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OPINIÃO

Estado laico: Estado do Povo

A pa­la­vra “lai­co” ou “lei­go” (em por­tu­guês) de­ri­va da pa­la­vra “laikós” (em gre­go), que sig­ni­fi­ca “do Po­vo”. Nes­te sen­ti­do, to­dos e to­das so­mos igual­men­te lai­cos ou lei­gos, ou se­ja, “do Po­vo”.

Por­tan­to, o Es­ta­do - em ní­vel lo­cal (Go­ver­no Mu­ni­ci­pal), re­gi­o­nal (Go­ver­no Es­ta­du­al) e na­ci­o­nal (Go­ver­no Fe­de­ral) - é do Po­vo (Po­pu­lar). É o Po­vo que faz o Es­ta­do, pe­la prá­ti­ca da De­mo­cra­cia in­di­re­ta (elei­ções li­vres de seus re­pre­sen­tan­tes) e da De­mo­cra­cia di­re­ta (ple­bis­ci­tos, re­fe­ren­dos e leis de ini­ci­a­ti­va po­pu­lar). O Po­vo é so­be­ra­no e não po­de ser ma­ni­pu­la­do, com­pra­do e usa­do por gru­pos po­de­ro­sos, em fun­ção de seus in­te­res­ses eco­nô­mi­cos e po­lí­ti­cos.

Ou­tro Bra­sil é pos­sí­vel e ne­ces­sá­rio! Co­mo Po­vo de tra­ba­lha­do­res e tra­ba­lha­do­ras, que pro­du­zem to­dos os bens do pa­ís, pre­ci­sa­mos com ur­gên­cia to­mar as ré­de­as do Es­ta­do (Po­der Ju­di­ci­á­rio, Le­gis­la­ti­vo e Exe­cu­ti­vo), que é nos­so, cons­tru­in­do o Pro­je­to Po­pu­lar (so­ci­al, eco­nô­mi­co, po­lí­ti­co, eco­ló­gi­co e cul­tu­ral), que é a So­ci­e­da­de do Bem Vi­ver e do Bem Con­vi­ver, ou - à luz da Fé - o Rei­no de Deus na his­tó­ria do ser hu­ma­no e do mun­do.

Po­der é ser­vi­ço. To­dos e to­das te­mos al­gum po­der, que de­ve­mos exer­cer em be­ne­fí­cio do bem co­mum. Nas elei­ções pre­ci­sa­mos es­co­lher Par­ti­dos ou Cor­ren­tes de Par­ti­dos e Po­lí­ti­cos/as, que es­te­jam im­bu­í­dos/as des­se es­pí­ri­to e se iden­ti­fi­quem com o Pro­je­to Po­pu­lar, co­mo Pro­je­to al­ter­na­ti­vo ao Pro­je­to Ca­pi­ta­lis­ta Ne­o­li­be­ral, que - por ser um Pro­je­to es­tru­tu­ral­men­te de­si­gual e vi­o­len­to, iní­quo e per­ver­so, in­jus­to e an­ti­é­ti­co - não po­de ser re­for­ma­do ou hu­ma­ni­za­do, mas de­ve ser su­pe­ra­do.

Sen­do a his­tó­ria um pro­ces­so di­a­lé­ti­co (con­tra­di­tó­rio), a úni­ca coi­sa que po­de­mos fa­zer - en­quan­to cons­tru­í­mos (dan­do pas­sos con­cre­tos), no meio de con­tra­di­ções e am­bi­gui­da­des, o Pro­je­to Po­pu­lar - é ame­ni­zar, com pro­gra­mas so­ci­ais as­sis­ten­ci­ais e pro­mo­cio­nais, os efei­tos de­le­té­rios do Pro­je­to Ca­pi­ta­lis­ta Ne­o­li­be­ral pa­ra a mai­o­ria do Po­vo. Os/as que es­tão pre­o­cu­pa­dos/as com a “go­ver­na­bi­li­da­de ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral” e a re­for­çam com sua prá­ti­ca po­lí­ti­ca, não es­tão com­pro­me­ti­dos/as (mes­mo que di­gam o con­trá­rio) com o Pro­je­to Po­pu­lar.

En­tre os Par­ti­dos ou Cor­ren­tes de Par­ti­dos e seus Po­lí­ti­cos/as, que de­fen­dem a cons­tru­ção do Pro­je­to Po­pu­lar e os Par­ti­dos ou Cor­ren­tes de Par­ti­dos e seus Po­lí­ti­cos/as, que de­fen­dem a ma­nu­ten­ção do Pro­je­to Ca­pi­ta­lis­ta Ne­o­li­be­ral - nu­ma pra­ti­ca po­li­ti­ca co­e­ren­te (não opor­tu­nis­ta), hu­ma­na e éti­ca - não dá pa­ra fa­zer “ali­an­ça” (que é “co­mu­nhão de Pro­je­tos”), mas so­men­te “acor­dos pon­tu­ais” (mui­tas ve­zes por ra­zões di­fe­ren­tes e até opos­tas) em de­ter­mi­na­das si­tu­a­ções con­jun­tu­ra­is con­cre­tas.

