A organização dos documentos é um assunto constante no mundo dos negócios. As empresas, sejam elas privadas ou públicas, precisam estar atentas quanto ao arquivamento para que sejam localizados com facilidade e agilidade. A previsão é que até 2021, 94% dos arquivos estejam na nuvem, um dos motivos para essa transformação são as centrais de dados com maior nível de segurança, padronização e automação.
Segundo um estudo do IDC (pesquisa em computação em nuvem), as empresas ainda estão divididas entre o ambiente físico e o virtual, passando por um processo de transição. No entanto, até o próximo ano, 43% dos empresários pretendem migrar seus documentos para a nuvem.
O investimento em gestão na nuvem traz várias vantagens entre elas está a segurança inabalável, envios facilitados, otimização de espaço, fácil acesso, colaboração simultânea e disponibilidade de plataforma. Além de permitir que toda alteração feita nos arquivos possa ser revertida. É possível também recuperar arquivos que tenham sido deletados por engano, por exemplo.
Vale lembrar que uma ferramenta de gestão de processos precisa ser simples e intuitiva o suficiente para qualquer funcionário ou colaborador da empresa tenha facilidade em manusear. Para as empresas, a implementação da nuvem é uma oportunidade de economizar, em termos de capital e de despesas operacionais, além de estimular a receita.
(Fredy Evangelista é CEO e Fundador da Vianuvem, uma das maiores plataformas de gestão de processos no Brasil)