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OPINIÃO

Parábola do amigo importuno

Dis­se-lhes ain­da Je­sus: “Quem den­tre vós, se ti­ver um ami­go e for pro­cu­rá-lo no meio da noi­te e lhe dis­ser: ‘Ami­go, em­pres­ta-me três pã­es, por­que ou­tro ami­go meu aca­ba de che­gar de vi­a­gem e na­da te­nho pa­ra lhe ofe­re­cer’, e se ele res­pon­der de den­tro:

‘Não me im­por­tu­nes; a por­ta já es­tá fe­cha­da, e meus fi­lhos es­tão dei­ta­dos na ca­ma co­mi­go; não pos­so me le­van­tar pa­ra dá-los a ti’.

Di­go-vos: em­bo­ra não se le­van­te pa­ra aju­dá-lo por ser seu ami­go, ao me­nos por cau­sa da sua in­sis­tên­cia se le­van­ta­rá e lhe da­rá tu­do aqui­lo de que pre­ci­sa”.

“Por is­so, tam­bém eu vos di­go: Pe­di e vos se­rá da­do; bus­cais e acha­reis; ba­tei e vos se­rá aber­to, por­que to­do o que pe­de, re­ce­be; o que bus­ca, acha; e ao que ba­te, lhe se­rá aber­to.

Quem de vós é o pai que, se o fi­lho lhe pe­dir pão, lhe da­rá uma pe­dra? Ou, se es­te lhe pe­dir pei­xe, lhe da­rá uma ser­pen­te? Ou ain­da, se o fi­lho pe­dir um ovo, lhe da­rá um es­cor­pi­ão? Ora, se vós, que sois maus, sa­beis dar bo­as dá­di­vas aos vos­sos fi­lhos, quan­to mais o vos­so Pai que es­tá nos céus, da­rá bo­as coi­sas e o Es­pí­ri­to San­to aos que lhe pe­di­rem!

Por­tan­to, tu­do aqui­lo que que­reis que os ho­mens vos fa­çam, fa­zei-o as­sim tam­bém vós a eles, pois es­ta é a Lei e os Pro­fe­tas”. (Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 7, vv. 7 a 12 – Lu­cas, cap. 11, vv. 5 a 13).

Nes­ta pa­rá­bo­la do ami­go im­por­tu­no, Je­sus de­mons­tra que a per­sis­tên­cia po­de­rá fa­zer com que Deus nos aten­da a cer­tos pe­di­dos mes­mo sa­ben­do que não se­rá o me­lhor pa­ra a nos­sa evo­lu­ção es­pi­ri­tual. Por exem­plo, no ca­so do rei Eze­quias, um dos mais vir­tu­o­sos reis de Is­ra­el, con­for­me o li­vro de Isaí­as (38:1-5):

“Na­que­les di­as, Eze­quias ado­e­ceu de uma en­fer­mi­da­de mor­tal; veio ter com ele o pro­fe­ta Isaí­as, fi­lho de Amoz, e lhe dis­se: As­sim diz o SE­NHOR: Põe em or­dem a tua ca­sa, por­que mor­re­rás e não vi­ve­rás. En­tão, vi­rou Eze­quias o ros­to pa­ra a pa­re­de e orou ao SE­NHOR. E dis­se: Lem­bra-te, SE­NHOR, pe­ço-te, de que an­dei di­an­te de ti com fi­de­li­da­de, com in­tei­re­za de co­ra­ção e fiz o que era re­to aos teus olhos; e cho­rou mui­tís­si­mo. En­tão, veio à pa­la­vra do SE­NHOR a Isaí­as, di­zen­do Vai e di­ze a Eze­quias: As­sim diz o SE­NHOR, o Deus de Da­vi, teu pai: Ou­vi a tua ora­ção e vi as tu­as lá­gri­mas; acres­cen­ta­rei, pois, aos teus di­as quin­ze anos.”

Eze­quias, no en­tan­to, nos quin­ze anos se­guin­tes pra­ti­cou o equí­vo­co de mos­trar os seus te­sou­ros aos emis­sá­rios da Ba­bi­lô­nia, fra­gi­li­zan­do o rei­na­do e pos­si­bi­li­tan­do mais tar­de, no tem­po do rei Ze­de­quias, o ca­ti­vei­ro dos ju­deus pe­las mãos de Na­bu­co­no­so.

