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OPINIÃO

Cafeicultura Sustentável

Atu­al­men­te mui­to se tem de­ba­ti­do nas mí­di­as so­bre na no­va lei de re­gis­tro e uso dos agro­tó­xi­cos, ou Lei do Ali­men­to mais Se­gu­ro, mas, de fa­to, a dis­cus­são tem se pau­ta­do em pou­ca aná­li­se crí­ti­ca do con­te­ú­do pro­pos­to.

Os de­fen­si­vos agrí­co­las cha­ma­dos tam­bém de agro­tó­xi­cos, pro­du­tos fi­tos­sa­ni­tá­rios, pes­ti­ci­das ou ain­da agro­quí­mi­cos, au­xi­li­am os agri­cul­to­res a cul­ti­var ali­men­tos pro­te­gen­do as cul­tu­ras con­tra pra­gas, do­en­ças e plan­tas da­ni­nhas, bem co­mo au­men­tan­do a pro­du­ti­vi­da­de por área.

A pro­du­ção das prin­ci­pa­is cul­tu­ras mais do que tri­pli­cou des­de 1960, em gran­de par­te gra­ças aos pes­ti­ci­das, pois, sem os de­fen­si­vos, mais da me­ta­de de­las se­ri­am per­di­das, de­vi­do a pra­gas e do­en­ças. De acor­do com a FAO - Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al pa­ra Ali­men­ta­ção e Agri­cul­tu­ra, es­ti­ma-se uma per­da anual en­tre 26% e 40% da pro­du­ção mun­di­al po­ten­ci­al de­vi­do a plan­tas da­ni­nhas, pra­gas e do­en­ças.

Na ca­fe­i­cul­tu­ra is­so não é di­fe­ren­te, fren­te a di­ver­si­da­de de re­gi­ões e de sis­te­mas de pro­du­ção exis­ten­tes. O Bra­sil pro­duz os mais va­ri­a­dos ti­pos de grãos, ob­ten­do to­das as qua­li­da­des de be­bi­da, aces­san­do os mais exi­gen­tes e di­ver­si­fi­ca­dos mer­ca­dos. Des­sa for­ma, o ca­fé con­ti­nua sen­do um dos prin­ci­pa­is pro­du­tos agrí­co­las da pau­ta das ex­por­ta­ções bra­si­lei­ras.

As prin­ci­pa­is pra­gas na cul­tu­ra do ca­fé são a bro­ca do ca­fé, o bi­cho mi­nei­ro, as ci­gar­ras e os áca­ros. En­tre as do­en­ças, des­ta­ca-se a fer­ru­gem e o com­ple­xo cer­cos­po­rio­se, an­trac­no­se e pho­ma. No­ta-se tam­bém um cres­ci­men­to acen­tu­a­do em pro­ble­mas cau­sa­dos por bac­té­rias em re­gi­ões mais úmi­das e de plan­tas da­ni­nhas.

Di­ver­sos es­tu­dos de­mons­tram que os de­fen­si­vos uti­li­za­dos da for­ma cor­re­ta e res­pei­tan­do as Bo­as Prá­ti­cas Agrí­co­las, des­cri­tas nas ins­tru­ções de ro­tu­la­gem, per­mi­tem que os agri­cul­to­res pro­du­zam ali­men­tos se­gu­ros e de boa qua­li­da­de a pre­ços mais aces­sí­veis.

A pro­pos­ta é de­fen­di­da pe­la Em­bra­pa (Em­pre­sa Bra­si­lei­ra de Pes­qui­sa e Agro­pe­cu­á­ria), Fren­te Par­la­men­tar da Agro­pe­cu­á­ria, ór­gã­os e as­so­cia­ções li­ga­das aos pro­du­to­res ru­ra­is, agro­in­dús­tri­as, ex­por­ta­do­res e in­dús­tria quí­mi­ca.

