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OPINIÃO

Metrópoles do futuro, cidadãos do presente

De­ba­ter o fu­tu­ro é sem­pre de­sa­fi­a­dor. Mui­to se fa­la so­bre co­mo se­rão as ci­da­des do ama­nhã. Inú­me­ros pro­je­tos são lan­ça­dos pa­ra en­fren­tar gran­des de­sa­fi­os glo­bais: po­lu­i­ção, con­su­mis­mo, des­per­dí­cio de re­cur­sos (água, luz, ali­men­tos), cri­mi­na­li­da­de, sus­ten­ta­bi­li­da­de am­bien­tal, mo­bi­li­da­de ur­ba­na e de­sem­pre­go cres­cen­te.

Se­gun­do es­tu­do da Ox­ford Eco­no­mics ape­nas 750 ci­da­des no mun­do irão con­cen­trar 30% dos em­pre­gos no pla­ne­ta e 61% do PIB mun­di­al. O ho­mem do fu­tu­ro vi­ve­rá ma­jo­ri­ta­ria­men­te em áre­as ur­ba­nas, e  se­rá ne­vrál­gi­co o mo­do co­mo os go­ver­nos/ONGs, em­pre­sas irão li­dar com es­ta su­per­po­pu­la­ção das ci­da­des.

Os ci­da­dã­os, prin­ci­pal­men­te das gran­des ci­da­des, pre­ci­sa­rão re­fle­tir e agir so­bre qua­is se­rão as re­gras da boa con­vi­vên­cia, dos de­ve­res e dos di­rei­tos no to­can­te aos re­cur­sos na­tu­ra­is, li­xo, trân­si­to.

Em 2030, se­gun­do a ONU, as me­ga­ci­da­des No­va York, Shan­gai e São Pau­lo te­rão po­pu­la­ções gi­gan­tes­cas, da or­dem de 20, 30 ou até qua­se 40 mi­lhões de pes­so­as. Se fo­ra do Bra­sil a dis­cus­são se­gue in­ten­sa, e di­ver­sas ações já es­tão em cur­so (car­ros elé­tri­cos, co­le­ta se­le­ti­va do li­xo, reu­ti­li­za­ção de água, ener­gia lim­pa), em nos­sas ter­ras tro­pi­cais ain­da há mui­to por fa­zer.

As gran­des ci­da­des bra­si­lei­ras so­frem com as fac­ções cri­mi­no­sas, o trân­si­to ca­ó­ti­co, e com os ci­da­dã­os ca­da vez mais es­tres­sa­dos e do­en­tes. Os go­ver­nos (mu­ni­ci­pal, es­ta­du­al e fe­de­ral) atuam de for­ma mui­to len­ta, e res­ta aos in­di­ví­duos pro­cu­ra­rem o que po­de ser mu­da­do. Se­ja com a con­sci­en­ti­za­ção de que nos­sas ati­tu­des afe­tam a vi­da do ou­tro ou pa­ra o di­á­lo­go com o seu en­tor­no na bus­ca por so­lu­ções.

Um es­tu­do do jor­nal The Eco­no­mist mos­trou que Vi­e­na, Os­lo e Mel­bour­ne são as três pri­mei­ras co­lo­ca­das co­mo me­lho­res ci­da­des pa­ra se vi­ver no pla­ne­ta. O que im­pres­sio­na é o fa­to des­tas não te­rem si­do es­co­lhi­das por cau­sa da sua ri­que­za ape­nas, mas es­pe­ci­al­men­te por se­rem ci­da­des que fun­cio­nam.

Edu­ca­ção, sa­ne­a­men­to bá­si­co e sa­ú­de são os prin­ci­pa­is pon­tos pro­cu­ra­dos por ci­da­dã­os em vá­rios paí­ses pes­qui­sa­dos. No en­tan­to, no Bra­sil, ve­mos que nos­sas ci­da­des es­tão mui­to atrás nes­ses que­si­tos, e fi­ca di­fí­cil ima­gi­nar a dis­tân­cia que es­ta­mos pa­ra ter­mos ci­da­des efi­ci­en­tes e sa­u­dá­veis.

