi­da e ne­ces­si­da­des pes­so­ais, co­mo es­por­ti­vo e pla­ne­ja­men­to pes­so­al, por exem­plo, e o Exe­cu­ti­ve and Bu­si­nes Co­a­ching – vol­ta­do pa­ra o âm­bi­to pro­fis­si­o­nal, co­mo car­rei­ra, li­de­ran­ça e ges­tão de pes­so­as. O pro­ces­so en­vol­ve um pro­fis­si­o­nal, Co­ach, res­pon­sá­vel por apli­car as téc­ni­cas e es­ti­mu­lar o apren­diz, e o Co­a­chee, que po­de ser uma úni­ca pes­soa ou um gru­po de pes­so­as. Co­ach e Co­a­chee for­mam, en­tão, uma par­ce­ria que bus­ca evo­lu­ção, cres­ci­men­to, aper­fei­ço­a­men­to, fe­li­ci­da­de e bem-es­tar, cu­jos fa­to­res ele­vam a qua­li­da­de de vi­da e, por con­se­quên­cia, a lon­ge­vi­da­de e a pros­pe­ri­da­de.

O in­te­res­san­te no pro­ces­so de co­a­ching é que o co­ach não pre­ci­sa ser um ex­pert no cam­po de tra­ba­lho do cli­en­te. O ca­mi­nho é tri­lha­do pe­lo co­a­chee e não pe­lo co­ach, que so­men­te apoia e au­xi­lia pa­ra que es­ta ca­mi­nha­da se­ja fei­ta de for­ma cor­re­ta.

Além de ser uma ex­ce­len­te fer­ra­men­ta pa­ra a de­fi­ni­ção de vi­são e pro­pó­si­to de vi­da, o pro­ces­so de co­a­ching pos­si­bi­li­ta iden­ti­fi­car e ali­nhar va­lo­res e cren­ças, po­ten­ci­a­li­zan­do o co­a­chee pa­ra um me­lhor apro­vei­ta­men­to e uso qua­li­ta­ti­vo do tem­po, com ele­va­ção da au­to­es­ti­ma e au­to­con­fi­an­ça.

Pa­ra o al­can­ce dos re­sul­ta­dos es­pe­ra­dos, é ne­ces­sá­rio que tan­to o co­ach co­mo o co­a­chee es­te­jam fo­ca­dos e de­ter­mi­na­dos a ca­mi­nhar jun­tos ru­mo ao mes­mo ob­je­ti­vo. O co­ach pre­ci­sa es­tar de­ter­mi­na­do a ou­vir e in­cen­ti­var o co­a­chee, mos­tran­do-lhe os ca­mi­nhos e pos­si­bi­li­da­des pa­ra que ele al­can­ce seu ob­je­ti­vo.

Du­ran­te a ses­são, o co­ach não de­ve fa­zer ju­í­zo de va­lor, de­ven­do pri­mar pe­la éti­ca e con­fi­den­cia­li­da­de, a se­gu­ran­ça e con­fi­an­ça, com ên­fa­se na ar­te de fa­zer per­gun­tas po­de­ro­sas ao cli­en­te. O co­ach de­ve man­ter uma co­mu­ni­ca­ção cla­ra e ob­je­ti­va com o cli­en­te, man­ten­do o rap­port ne­ces­sá­rio pa­ra não per­der o fo­co e ge­rar es­ta­dos emo­cio­nais po­si­ti­vos no co­a­chee.

Com­pe­te ao co­ach es­ti­mu­lar o co­a­chee a en­con­trar ne­le mes­mo as res­pos­tas que ele pre­ci­sa e pro­cu­ra pa­ra che­gar o mais rá­pi­do pos­sí­vel ao ob­je­ti­vo de­se­ja­do. Es­se de­sa­fio pro­pos­to pe­lo co­ach acon­te­ce com a de­fi­ni­ção de me­tas e ob­je­ti­vos a se­rem cum­pri­dos pe­lo co­a­chee, o qual se com­pro­me­te a exe­cu­tar as ta­re­fas es­ta­be­le­ci­das pe­lo co­ach. O in­te­res­san­te é que es­sas ta­re­fas são pro­pos­tas pe­lo pró­prio co­a­chee que con­se­gue de­sen­vol­ver as ha­bi­li­da­des ne­ces­sá­rias pa­ra atin­gir seu po­ten­ci­al má­xi­mo, con­tan­do com o in­cen­ti­vo do co­ach.

Pa­ra a efe­ti­vi­da­de dos re­sul­ta­dos, é im­por­tan­te que o co­ach con­si­ga iden­ti­fi­car se exis­te al­gum fa­tor que pos­sa vir a sa­bo­tar o pro­ces­so ou até mes­mo a au­tos­sa­bo­ta­gem, vin­do a di­fi­cul­tar o al­can­ce do es­ta­do de­se­ja­do.

Uma ses­são de co­a­ching ide­al se­ria aque­la em que, ao fi­nal, o co­ach se sen­tis­se re­a­li­za­do por ter, jun­to com o co­a­chee, al­can­ça­do um pro­gres­so na ca­mi­nha­da na di­re­ção do ob­je­ti­vo de­se­ja­do. Nes­sa mes­ma ses­são, o ide­al é que o co­a­chee saia com o sen­ti­men­to de de­ver cum­pri­do, acre­di­tan­do em si mes­mo e con­vic­to de que apren­deu al­go no­vo so­bre si mes­mo e que es­tá que­bran­do su­as cren­ças li­mi­tan­tes e ven­cen­do seus me­dos.

À épo­ca de mi­nha es­tréia no car­tó­rio de Cri­xás, fa­lar em co­a­ching era tão co­mum co­mo fa­lar em “au­la de da­ti­lo­gra­fia”, ho­je, pa­ra os ado­les­cen­tes. A aná­li­se des­sa re­la­ção com­pa­ra­ti­va su­ge­re uma afir­ma­ção e uma re­fle­xão. A pri­mei­ra é a cons­ta­ta­ção de que o jo­vem de ho­je, mes­mo com to­do o avan­ço tec­no­ló­gi­co da atu­a­li­da­de, não tem se uti­li­za­do do ar­se­nal à sua dis­po­si­ção pa­ra de­sen­vol­ver su­as ha­bi­li­da­des ru­mo à con­quis­ta de seus so­nhos e ob­je­ti­vos. A re­fle­xão pas­sa por uma per­gun­ta po­de­ro­sa: co­mo po­de­mos uti­li­zar as téc­ni­cas de co­a­ching com vis­tas à con­tri­bu­ir pa­ra uma me­lhor for­ma­ção do jo­vem de ho­je? A res­pos­ta es­tá, não só em ca­da um de nós, li­fe co­a­ches, co­mo em nos­sos co­a­che­es do dia a dia, os qua­is, ca­da vez mais, mos­tram-se se­den­tos de trans­for­ma­ção. O pon­ta pé ini­ci­al po­de vir da uti­li­za­ção das fer­ra­men­tas de co­a­ching. Che­gou a ho­ra e a vez do co­a­ching.

(Iná­cio Fi­lho, pro­mo­tor de Jus­ti­ça e co­ach)

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