As re­gras em vi­gên­cia atu­al­men­te so­bre a pes­qui­sa, ex­pe­ri­men­ta­ção, pro­du­ção, em­ba­la­gem e ro­tu­la­gem, tran­spor­te, ar­ma­ze­na­men­to, co­mer­cia­li­za­ção, pro­pa­gan­da, uti­li­za­ção, im­por­ta­ção, ex­por­ta­ção, des­ti­no dos re­sí­duos, re­gis­tro, clas­si­fi­ca­ção, con­tro­le, ins­pe­ção e fis­ca­li­za­ção de agro­tó­xi­cos, são de­fi­ni­das pe­la Lei 7.802, de 1989, re­gu­la­men­ta­da dois anos de­pois e que te­ve ape­nas al­gu­mas pe­que­nas mo­di­fi­ca­ções.

A pro­pos­ta de al­te­ra­ção da le­gis­la­ção atu­al, des­cri­ta no re­la­tó­rio cu­jo au­tor é o De­pu­ta­do Fe­de­ral Lu­iz Nis­hi­mo­ri, foi apro­va­da em Co­mis­são Es­pe­ci­al que ana­li­sa no­vas re­gras pa­ra o se­tor, no dia 25 de ju­nho de 2018. Se­gun­do o re­la­tó­rio “o ob­je­ti­vo de ace­le­rar o re­gis­tro de sub­stân­cias mais mo­der­nas, de­sen­vol­vi­das a par­tir de anos de pes­qui­sas ci­en­tí­fi­cas, ain­da mais se­gu­ras que as uti­li­za­das atu­al­men­te”. O tex­to ain­da pre­ci­sa pas­sar pe­lo ple­ná­rio da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, e pa­ra en­trar em vi­gor, tam­bém é ne­ces­sá­ria a apro­va­ção pe­lo Se­na­do Fe­de­ral e re­ce­ber san­ção pre­si­den­ci­al.

De fa­to, o prin­ci­pal pon­to da pro­pos­ta gi­ra em tor­no da al­te­ra­ção que es­ta­be­le­ce o pe­ri­go co­mo cri­té­rio de ava­li­a­ção e o no­vo re­la­tó­rio traz o cri­té­rio de ava­li­a­ção de ris­co. Es­se cri­té­rio de ava­li­a­ção do ris­co, já é ado­ta­do pe­la An­vi­sa nas aná­li­ses de me­di­ca­men­tos, por exem­plo, on­de a agên­cia faz uma ava­li­a­ção dos efei­tos ad­ver­sos do me­di­ca­men­to e seu be­ne­fí­cio pa­ra o con­tro­le de uma en­fer­mi­da­de.

Pa­ra re­a­li­zar a ava­li­a­ção do ris­co são ado­ta­dos pa­râ­me­tros co­mo: iden­ti­fi­ca­ção do pe­ri­go, ca­pa­ci­da­de de ex­po­si­ção a es­te pe­ri­go, ava­li­a­ção da do­se e res­pos­ta pa­ra es­te pe­ri­go, for­mas de uso des­te pro­du­to, os mei­os pa­ra con­tro­lar es­tes ris­cos, a co­mu­ni­ca­ção pa­ra pre­ven­ção e pro­te­ção aos mes­mos. A par­tir da aná­li­se cri­te­ri­o­sa de ca­da uma des­sa eta­pa é de­fi­ni­do se es­te ris­co é acei­tá­vel ou ina­cei­tá­vel. Re­su­min­do, tra­ta-se de uma téc­ni­ca re­gu­la­tó­ria pa­ra o re­gis­tro de de­fen­si­vos agrí­co­las que ava­lia os pro­du­tos em con­di­ções de uso, e que tem co­mo fo­co a se­gu­ran­ça do tra­ba­lha­dor no cam­po, a sa­ú­de do con­su­mi­dor e os as­pec­tos am­bien­tais.

