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OPINIÃO

Por que Aparecida e Goiânia podem, e Anápolis não pode?

Ao des­ta­car que uma das as­ser­ti­vas de seu pla­no de go­ver­no é a atra­ção de in­ves­ti­men­tos e a re­du­ção da car­ga fis­cal, ob­je­ti­van­do ace­le­rar o de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do, atra­vés do au­men­to da com­pe­ti­ti­vi­da­de das em­pre­sas e da ge­ra­ção de em­pre­go, ren­da e qua­li­da­de de vi­da, o go­ver­na­dor Jo­sé El­ton, na con­di­ção de can­di­da­to do PSDB a go­ver­na­dor de Go­i­ás, nas elei­ções de ou­tu­bro de 2018, em de­ba­te com em­pre­sá­rios, na As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­tri­al de Aná­po­lis, na quar­ta-fei­ra, 29 de agos­to, si­na­li­zou (atra­vés de ma­ni­fes­to com­pro­mis­so de de­so­ne­rar as em­pre­sas) que Aná­po­lis po­de­rá es­pan­tar o fan­tas­ma da ta­ri­fa téc­ni­ca e vi­a­bi­li­zar a im­plan­ta­ção da ta­ri­fa mó­di­ca do tran­spor­te co­le­ti­vo. Não ex­pli­cou, to­da­via, que a “re­du­ção da car­ga fis­cal” in­clu­i­rá a isen­ção do ICMS do óleo di­es­el do tran­spor­te co­le­ti­vo lo­cal.

Em mo­men­to cru­ci­al da con­jun­tu­ra eco­nô­mi­ca na­ci­o­nal a ta­ri­fa téc­ni­ca pro­vo­ca con­si­de­rá­vel au­men­to do “cus­to pro­du­ção de Aná­po­lis”, com pre­ju­í­zos in­cal­cu­lá­veis à plu­ra­li­da­de da mo­bi­li­da­de ur­ba­na. Com­pe­te ao po­der pú­bli­co es­ta­du­al bus­car so­lu­ções pa­ra vi­a­bi­li­zar a mo­di­ci­da­de ta­ri­fá­ria, im­ple­men­tar ges­tões e con­ce­der in­cen­ti­vos, ga­ran­ti­dos por lei, pa­ra re­du­zir os cus­tos dos ser­vi­ços do tran­spor­te pú­bli­co.

O Go­ver­no do Es­ta­do, um mês após a apro­va­ção da Lei Es­ta­du­al 18.460, de 07/05/2014, edi­tou o de­cre­to 8.1902 de 16/06/2014 que re­gu­la­men­tou o be­ne­fí­cio pa­ra a Ca­pi­tal do Es­ta­do, Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, Be­la Vis­ta, Trin­da­de, Go­i­a­ni­ra e ou­tros mu­ni­cí­pios da Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na de Go­i­â­nia, ex­clu­in­do Aná­po­lis. Per­gun­ta pau­ta­da por um di­re­tor da Acia so­bre a im­por­tân­cia da iso­no­mia foi ve­ta­da pe­lo ce­ri­mo­ni­al da sa­ba­ti­na por não cons­tar da lis­ta de meia dú­zia de ques­ti­o­na­men­tos se­le­ci­o­na­dos en­tre os 32 pro­to­co­li­za­dos via in­ter­net.

Pa­ra es­ta quar­ta-fei­ra, 5 de se­tem­bro, o con­vi­da­do é o can­di­da­to a go­ver­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do (DEM), opor­tu­ni­da­de úni­ca pa­ra a en­ti­da­de apro­fun­dar o de­ba­te em tor­no das de­man­das do mu­ni­cí­pio. Sa­be-se que de­pois de ou­vir os can­di­da­tos me­lhor ava­li­a­dos, em pes­qui­sas de opi­ni­ão pú­bli­ca, a Acia vai edi­tar do­cu­men­to sín­te­se das rei­vin­di­ca­ções de Aná­po­lis, mas a co­mu­ni­ca­ção ex-ofí­cio, via in­ter­net ou atra­vés da im­pren­sa, não dis­pen­sa o de­ba­te olho no olho e sem ho­ra pra ter­mi­nar.

