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OPINIÃO

De volta às origens

Pou­cos es­ta­dis­tas com­põ­em a lis­ta de lí­de­res na­ci­o­na­lis­tas que co­lo­cam o in­te­res­se da na­ção aci­ma dos seus, e com pou­cas pa­la­vras mas ati­tu­des fir­mes, con­se­guem mu­dar o cur­so de uma na­ção pa­ra sem­pre.

"I ha­ve only two words to tell you: ple­a­se go" ("só te­nho du­as pa­la­vras a lhe di­zer: por fa­vor, vá"). Foi di­zen­do ape­nas is­so que Wins­ton Chur­chill frus­trou a ex­pec­ta­ti­va de seus co­le­gas no par­la­men­to in­glês, que es­pe­ra­vam de­le, en­tão lí­der opo­si­cio­nis­ta, um lon­go, con­tun­den­te e bri­lhan­te dis­cur­so con­tra o en­tão pri­mei­ro-mi­nis­tro do Rei­no Uni­do, Ar­thur Ne­vil­le Cham­ber­lain, que fo­ra ao Le­gis­la­ti­vo pa­ra se ex­pli­car de­pois do de­sas­tra­do Acor­do de Mu­ni­que, que fi­ze­ra com Adolf Hit­ler, en­tre­gan­do-lhe de mão bei­ja­da a re­gi­ão dos Su­de­tos, em tro­ca de pro­mes­sa de paz - o que le­vou Hit­ler a ocu­par o res­to in­tei­ro da Che­cos­lo­vá­quia e de­pois qua­se to­da a Eu­ro­pa.

Com ape­nas aque­las du­as pa­la­vras Chur­chill foi ful­mi­nan­te e pôs fim a um go­ver­no pu­si­lâ­ni­me, que sob o pre­tex­to da con­ci­li­a­ção, só es­ti­mu­lou a ação do mais san­gui­ná­rio dos di­ta­do­res da his­tó­ria do oci­den­te. O gor­do lor­de bri­tâ­ni­co, com seu in­de­fec­tí­vel cha­ru­to, con­du­ziu seu po­vo na re­sis­tên­cia ti­tâ­ni­ca que mu­dou o cur­so de uma trá­gi­ca his­tó­ria. Es­te era um es­ta­dis­ta. (Es­ta­dão).

Es­ta­dis­ta, por de­fi­ni­ção, é uma pes­soa ver­sa­da nos prin­cí­pios ou na ar­te de go­ver­nar, um ho­mem de Es­ta­do. Na de­fi­ni­ção do in­te­lec­tu­al e le­xi­có­gra­fo An­tô­nio Hou­aiss, é a pes­soa ver­sa­da nos prin­cí­pios ou na ar­te de go­ver­nar, ati­va­men­te en­vol­vi­da em con­du­zir os ne­gó­ci­os de um go­ver­no e em mol­dar a sua po­lí­ti­ca; ou ain­da pes­soa que exer­ce li­de­ran­ça po­lí­ti­ca com sa­be­do­ria e sem li­mi­ta­ções par­ti­dá­ri­as.

No Bra­sil, a des­pei­to de es­cri­to­res de fra­ca for­ma­ção in­te­lec­tu­al que au­to-in­ti­tu­lam-se de ‘jor­na­lis­tas’ sol­ta­rem su­as pé­ro­las de re­si­na pa­ra afa­ga­rem o ego de dés­po­tas que go­ver­na­ram pen­san­do ape­nas em si, os qua­is de­li­be­ram que têm que fi­car ri­cos, tal­vez co­mo um re­ma­nes­cen­te de trau­ma não su­pe­ra­do por aqui­lo que lhes foi pri­va­do em sua in­fân­cia po­bre e que os fi­ze­ram de­ci­dir pe­lo di­nhei­ro co­mo ‘deus’. Des­te mo­do, as­su­mem o po­der des­pre­pa­ra­dos pa­ra ele, usur­pan­do da for­ça ou­tor­ga­da pe­lo po­vo, pa­ra, nes­se mo­men­to, con­tra o po­vo agir, pi­so­te­an­do-o, co­mo uma for­ma de su­prir uma von­ta­de sub­con­sci­en­te de es­tar aci­ma de to­dos, o que os le­va a fi­car con­tra to­dos.