Ou­tro pon­to im­por­tan­te na al­te­ra­ção da le­gis­la­ção vi­gen­te é a res­pon­sa­bi­li­da­de pa­ra li­be­ra­ção (ou não) de no­vos de­fen­si­vos. Atu­al­men­te a An­vi­sa ava­lia o im­pac­to pa­ra a sa­ú­de hu­ma­na, o Iba­ma os efei­tos no meio am­bi­en­te e o Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, o in­te­res­se agro­nô­mi­co. Os três ór­gã­os têm po­der de bar­rar um pro­du­to. A no­va pro­pos­ta cen­tra­li­za o po­der de de­ci­são no Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, ain­da que An­vi­sa e Iba­ma e se­jam en­car­re­ga­dos pe­las aná­li­ses de sa­ú­de e am­bien­tais.

Ou­tro as­pec­to pro­pos­to é o en­cur­ta­men­to e mai­or agi­li­da­de no tem­po do pro­ces­so de re­gis­tro. Atu­al­men­te, em paí­ses em que, as­sim co­mo no Bra­sil, a agri­cul­tu­ra tem al­tís­si­ma re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de eco­nô­mi­ca, o re­gis­tro le­va de um a três anos. Tal fa­to se­ria bas­tan­te po­si­ti­vo pa­ra to­do se­tor agrí­co­la bra­si­lei­ro.

Va­le a pe­na des­ta­car que os de­fen­si­vos são ex­ten­si­va­men­te tes­ta­dos pa­ra ga­ran­tir sua se­gu­ran­ça pa­ra os se­res hu­ma­nos, a vi­da sil­ves­tre e o meio am­bi­en­te, tais tes­tes são re­a­li­za­dos pa­ra ava­li­ar uma sé­rie de po­ten­ci­ais efei­tos ad­ver­sos e le­vam em con­si­de­ra­ção o po­ten­ci­al de ja­ne­las de ex­po­si­ção sen­sí­veis (por exem­plo, gra­vi­dez e pu­ber­da­de) e po­pu­la­ções vul­ne­rá­veis (ges­tan­tes ou lac­tan­tes, pes­so­as mui­to jo­vens ou ido­sas), as­se­gu­ran­do mar­gens de se­gu­ran­ça. As agên­cias re­gu­la­tó­ri­as es­ta­be­le­cem li­mi­tes ri­go­ro­sos pa­ra os re­sí­duos de de­fen­si­vos. Os con­su­mi­do­res es­tão pro­te­gi­dos pe­la le­gis­la­ção go­ver­na­men­tal exis­ten­te re­fe­ren­te aos ní­veis má­xi­mos per­mi­ti­dos de re­sí­duos nos ali­men­tos.

As en­ti­da­des de re­pre­sen­ta­ção do agro­ne­gó­cio bra­si­lei­ro apoi­am a al­te­ra­ção da lei 7.802/89, pois ela de fa­to mo­der­ni­za a re­gu­la­ção e nor­ma­ti­za­ção do se­tor de de­fen­si­vos agrí­co­las, e é fun­da­men­tal es­cla­re­cer que es­ta al­te­ra­ção não ex­clui o ri­gor ci­en­tí­fi­co e a tran­spa­rên­cia no pro­ces­so de re­gis­tros, que são es­sen­ci­ais pa­ra a se­gu­ran­ça e o de­sen­vol­vi­men­to da in­dús­tria na­ci­o­nal. Mo­der­ni­zar a le­gis­la­ção sig­ni­fi­ca in­clu­ir cri­té­rios ob­je­ti­vos na ava­li­a­ção, res­pei­tan­do me­to­do­lo­gi­as ci­en­tí­fi­cas, que as­se­gu­rem a se­gu­ran­ça do apli­ca­dor, do meio am­bi­en­te e do con­su­mi­dor fi­nal.