A bor­do de sua im­por­tân­cia es­tra­té­gi­ca pa­ra a de­fe­sa e a se­gu­ran­ça na­ci­o­nal e pa­ra a eco­no­mia de Go­i­ás, Aná­po­lis tem den­si­da­de téc­ni­ca e no­tá­vel ba­se in­fra-es­tru­tu­ral, co­mo um mo­der­no e efi­ci­en­te sis­te­ma de tran­spor­te pú­bli­co, por exem­plo. Co­nhe­ci­do por abri­gar gran­des in­dús­tri­as (Am­bev/Ce­bra­sa, Ca­oa/Hyun­dai, Teu­to/Pfi­zer, Ne­o­quí­mi­ca/Hyper­mar­cas, Ge­o­lab, Gra­nol e ou­tras) o mu­ni­cí­pio é, tam­bém, um im­por­tan­te cen­tro dis­tri­bu­i­dor, in­clu­si­ve pa­ra o mer­ca­do ex­ter­no (leia-se Por­to Se­co Cen­tro-Oes­te). Ei­xo e su­por­te a du­as me­gas re­gi­ões me­tro­po­li­ta­nas, com 9,5 mi­lhões de ha­bi­tan­tes, Aná­po­lis não po­de pres­cin­dir da isen­ção do ICMS so­bre o óleo di­es­el, não pa­ra au­men­tar a re­cei­ta do sis­te­ma, mas pa­ra re­du­zir cus­tos e ame­ni­zar o im­pac­to ta­ri­fá­rio.

O Es­ta­do con­tri­bui com va­lor in­te­gral do pas­se li­vre es­tu­dan­til em Go­i­â­nia e Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, en­quan­to pa­ga, em Aná­po­lis, o equi­va­len­te a 50 por cen­to do va­lor da pas­sa­gem. Ou se­ja, o es­tu­dan­te ca­das­tra­do não pa­ga pa­ra em­bar­car em Go­i­â­nia e Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. Em Aná­po­lis, pa­ga R$ 1,60. A fal­ta de iso­no­mia one­ra o sis­te­ma lo­cal, que ban­ca a ou­tra me­ta­de do va­lor da pas­sa­gem. Em agos­to de 2017, foi re­gu­la­men­ta­do pe­lo Es­ta­do de­cre­to que es­ten­deu o pro­gra­ma do pas­se li­vre es­tu­dan­til ao mu­ni­cí­pio de Aná­po­lis (lei 17.685/2012). O de­cre­to 8.993 dis­pôs que o pa­ga­men­to pa­ra Aná­po­lis se­ria de, no mí­ni­mo, 50% do va­lor da ta­ri­fa, ou se­ja, es­se per­cen­tu­al é o mí­ni­mo. En­tão, le­gal­men­te, o Es­ta­do po­de (e de­ve) con­ce­der a Aná­po­lis o in­cen­ti­vo da in­te­gra­li­da­de do va­lor da pas­sa­gem.

Aná­po­lis pre­ci­sa apro­fun­dar o de­ba­te com os can­di­da­tos a go­ver­na­dor, em bus­ca da ta­ri­fa mó­di­ca, uma vez que a so­ci­e­da­de não su­por­ta a ta­ri­fa téc­ni­ca. Boa ho­ra pa­ra quem es­tá dis­pos­to a as­su­mir com­pro­mis­sos com a po­pu­la­ção de bai­xa ren­da e com os em­pre­sá­rios que

pa­gam o va­le tran­spor­te do tra­ba­lha­do­res. Re­cur­sos exis­tem por­que es­tá so­bran­do di­nhei­ro (mui­to di­nhei­ro) do or­ça­men­to es­pe­cí­fi­co do Es­ta­do. Va­le-se dis­cor­rer que Aná­po­lis não bus­ca su­ple­men­tar o cai­xa da ope­ra­do­ra, mas re­du­zir cus­tos atra­vés de in­cen­ti­vos le­gais, uma vez que de um sis­te­ma al­ta­men­te one­ra­do, tri­bu­ta­ri­a­men­te e ope­ra­ci­o­nal­men­te, e que ain­da sus­ten­ta as gra­tu­i­da­des, não há co­mo es­pe­rar uma ta­ri­fa mó­di­ca.

Ao con­trá­rio do Bra­sil, os paí­ses de­sen­vol­vi­dos cus­tei­am par­ce­la con­si­de­rá­vel do tran­spor­te pú­bli­co com re­cur­sos ex­tra­ta­ri­fá­rios. A ló­gi­ca des­te fi­nan­cia­men­to uni­ver­sa­li­za­do (que che­ga a 70 por cen­to e, em al­guns paí­ses, a 100 por cen­to do va­lor da pas­sa­gem) é que não só os usu­á­rios di­re­tos se be­ne­fi­ci­am de um tran­spor­te de qua­li­da­de, mas to­da a so­ci­e­da­de.

(MVan­de­ric, jor­na­lis­ta)

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