Vivemos uma época de muitas dificuldades nas relações sociais . Dificuldades e degradações em todos os âmbitos da vida. A família é a célula mater da sociedade. E ela é justamente a origem, a gênese, o nascedouro de tantas deformações, transgressões e subversão de valores.
“A família como célula mater da sociedade”. O crédito deste princípio é de Ruy Barbosa, jurisconsulto e senador baiano, falecido em 1923. Uma das maiores inteligências que este país já teve. Foi um dos mais notáveis tribunos do fim do império e primeira república.
Para sorte dele(Ruy), talvez, foi derrotado 2 vezes em eleições a presidente da república. O que ele tão aguerridamente denunciava naquela época se repete hoje, na mesma natureza, e em escala bem maior por aumento da população de governantes e políticos em atividade. A maldita e malsinada corrupção.
A família deve ser levada em consideração como se fosse uma miniatura, uma maquete, um microcosmo da nação, do país, na natureza estamental, moral e social de um povo em suas relações diversas, seja com as pessoas, com os segmentos da sociedade civil, pública ou privada.
É bem conhecida a gênese das ciências econômicas. A economia teve como origem a administração de uma casa, a família, o lar. O verbete vem do grego oikos, casa, domicílio. A dona de casa, ainda majoritariamente, é considerada a mãe da economia; inspirada nela foi sistematizada como ciência nos dias de hoje. Se tornou um sistema tecnocientífico dos mais relevantes na organização estatal (administração política); como também de qualquer empresa, a exemplo dos ramos financeiro e bancário.
Ora, tendo em comento as questões das relações humanas, as relações e interações pessoais, a família adquire o papel e influência das mais importantes na construção, na formação da sociedade como um todo. Nessa fundamental participação a educação dos filhos, das crianças, dos jovens terá uma influência protagonista e modelo na constituição no sentido de nação, de nacionalidade, de pátria como organização em todos os seus quesitos de moralidade, civilidade, cidadania e comportamento ético (de etos, costume, uso de um povo, de uma comunidade).
Tem-se como um consenso, uma anuência entre os estudiosos e cientistas da natureza das relações sociais que a família molda o indivíduo . Os expedientes, as características e hábitos de uma sociedade, de um povo e de uma nação constituem o corolário (reflexos) da qualificação educacional que os filhos recebem sob a tutela, supervisão e orientação no seio familiar. Daí o sentido da família como célula mater da sociedade.
Nesse sentido busquemos um exemplo lapidar de um grande humanista e pensador. Aristóteles (384-322 a.C). Ele foi o maior representante das ciências e filosofia ocidental. Ele pode ser considerado o prócere e protagonista na formação ética e moral do indivíduo. Para ele toda criança é aética e amoral. Em outros termos, ela nasce absolutamente analfabeta e ignorante em qualquer rudimento ou nação de moral e de ética. É como se ela nascesse inimputável a qualquer deslize ou transgressões desses princípios. Portanto, ética não é congênita e deve ser ensinada, treinada e praticada( palavras de Aristóteles) .
As relações de esquisitice, de inversão de valores, de quebra de hierarquia entre pessoas têm vicejado dentro das próprias famílias, dos lares; degradações que se reproduzem nas escolas e se espraiam por toda a sociedade.
Vamos assim repicar o comportamento nas relações filhos/pais. Tem sido disseminada uma cultura de um novo modelo educacional. Tendência ou diretriz defendida pela nova geração de pais, pelos próprios filhos, pelos direitos dos pais na relação com as escolas, nos moldes e cláusulas do código do consumidor e com a chancela do instituto dos Direitos Humanos.
Existem novas diretrizes na educação da criança. São postulados e métodos de uma nova psicopedagogia. Entre esses princípios estão o de não reprovar o aluno. Ainda que a criança não alcance o mínimo de aprendizagem ela deve passar de série. Nenhum limite constrangedor, coercitivo ou punitivo pode ser aplicado ao filho, ao aluno. Para tanto existe uma lei de título curioso, lei das palmadas. O pai que infringir alguma palmada, chinelada ou cintada à criança, se denunciado por esta pode ser processado e ser penalizado pela justiça. Imagine essa realidade e lei vigentes, o pai pode ser punido se corrigir mais severamente um filho transgressor e rebelde.
Com isto, já em conclusão, ao que sugerem as degradações e subversões das relações sociais é que muito desse cenário disruptivo da ética e dos costumes sugere ter como origem a educação familiar, da educação de berço. Ou mais precisamente da falta dessa educação de nossas crianças e adolescentes. São os filhos sem regras e sem limites.
Pelas tendências que temos, cada vez mais as famílias têm produzido uma geração de indivíduos idiotas, imbecis, malcriados, palermas e tolos. Ao assistirmos muitas das crianças , adolescentes e jovens plugados em suas mídias sociais , em seus aparelhos de games, tablets e smartphones, ficam eles a nos lembrar zumbis , que vagam pelas casas, ambientes sociais e ruas, sem sequer se comunicar olhando nos rostos e olhos dos outros. Muitos já adquiriram até o biótipo do corcunda de Notre Dame.
Mas, ainda tem salvação; felizes e benditos os pais, as famílias que gestam (de gestação mesmo) os filhos, mas que os educam no senso o mais amplo que o termo traduz. Educar não é só engravidar como outra fêmea qualquer. Criação de filhos não se faz como de outros animais, aos quais se dá ração e abrigo. Mais relevante do que criar é o continuo e rigoroso processo de educar, instruir, dar boa escola, boas regras de convivência com o meio social onde estiver inserido o indivíduo. Então com tal expediente , sim, as famílias estarão criando e formando cidadãos educados, trabalhadores e construtivos. Para o bem da própria pessoa, para as próprias famílias e para o mundo . Setembro /2018.
(João Joaquim, médico, articulista DM. facebook/ joão joaquim de oliveira www.drjoaojoaquim.blogspot.com - WhatsApp (62)98224-8810)