Lem­bre­mos dis­so nas elei­ções! Não nos dei­xe­mos en­ga­nar por Po­lí­ti­cos/as opor­tu­nis­tas, hi­pó­cri­tas e de­ma­go­gos, que usam to­dos os mei­os - in­clu­si­ve a Re­li­gi­ão e o no­me de Deus - pa­ra le­gi­ti­mar si­tu­a­ções po­lí­ti­cas in­jus­tas, de­su­ma­nas, an­ti­e­co­ló­gi­cas e an­ti­é­ti­cas, e pa­ra de­fen­der seus pró­prios in­te­res­ses e os dos gru­pos po­lí­ti­cos po­de­ro­sos aos qua­is ser­vem e dos qua­is são me­ros fan­to­ches.

O Es­ta­do do Po­vo (lai­co) e to­das as re­a­li­da­des tem­po­ra­is são au­tô­no­mas, em sua es­tru­tu­ra e fun­cio­na­men­to. Não de­pen­dem de ne­nhu­ma Re­li­gi­ão ou Igre­ja. Por exem­plo, não exis­te Par­ti­do Po­lí­ti­co “cris­tão”. O que exis­te é so­men­te Par­ti­do Po­lí­ti­co, que - em seus qua­dros - po­de ter ci­da­dã­os/ãs que são tam­bém cris­tã­os/ãs. Não exis­te De­mo­cra­cia “cris­tã”. O que exis­te é so­men­te De­mo­cra­cia, que po­de ser pra­ti­ca­da por ci­da­dã­os/ãs que são tam­bém cris­tã­os/ãs.

Por au­to­no­mia das re­a­li­da­des tem­po­ra­is en­ten­de-se que “to­das as coi­sas pos­su­em con­sis­tên­cia, ver­da­de, bon­da­de e leis pró­pri­as, que o ser hu­ma­no de­ve res­pei­tar, re­co­nhe­cen­do os mé­to­dos pe­cu­li­a­res de ca­da ci­ên­cia e ar­te”.

As re­a­li­da­des tem­po­ra­is e as da Fé “têm ori­gem no mes­mo Deus. An­tes, quem se es­for­ça com hu­mil­da­de e cons­tân­cia por pers­cru­tar os se­gre­dos da na­tu­re­za, é, mes­mo quan­do dis­so não tem con­sci­ên­cia, co­mo que con­du­zi­do pe­la mão de Deus, o qual sus­ten­ta as coi­sas e as faz ser o que são” (Con­cí­lio Va­ti­ca­no II. A Igre­ja no mun­do de ho­je - GS 36).

Por­tan­to, a Fé - se for ver­da­dei­ra - não alie­na e não é ópio do Po­vo, mas é uma luz que ilu­mi­na a ra­zão pa­ra que o ser hu­ma­no pos­sa en­ten­der me­lhor e mais pro­fun­da­men­te o sen­ti­do de sua vi­da e de to­das as for­mas de vi­da que exis­tem no mun­do. "A Fé es­cla­re­ce to­das as coi­sas com luz no­va. Ma­ni­fes­ta o pla­no di­vi­no so­bre a vo­ca­ção in­te­gral do ser hu­ma­no. E por is­so ori­en­ta a men­te pa­ra so­lu­ções ple­na­men­te hu­ma­nas" (GS 11).

O ple­na­men­te hu­ma­no, pa­ra os cris­tã­os/ãs, in­clui a di­men­são da Fé. Quan­do ver­da­dei­ra, a Fé hu­ma­ni­za, tor­na o ser hu­ma­no mais ser hu­ma­no. O au­tên­ti­co cris­tia­nis­mo é um hu­ma­nis­mo ple­no (ra­di­cal). Ser cris­tã­os/ãs é ser ple­na­men­te (ra­di­cal­men­te) hu­ma­nos. O ple­na­men­te (ra­di­cal­men­te) hu­ma­no é cris­tão (di­vi­no em Cris­to) e o cris­tão é ple­na­men­te (ra­di­cal­men­te) hu­ma­no. "To­do aque­le que se­gue Cris­to, o Ho­mem per­fei­to, tor­na-se ele tam­bém mais ser hu­ma­no" (GS 41).

Co­mo se­res hu­ma­nos e co­mo cris­tã­os/ãs, lu­ta­mos por um hu­ma­nis­mo ple­no (ra­di­cal) que se­ja na­tu­ral e um na­tu­ra­lis­mo ple­no (ra­di­cal) que se­ja hu­ma­no. A na­tu­re­za é o jar­dim e o ser hu­ma­no, o jar­di­nei­ro. O jar­dim não exis­te sem o jar­di­nei­ro e o jar­di­nei­ro não exis­te sem o jar­dim.

Em tem­po de elei­ções, es­te­ja­mos de olhos bem aber­tos e gri­te­mos al­to e bom som: o Es­ta­do é do Po­vo (lai­co), o Es­ta­do so­mos nós!

(Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no, dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção - SP). Pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG – E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])

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