Nes­se con­tex­to, ob­ser­va-se que is­so tam­bém acon­te­ce quan­do per­sis­ti­mos num ob­je­ti­vo que con­tra­ria a es­tru­tu­ra da nos­sa evo­lu­ção es­pi­ri­tual. Não ra­ras ve­zes, o es­pí­ri­to en­car­nan­te so­li­ci­ta aos men­to­res do Mun­do Mai­or cer­tos com­pro­mis­sos, con­di­ções e cir­cun­stân­cias que não é ca­paz de cum­prir ou de su­por­tar, por exem­plo: so­li­ci­ta pro­vas que não tem es­tru­tu­ra in­te­lec­to-mo­ral pa­ra su­pe­rar. Por is­so, mui­tos su­cum­bem di­an­te das pro­vas da ri­que­za, da po­bre­za, da be­le­za fí­si­ca, da fa­ma, do po­der, da or­fan­da­de, das en­fer­mi­da­des fí­si­cas e men­tais e das con­di­ções fí­si­cas, ma­te­ri­ais, men­tais, psi­co­ló­gi­cas e so­ci­o­ló­gi­cas ex­ces­si­va­men­te fa­vo­rá­veis ou des­fa­vo­rá­veis etc.

Do mes­mo mo­do que os es­pí­ri­tos es­co­lhem mal as su­as con­di­ções en­car­na­tó­ri­as, igual­men­te ocor­re de­pois de en­car­na­dos. Mui­tos in­di­ví­duos per­sis­tem em pro­pó­si­tos, qua­se sem­pre de na­tu­re­za ma­te­ri­al, que lhes cau­sa­rão so­fri­men­tos atro­zes. Não são ra­ros os que se de­di­cam à uma ati­vi­da­de pro­fis­si­o­nal com o úni­co pro­pó­si­to da re­com­pen­sa ma­te­ri­al, sem pen­sar nas con­se­quên­cias mo­ra­is ne­fas­tas de quem tra­ba­lha sem amor. Nes­se con­tex­to, se­guem-se ca­sa­men­tos, uni­ões in­ter­pes­so­ais, es­co­lhas mo­ti­va­das por in­te­res­ses ou am­bi­ções ex­clu­si­va­men­te ma­te­ri­al.

Mui­tos po­dem ques­ti­o­nar: ‘Co­mo po­de o Pai au­to­ri­zar cer­tas bên­çã­os ou so­fri­men­tos sa­ben­do que o es­pí­ri­to não te­rá con­di­ções de ad­mi­nis­trá-los, de su­por­tá-los ou de su­pe­rá-los?’ Is­so é pa­ra que apren­da­mos, por meio do bom uso do li­vre-ar­bí­trio, a es­co­lher com sa­be­do­ria o me­lhor ca­mi­nho pa­ra a evo­lu­ção. Ain­da as­sim, Deus apre­sen­ta si­tu­a­ções ou si­nais, in­di­can­do se es­ta­mos no ca­mi­nho da sen­sa­tez ou não, se de­ve­mos pros­se­guir ou de­sis­tir de tal pro­pó­si­to. Is­so, por meio da con­sci­ên­cia que re­gis­tra to­das as ne­ces­si­da­des evo­lu­ti­vas do es­pí­ri­to e os acon­te­ci­men­tos que si­na­li­zam fa­vo­rá­vel ou des­fa­vo­ra­vel­men­te pe­la con­ti­nui­da­de ou des­con­ti­nui­da­de da es­co­lha. Até mes­mo o mo­dus ope­ran­di, ou se­ja, o mo­do de agir ado­ta­do pa­ra atin­gir o ob­je­ti­vo de­se­ja­do é ana­li­sa­do por lei na­tu­ra­is da evo­lu­ção es­pi­ri­tual, as qua­is si­na­li­zam pa­ra a con­sci­ên­cia.

Ca­so não apren­da a se co­nhe­cer ou per­ma­ne­ça vo­lun­ta­ria­men­te no es­ta­cio­na­men­to evo­lu­ti­vo que aden­trou, che­ga­rá o tem­po em que o es­pí­ri­to re­cal­ci­tran­te te­rá en­car­na­ções com­pul­só­rias, ou se­ja, sem di­rei­to as es­co­lhas pro­por­ci­o­na­das ou su­per­vi­si­o­na­das por seu li­vre-ar­bí­trio. Des­se mo­do, por meio de pro­gra­mas evo­lu­ti­vos com­pul­só­rios, a Lei Mo­ral do Pro­gres­so pos­si­bi­li­ta me­di­das emer­gen­ci­ais pa­ra que o es­pí­ri­to não per­ma­ne­ça es­ta­cio­ná­rio por tem­po in­de­ter­mi­na­do.

