Emoções! Como pode ser difícil liderar nossas emoções, e, as dos outros então? Uma tarefa impossível!
Basta um pequeno episódio, para despertar em nós emoções muito diferentes. Isso ocorre porque, o sistema límbico, do nosso cérebro, faz com que as emoções permaneçam enraizadas em nosso subconsciente, compondo no que somos. Extraímos do subconsciente aqueles pensamentos que expressam nossa personalidade individual
A Mente Subconsciente é a sede de todas as emoções, de todos os sentimentos. Cada memória que faz parte da nossa história, tem uma carga emocional conectada. Esse misterioso subconsciente que comanda nossas emoções também é responsável pelas batidas do coração, controle da corrente sanguínea, regula a digestão, assimilação e eliminação dos alimentos.
Houve um tempo que era vantagem ter um QI (Coeficiente de Inteligência) elevado, crianças do mundo inteiro foram consideradas prodígios quando seu QI foi quantificado alto. Mas hoje em dia antes do QI mede-se o nível que QE (Coeficiente de Emoções) que é ter um nível de inteligência emocional elevado, é ter além do "jogo de cintura" para driblar conflitos, a "empatia" - a habilidade de colocar-se no papel das outras pessoas, para poder entendê-las, ajudá-las ou convencê-las
A inteligência emocional requer tempo e paciência. Assim, se seu poder de aguentar pressões é alto, se a sua paciência suporta stress e se você põe a mão na massa. Parabéns! Seu sucesso na vida emocional, material e espiritual será mais fácil, em relação aos que têm um "QI" acima da média, que não conseguem lidar com problemas, não suportam emergências com naturalidade, e chegam, às vezes, à perda do controle emocional, provocando desastres talvez até irremediáveis.
As nossas emoções são postas à prova constantemente e requer certa destreza psicológica, certa dose de criatividade e talento na tomada de atitudes e comportamentos, de forma a não nos prejudicarmos nem aos outros, e, conseguirmos ultrapassar, os resultados insatisfatórios obtidos.
Manter-se no eixo e não agir de forma reativa ao que acontece à nossa volta, nos dias de hoje, torna-se um desafio cada vez mais frequente. A cada novo acontecimento, registramos padrões de comportamento reativo àquilo que não vem ao encontro das nossas expectativas. A grande maioria dos problemas recorrentes da atualidade é consequência da falta da compreensão da complexidade de nós mesmos e das nossas relações interpessoais. Desejamos fervorosamente algumas conquistas, enquanto nos distanciamos do que, realmente, configura nossa satisfação plena.
São pequenos desgastes diários por conflitos que se iniciam em nós e se estendem para as esferas familiares profissionais e sociais, os quais assumem um vulto desproporcional, comprometendo nosso equilíbrio.
É necessário identificar nosso eixo, o centro de equilíbrio que nos permite estar no controle da situação com foco no resultado que queremos conquistar.
O conhecimento da interação das mentes consciente e subconsciente lhe permitirá transformar toda a sua vida, ou pelo menos melhorá-la de forma considerável. Pode não ser fácil mas se não nos dispusermos a buscar, jamais haverá conquista. Procure um Coach e descubra sua fórmula do sucesso.
(Josanne Gonzaga, Coach e Terapeuta Quântica e Escritora (05 Livros publicados, e participação em 03 Antologias), E-mail jogonza[email protected] watzap 62 9 9200-0733)