Um es­ta­dis­ta pas­sa pe­lo en­ten­di­men­to de que o go­ver­no  é do po­vo, pe­lo po­vo e pa­ra o po­vo, pa­la­vras as­sen­ta­das na Cons­ti­tu­i­ção da Quin­ta Re­pú­bli­ca Fran­ce­sa de 1958 e que fi­ca­ram cé­le­bres no dis­cur­so pro­fe­ri­do por Abra­ham Lin­coln, de­pois da Guer­ra de Se­ces­são, uma guer­ra ci­vil san­gren­ta que di­vi­di­ra a na­ção.

Con­ta a his­tó­ria que ele pre­ci­sou de pou­quís­si­mos mi­nu­tos - ape­nas dois - pa­ra, em seu dis­cur­so em ho­me­na­gem pós­tu­ma aos sol­da­dos en­ter­ra­dos no Ce­mi­té­rio de Gettysburg (o Gettysburg Ad­dress), di­zer que não ha­via ven­ce­do­res nem ven­ci­dos, mas sim uma na­ção vi­to­ri­o­sa, o que ele con­sub­stan­ci­a­ria na 13.ª Emen­da à Cons­ti­tu­i­ção, abo­lin­do a es­cra­va­tu­ra.

Um cur­tís­si­mo dis­cur­so, di­ga-se de pas­sa­gem.  Em ape­nas 272 pa­la­vras di­tas em me­nos de dois mi­nu­tos, o pre­si­den­te Lin­coln in­vo­cou os prin­cí­pios da igual­da­de da De­cla­ra­ção de In­de­pen­dên­cia pa­ra de­fi­nir o fi­nal da Guer­ra Ci­vil co­mo um no­vo nas­ci­men­to da li­ber­da­de que iria tra­zer igual­da­de en­tre to­dos os ci­da­dã­os, cri­an­do uma na­ção uni­fi­ca­da on­de os po­de­res dos es­ta­dos não se so­bre­pu­ses­sem ao  ‘go­ver­no do po­vo, pe­lo po­vo e pa­ra o po­vo’.

Ro­nal­do Cai­a­do em Go­i­ás con­se­guiu cons­tru­ir uma am­pla ali­an­ça, que su­pe­ra os acer­tos po­lí­ti­cos ofi­ci­ais, pa­ra con­so­li­dar uma von­ta­de es­par­sa de lí­de­res de to­dos os par­ti­dos e que o fez che­gar ao fim do pe­rí­o­do elei­to­ral con­so­li­da­do pa­ra em pri­mei­ro tur­no, as­su­mir o Go­ver­no do Es­ta­do de Go­i­ás.

Um Go­ver­no em que seu an­te­ces­sor, Jo­sé Éli­ton, lhe en­tre­ga­rá, na ca­sa dos R$ 20,7 bi­lhões em dí­vi­das, sen­do R$ 20,3 bi­lhões da ad­mi­nis­tra­ção di­re­ta e R$ 370 mi­lhões de em­pre­sas es­ta­tais, cu­jo Es­ta­do é ga­ran­ti­dor. Em 16 anos a dí­vi­da do Es­ta­do cres­ceu 156%.

É bom que se fri­se que nos úl­ti­mos 16 anos go­ver­nou Mar­co­ni Pe­ril­lo, e ao que apon­tam da­dos ofi­ci­ais, Go­i­ás ocu­pa os pri­mei­ros lu­ga­res no ranking bra­si­lei­ro de dí­vi­da con­so­li­da­da.

Ro­nal­do Cai­a­do vem de um tra­di­cio­nal fa­mí­lia go­i­a­na que se des­ta­cou por ocu­par es­pa­ços de po­der po­lí­ti­co ao lon­go de su­as ge­ra­ções.