Quan­to à mo­bi­li­da­de ur­ba­na, os pro­ble­mas ain­da não são en­ca­ra­dos de for­ma sé­ria pe­las au­to­ri­da­des, e o uso de au­to­mó­veis e a lo­gís­ti­ca ba­se­a­da no tran­spor­te ro­do­vi­á­rio, por meio ca­mi­nhões, ain­da são a cul­tu­ra do­mi­nan­te. Em­bo­ra já exis­tam mo­vi­men­tos e ações pa­ra a cons­tru­ção de ci­clo­vi­as, ain­da são mui­to tí­mi­das di­an­te do pro­ble­ma. Na ver­da­de te­mos inú­me­ros rios e sis­te­mas dis­po­ní­veis pa­ra uso de em­bar­ca­ções, além de uma cos­ta oce­â­ni­ca imen­sa, mas in­sis­ti­mos em ter o car­ro co­mo so­nho de con­su­mo, e inú­me­ras re­du­ções de im­pos­tos pa­ra com­pra de au­to­mó­veis.

O que es­pe­rar? Edu­ca­ção é o ca­mi­nho pa­ra su­pe­rar e a au­to­con­sci­en­ti­za­ção a cha­ve mes­tre: não cru­zar os bra­ços! Em­bo­ra ain­da te­nha­mos um gran­de “gap”, uma la­cu­na, fren­te às me­lho­res ci­da­des do mun­do, é pre­ci­so sa­ir da inér­cia.

Mui­to do que ho­je te­mos em nos­sas me­tró­po­les é fru­to de nos­sas es­co­lhas tam­bém. As inun­da­ções se­ri­am mui­to me­nos fre­quen­tes se nós ci­da­dã­os jo­gás­se­mos o li­xo nas li­xei­ras, e não nas ru­as, rios, cal­ça­das e jar­dins. É pre­ci­so fa­zer a par­te que nos ca­be.

O trân­si­to bra­si­lei­ro é um dos mais vi­o­len­tos do mun­do, e não é pa­pel so­men­te do go­ver­no pa­ra cor­ri­gir tal si­tu­a­ção, mas de ca­da mo­to­ris­ta. O fa­mo­so jei­ti­nho bra­si­lei­ro apa­re­ce quan­do se ace­le­ra no si­nal ver­me­lho, não se pa­ra nas fai­xas de pe­des­tres ou se di­ri­ge de for­ma pe­ri­go­sa e im­pru­den­te. O que es­tá nas mãos dos in­di­ví­duos, das fa­mí­lias, só po­de­rá ser fei­to por eles mes­mos.

O fu­tu­ro de­pen­de­rá mui­to mais de mim e de vo­cê do que das gran­des cam­pa­nhas e pro­pa­gan­das e das po­lí­ti­cas pú­bli­cas. Pa­ra­fra­se­an­do, e adap­tan­do, Jhon Kenndy Jr, em seu dis­cur­so de pos­se, po­de-se afir­mar: Não per­gun­te o que seu pa­ís, sua ci­da­de, po­de fa­zer por vo­cê, mas o que vo­cê po­de fa­zer por seu pa­ís, por sua ci­da­de. Nós po­de­mos mu­dar o fu­tu­ro ho­je!

(Bru­no Cu­nha, pro­fes­sor e di­re­tor ad­mi­nis­tra­ti­vo da Fa­cul­da­de Can­ção No­va, mis­si­o­ná­rio da Co­mu­ni­da­de Can­ção No­va e au­tor do li­vro “PHN na in­ter­net – 7 #pe­ca­dos­vir­tu@is”, pe­la edi­to­ra Can­ção No­va)

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