In­du­bi­ta­vel­men­te, as nos­sas es­co­lhas ain­da es­tão pau­ta­das por in­te­res­ses da apa­rên­cia. Mui­tos são os que vi­vem na pe­ri­fe­ria de si mes­mos e têm me­do de fa­zer as es­co­lhas ne­ces­sá­rias pa­ra os seus pro­gra­mas evo­lu­ti­vos. Car­re­gam pe­sa­dos far­dos e su­cum­bem pe­las vi­as de uma vi­da de apa­rên­cias. Ado­tam pos­tu­ras que não que­rem ou não po­dem sus­ten­tar por mui­to tem­po.

O “ami­go im­por­tu­no” so­mos to­dos nós, ama­dos por Deus, o Ami­go Mai­or, quan­do per­sis­ti­mos, de for­ma equi­vo­ca­da, nos pe­di­dos, nos atos e nas ora­ções sem a de­vi­da per­cep­ção das con­se­quên­cias mo­ra­is da­no­sas des­ses pro­ce­di­men­tos. Qua­se sem­pre jus­ti­fi­ca­mos a pro­ce­dên­cia des­ses pe­di­dos e não aten­ta­mos a res­pei­to das in­con­ve­ni­ên­cias do tem­po e da ra­zão que os acom­pa­nham. Tor­na-se evi­den­te que o ami­go ti­nha o di­rei­to de pe­dir aju­da, mas não ti­nha o di­rei­to de in­sis­tir de­pois da ne­ga­ti­va. De­ve­ria to­mar ou­tra pro­vi­dên­cia pa­ra aten­der as ne­ces­si­da­des pre­men­tes. O seu in­cô­mo­do des­res­pei­tou o di­rei­to do seu ami­go que pa­re­ce ter si­do in­co­mo­da­do ou­tras ve­zes. Ha­via uma in­ti­mi­da­de en­tre eles, mas a in­ti­mi­da­de não jus­ti­fi­ca o des­res­pei­to, as au­sên­cias de per­cep­ção, de sen­si­bi­li­da­de di­an­te da re­a­li­da­de ou da cir­cun­stân­cia do ou­tro. O ami­go im­por­tu­no de­ve­ria to­mar ou­tra pro­vi­dên­cia pa­ra pre­ser­var o seu ami­go e a sua fa­mí­lia, mas foi aten­di­do mes­mo as­sim de­vi­do a sua per­sis­tên­cia.

Deus, na sua imen­sa mi­se­ri­cór­dia, sa­be am­pa­rar os seus fi­lhos di­an­te das do­res so­fri­das em de­cor­rên­cia do mau uso do li­vre-ar­bí­trio. Não de­sam­pa­rou o rei Eze­quias por não sa­ber apro­vei­tar as bên­çã­os dos quin­ze anos acres­cen­ta­dos pa­ra or­ga­ni­zar a sua vi­da. Ain­da que os seus fi­lhos não sai­bam apro­vei­tar as bên­çã­os re­ce­bi­das, o Pai pos­si­bi­li­ta o pro­ces­so edu­ca­ti­vo pa­ra que a con­sci­ên­cia in­te­lec­to-mo­ral es­te­ja ali­nha­da com a Sua Von­ta­de so­be­ra­na. O ide­al é que re­pi­ta­mos em nos­sas ora­ções: ‘Pai, eu que­ro mui­to is­so, mas que se­ja fei­ta a Sua von­ta­de e não a mi­nha, pois que sou li­mi­ta­do e sem a com­ple­ta vi­são do que é ple­na­men­te me­lhor pa­ra mim’. O Pai ofe­re­ce­rá o me­lhor pa­ra a sen­da da evo­lu­ção ou do aper­fei­ço­a­men­to es­pi­ri­tual, pois o Seu Amor su­pe­ra o amor de qual­quer pai ou de qual­quer mãe em re­la­ção aos seus fi­lhos. No ca­so do ami­go da Pa­rá­bo­la é me­lhor que ele di­ga: ‘Ami­go eu que­ro mui­to os três pã­es pa­ra dar ao meu vi­si­tan­te, mas que se­ja fei­ta con­for­me a sua von­ta­de e não a mi­nha’. Des­se mo­do, o ami­go im­por­tu­no dei­xa­rá de im­por­tu­nar, pois cum­pri­rá a re­co­men­da­ção de Je­sus: “Tu­do aqui­lo que que­reis que os ho­mens vos fa­çam, fa­zei-o as­sim tam­bém vós a eles, pois es­ta é a Lei e os Pro­fe­tas”. É a pos­tu­ra do ver­da­dei­ro ami­go, o qual nun­ca im­por­tu­na­rá os seus ami­gos, nem os seus en­tes que­ri­dos, nem a Deus.

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro, es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás e da Aca­de­mia de Le­tras de Go­i­â­nia)

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