Uma gran­de atu­a­ção po­lí­ti­ca foi a do ex-Se­na­dor por Go­i­ás,  An­tô­nio Ra­mos Cai­a­do (To­tó Cai­a­do), seu avô, que fi­cou co­nhe­ci­do por sua lu­ta pe­la im­plan­ta­ção da es­tra­da de fer­ro em Go­i­ás.

Quan­do de sua as­cen­são po­lí­ti­ca co­mo De­pu­ta­do Fe­de­ral em 1909, a es­tra­da de fer­ro es­ta­va pa­ra­li­sa­da em Ara­gu­a­ri (MG), sen­do que pa­ra se des­lo­car aos gran­des cen­tros do pa­ís, os go­i­a­nos ti­nham que se vi­a­jar de ca­va­lo até Ara­gu­a­ri, pa­ra da­li pe­gar o trem de fer­ro.

Ape­sar da po­si­ção es­tra­té­gi­ca e do po­ten­ci­al pro­du­ti­vo de Go­i­ás, so­men­te em 1912 são cons­tru­í­dos os pri­mei­ros tri­lhos no ter­ri­tó­rio go­i­a­no.

Co­mo bom go­i­a­no e de­fen­sor do pro­gres­so do Es­ta­do, To­tó Cai­a­do, jun­ta­men­te com ou­tros par­la­men­ta­res de en­tão, lu­tou co­mo con­se­guiu a im­plan­ta­ção da Es­tra­da de Fer­ro Go­i­ás, que em 1913, che­gou à Ipa­me­ri.

A his­tó­ria da Es­tra­da de Fer­ro Go­i­ás (EFG) en­tre­la­ça-se à his­tó­ria de mui­tos mu­ni­cí­pios do Su­des­te Go­i­a­no e tam­bém à de al­gu­mas fa­mí­lias des­sa re­gi­ão.

Quan­do, em 1913, os tri­lhos vin­dos do su­des­te bra­si­lei­ro al­can­çam Go­i­ás, inau­gu­ra-se no­vas pos­si­bi­li­da­des de in­te­gra­ção do ter­ri­tó­rio go­i­a­no ao mer­ca­do na­ci­o­nal e sua aber­tu­ra ao ad­ven­to da mo­der­ni­za­ção ter­ri­to­ri­al. A im­plan­ta­ção da re­de fer­ro­vi­á­ria vi­a­bi­li­zou mai­or co­mu­ni­ca­ção e in­te­ra­ção com o cen­tro eco­nô­mi­co do pa­ís (Su­des­te), al­te­ran­do, por­tan­to, o pa­ra­dig­ma da dis­tân­cia.

De­no­mi­na­da ini­ci­al­men­te Es­tra­da de Fer­ro Al­to To­can­tins, foi au­to­ri­za­do o tre­cho de Ca­ta­lão, com o ob­je­ti­vo de li­gar a ci­da­de de Go­i­ás, en­tão Ca­pi­tal do Es­ta­do, a Cu­ia­bá.

A his­tó­ria ates­ta que em 1930 To­tó Cai­a­do foi con­du­zi­do  pre­so de Go­i­ás pa­ra o Rio de Ja­nei­ro e lá per­ma­ne­ceu pre­so sob pa­la­vra, ou se­ja, não po­de­ria se au­sen­tar da­que­la ci­da­de. Em seu re­tor­no pa­ra Go­i­ás, em 1932, ele foi acla­ma­do em to­das as es­ta­ções da es­tra­da de fer­ro, não por aca­so, mas por­que ele mes­mo a trou­xe pa­ra Go­i­ás. O ates­ta­do da in­ter­ven­ção de To­tó Cai­a­do pa­ra o pro­gres­so de Go­i­ás vem das mãos do po­vo, que, aci­ma dos li­vros, man­têm a his­tó­ria vi­va.