É mui­to im­por­tan­te que os tra­ba­lha­do­res ru­ra­is, apli­ca­do­res e ma­ni­pu­la­do­res de uti­li­zem os de­fen­si­vos com cui­da­do. Os agri­cul­to­res que se­guem as ins­tru­ções do ró­tu­lo e bu­la e as bo­as prá­ti­cas agrí­co­las pa­ra o uso res­pon­sá­vel e se­gu­ro de pes­ti­ci­das pro­te­gem a si, a sua pro­pri­e­da­de e o con­su­mi­dor con­tra os efei­tos ad­ver­sos. Pa­ra tan­to se faz ne­ces­sá­rio o uso de equi­pa­men­tos de pro­te­ção in­di­vi­dual na ma­ni­pu­la­ção, o ar­ma­ze­na­men­to e tran­spor­te se­guin­do as re­co­men­da­ções de se­gu­ran­ça e im­pre­te­ri­vel­men­te res­pei­tar e se­guir as ins­tru­ções de ro­tu­la­gem.

O Ce­ca­fé, co­mo le­gí­ti­mo re­pre­sen­tan­te do se­tor ex­por­ta­dor de ca­fé bra­si­lei­ro, in­se­re o te­ma dos de­fen­si­vos fi­tos­sa­ni­tá­rios e das bo­as prá­ti­cas de uso cor­re­to e se­gu­ro em seus Pro­gra­mas de Res­pon­sa­bi­li­da­de So­ci­al e Sus­ten­ta­bi­li­da­de. No Pro­du­tor In­for­ma­do, por exem­plo, há uma abor­da­gem es­pe­ci­al so­bre téc­ni­cas de ma­ne­jo de con­tro­le quí­mi­cas e me­câ­ni­cas das plan­tas da­ni­nhas na en­tre­li­nha do ca­fe­zal, ma­ne­jo de pra­gas e do­en­ças, bus­can­do al­ter­na­ti­vas sus­ten­tá­veis pa­ra a con­du­ção da cul­tu­ra, ob­ser­van­do-se sem­pre o LMR – Li­mi­te Má­xi­mo de Re­sí­duo do ca­fé pro­du­zi­do fren­te às re­gu­la­men­ta­ções dos di­ver­sos paí­ses im­por­ta­do­res.

O Ce­ca­fé, em par­ce­ria com as em­pre­sas de de­fen­si­vos agrí­co­las, Pla­ta­for­ma Glo­bal do Ca­fé, en­tre ou­tros, pre­pa­ra-se pa­ra lan­çar o Pro­je­to Uso Res­pon­sá­vel de Agro­quí­mi­cos. O Pro­gra­ma, a ser ini­ci­a­do ain­da no se­gun­do se­mes­tre de 2018, pos­sui os se­guin­tes ob­je­ti­vos: con­sci­en­ti­zar o apli­ca­dor so­bre im­por­tân­cia de uso de EPI, ar­ma­ze­nar cor­re­ta­men­te e com se­gu­ran­ça e pro­mo­ver o ma­ne­jo in­te­gra­do de pra­gas, do­en­ças e plan­tas da­ni­nhas.

O Ce­ca­fé, de olho nas ten­dên­cias glo­bais e na ne­ces­si­da­de de ar­ti­cu­la­ção en­tre to­dos os elos da ca­deia pro­du­ti­va e con­su­mi­do­res, pro­mo­ve­rá um am­plo de­ba­te so­bre a no­va le­gis­la­ção e ques­tões glo­bais re­la­ci­o­na­dos aos agro­quí­mi­cos. Pa­ra tan­to, o even­to se­rá me­di­a­do pe­lo Sin­di­veg (Sin­di­ca­to Na­ci­o­nal da In­dús­tria de Pro­du­tos pa­ra De­fe­sa Ve­ge­tal), com par­ti­ci­pa­ção dos as­so­cia­dos, das en­ti­da­des de re­pre­sen­ta­ção dos pro­du­to­res ru­ra­is (CNA e CNC), da pes­qui­sa agro­nô­mi­ca (Em­bra­pa, IAC e Se­cre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra de São Pau­lo) e da in­dús­tria de tor­ra­do & moí­do (Abic) e so­lú­vel (Abics).

(Mar­cos Ma­tos, di­re­tor ge­ral e Li­li­an Ven­dra­met­to, ges­to­ra de Sus­ten­ta­bi­li­da­de do Cecafé)

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