Outubro está chegando e Goiânia vai integrar o circuito da Caminhada Nacional Contra a Obesidade, que vai acontecer no dia 21 de outubro, no Parque Areião. A programação organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica prevê atividade física, a presença de equipe multidisciplinar , para verificar o peso de cada um dos interessados e informações sobre a melhor alternativa para manter uma boa qualidade de vida.
É importante lembrar que, a obesidade está longe de ser tratada apenas como uma questão estética. É uma doença, que atinge 18% da população brasileira. Muito está sendo pesquisado para aferir os males que chegam junto com o excesso de peso. Hipertensão e problemas cardíacos estão na ponta desses problemas.
Dentro dessa evolução da Medicina, existem varias técnicas de cirurgias de emagrecimento. Mas a cirurgia é apenas uma das terapias e que tem eficiência se o paciente adotar novos hábitos de vida e de alimentação, para garantir, efetivamente, a melhoria na qualidade de sua vida.
O alerta é necessário porque um efeito colateral do mundo atual, com muita tecnologia e acesso fácil a açúcares e massas a tendência é que a parcela de pessoas acima do peso cresça nos próximos anos. Goiás, por exemplo, tem 47% das pessoas com excesso de peso. Isso significa que precisam ser tratados.
A boa alimentação, com o consumo equilibrado de frutas, verduras, legumes, carboidratos e proteínas, aliada à prática de exercício, é o começo de todo tratamento. Porque traz junto a desejada mudança de qualidade de vida. Temos que ter sim as facilidades do mundo atual, mas devemos cuidar para que essa comodidade não seja transformada em quilos a mais. Que, por sua vez, crescem mais e mais com o passar dos anos, se não houver essa mudança de atitude.
Então, a hora é agora!! Vamos caminhar contra a obesidade. Com a ajuda de um profissional e um acompanhamento constante. A força de vontade do paciente sempre será importante assim como, a presença de pessoas incentivando e compartilhando os bons hábitos.
Por isso, a caminhada se desenha como um momento importante. Para encontrar pessoas que tenham esse desejo de mudança. E pessoas que trabalham com essa questão na rotina diária de trabalho. Que exige disciplina, dedicação e solidariedade. Para que caminhemos, acima de tudo, para uma vida melhor.
(Leonardo Porto Sebba, gastrocirurgião)