“Uma das me­tas do Se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do é pres­sio­nar o go­ver­no fe­de­ral, se­ja qual for o pró­xi­mo pre­si­den­te, a con­clu­ir as obras fer­ro­vi­á­rias em Go­i­ás, que já de­ve­ri­am ter si­do inau­gu­ra­das em Ju­lho des­te ano, mas que es­tão pa­ra­li­sa­das. Es­sas obras são de vi­tal im­por­tân­cia pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co de Go­i­ás, e não po­dem fi­car pa­ra­das eter­na­men­te. É pre­ci­so rei­ni­ci­ar as obras o quan­to an­tes, não só no in­te­res­se de Go­i­ás, mas de to­do o Bra­sil”, dis­se Cai­a­do ao Di­á­rio da Ma­nhã. So­men­te o Go­ver­no Fe­de­ral po­de cons­tru­ir fer­ro­vi­as in­te­res­ta­du­ais, mas o go­ver­no do Es­ta­do po­de e de­ve fa­zer pres­são po­lí­ti­ca pa­ra que as obras an­dem”. (Di­á­rio da Ma­nhã, edi­ção de 21/09/2018).

Go­i­ás é o pon­to de con­ver­gên­cia de du­as im­por­tan­tes fer­ro­vi­as que ain­da não fo­ram con­cluí­das: a Fer­ro­via Tran­scon­ti­nen­tal e a Fer­ro­via Nor­te-Sul.

Ao ser con­fi­gu­ra­da es­ta re­a­li­da­de, as fer­ro­vi­as irão ele­var o PIB de Go­i­ás em ci­fras mul­ti­bi­lio­ná­rias e co­lo­car o Es­ta­do a par de igual­da­de en­tre os pri­mei­ros do Bra­sil. Daí a  ur­gên­cia na con­clu­são da ma­lha fer­ro­vi­á­ria que obri­ga­to­ri­a­men­te, te­rá tri­lhos no chão  go­i­a­no.

“O fu­tu­ro exi­ge pas­sar por um lu­gar, e es­se lu­gar é Go­i­ás”, Ro­nal­do Cai­a­do.

Um es­ta­dis­ta de­sen­vol­ve o pa­ís que co­man­da com su­pe­ra­ção de cri­ses, mul­ti­pli­ca­ção de em­pre­gos e ren­da e o tor­na uma po­tên­cia eco­nô­mi­ca, ci­en­tí­fi­ca, tec­no­ló­gi­ca, in­dus­tri­al, agrí­co­la e mi­li­tar, por­que ele res­ti­tui a gran­de­za de seu pa­ís.

Não hou­ve ne­nhum go­ver­nan­te que pos­sa ter si­do re­co­nhe­ci­do co­mo es­ta­dis­ta no Bra­sil. Po­de­mos di­zer que ti­ve­mos ape­nas um si­mu­la­cro de es­ta­dis­ta. Re­fi­ro-me a Ge­tú­lio Var­gas, que su­jou sua ex­tra­or­di­ná­ria bi­o­gra­fia de as­cen­são ao fa­zer pou­co das ins­ti­tu­i­ções e abu­sar de seu po­der de man­do.

O que se vê atu­al­men­te em Go­i­ás é uma gran­de ali­an­ça que con­se­guiu re­u­nir to­dos os par­ti­dos, atra­vés de su­as cor­ren­tes, em um no­me de con­sen­so, Ro­nal­do Cai­a­do. Mui­tos per­de­ram o bon­de, e nes­te exa­to mo­men­to, mui­tos ou­tros ten­tam pe­gar o bon­de an­dan­do.

Con­for­me for a sua ges­tão co­mo go­ver­na­dor, cu­ja elei­ção é da­da co­mo cer­ta pe­los ín­di­ces das pes­qui­sas em vo­ga, e em pri­mei­ro tur­no, co­gi­ta-se o no­me de Ro­nal­do Cai­a­do pa­ra dis­pu­tar pos­te­rior­men­te a Pre­si­dên­cia de Re­pú­bli­ca, co­mo uma su­ces­são na­tu­ral de seu de­sem­pe­nho po­lí­ti­co.

Va­mos aguar­dar.

(Sil­va­na Mar­ta, jor­na­lis­ta)

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