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OPINIÃO

Por que metade dos professores não indica a própria profissão?

“Só há du­as op­ções nes­ta vi­da: se re­sig­nar ou se in­dig­nar. E eu não vou me re­sig­nar nun­ca.”

Darcy Ri­bei­ro

Ini­ci­ei mi­nha car­rei­ra de pro­fes­sor no iní­cio de 1997. Lá se for­mam mais de 21 anos. No meu ca­so, pa­ra con­quis­tar um es­pa­ço pa­ra le­cio­nar, ti­ve que par­ti­ci­par in­ten­sa­men­te da lu­ta pe­lo re­co­nhe­ci­men­to da fi­lo­so­fia co­mo dis­ci­pli­na no en­si­no mé­dio, vis­to que em 1996 foi pro­mul­ga­da a Lei de Di­re­tri­zes e Ba­ses da Edu­ca­ção Na­ci­o­nal (LDB - Lei nº 9394/96), que trou­xe a obri­ga­to­ri­e­da­de do en­si­no de con­te­ú­dos de fi­lo­so­fia e de so­ci­o­lo­gia nes­se ní­vel da es­co­la­ri­za­ção. Por­tan­to, a meu ver, ser pro­fes­sor é par­ti­ci­par de um mo­vi­men­to mai­or de lu­ta po­lí­ti­ca em fa­vor de uma edu­ca­ção de qua­li­da­de que dê con­di­ções dig­nas de tra­ba­lho, de en­si­no e apren­di­za­gem, pa­ra do­cen­tes e dis­cen­tes. É com­pro­me­ter-se com uma edu­ca­ção que mui­to além do de­ver de pro­fis­si­o­na­li­zar, for­me a ci­da­da­nia ple­na com va­lo­ri­za­ção do pen­sa­men­to crí­ti­co e es­té­ti­co nes­se iti­ne­rá­rio for­ma­ti­vo. Uma edu­ca­ção que se­ja o mo­tor do de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co, so­ci­al e hu­ma­no. Es­sa edu­ca­ção só po­de­rá ser con­cre­ti­za­da com pro­fes­so­res re­a­li­za­dos pro­fis­si­o­nal­men­te. To­da­via, há uma ob­je­ti­va des­va­lo­ri­za­ção so­ci­al da pro­fis­são Pro­fes­sor que pre­ci­sa ser in­ves­ti­ga­da.

Se­gun­do pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­lo Ibo­pe In­te­li­gên­cia, di­vul­ga­da em 31 de ju­lho de 2018, 49% dos pro­fes­so­res en­tre­vis­ta­dos não re­co­men­dam a pró­pria pro­fis­são. A pes­qui­sa re­ve­lou ain­da que 78% dos pro­fes­so­res afir­ma­ram que es­co­lhe­ram a car­rei­ra por se iden­ti­fi­ca­rem com a pro­fis­são. En­tre­tan­to, 33% de­les di­zem es­tar to­tal­men­te in­sa­tis­fei­tos com a ati­vi­da­de do­cen­te e ape­nas 21% es­tão to­tal­men­te sa­tis­fei­tos.

O ar­ti­go pu­bli­ca­do na Re­vis­ta Edu­ca­ção em ju­nho de 2018 in­for­mou que o ques­ti­o­ná­rio do Pi­sa (Pro­gram­me for In­ter­na­ti­o­nal Stu­dent As­sessment) re­ve­la que a por­cen­ta­gem dos es­tu­dan­tes, em ida­de de 15 anos, que es­pe­ram ser pro­fes­so­res é ain­da me­nor que a mé­dia dos paí­ses in­te­gran­tes da Or­ga­ni­za­ção pa­ra a Co­o­pe­ra­ção e De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co (OC­DE), ca­in­do de 7,5% pa­ra 2,4% en­tre 2016 e 2015. O sen­so 2016 do MEC já apon­ta­va em agos­to de 2017 a di­mi­nu­i­ção da pro­cu­ra dos es­tu­dan­tes pe­la li­cen­cia­tu­ra e al­to ín­di­ce de aban­do­no dos que in­gres­sa­ram nes­ses cur­sos. No ano de 2014, o ní­vel de eva­são no cur­so de pe­da­go­gia atin­giu 39%. Já pa­ra os cur­sos de fí­si­ca, quí­mi­ca e ma­te­má­ti­ca, a de­sis­tên­cia me­di­da é ain­da mai­or, 57,2%, 52,3% e 52,6% res­pec­ti­va­men­te. O fa­tor cen­tral do de­sin­te­res­se em se­guir a car­rei­ra do­cen­te es­tá li­ga­do aos bai­xos sa­lá­ri­os, e às pre­cá­rias con­di­ções de tra­ba­lho às qua­is mui­tos ain­da são sub­me­ti­dos, é o que re­ve­la o re­la­tó­rio da OC­DE, di­vul­ga­do em ju­nho des­se ano.

Te­nho ob­ser­va­do, no dia a dia da es­co­la, que al­guns co­le­gas fa­zem ques­tão de de­mons­trar aos seus alu­nos que não de­pen­dem da ati­vi­da­de pro­fis­si­o­nal de pro­fes­so­res, vis­to que as­sim se sen­tem mais va­lo­ri­za­dos e res­pei­ta­dos por eles. “Sou ad­vo­ga­do, mé­di­co, em­pre­sá­rio, con­ta­bi­lis­ta, não de­pen­do da sa­la de au­la”, afir­mam. O pró­prio alu­no, in­flu­en­cia­do por es­sa cul­tu­ra de des­va­lo­ri­za­ção da car­rei­ra do­cen­te, ten­de a res­pei­tar mais o pro­fes­sor que tem ou­tra ati­vi­da­de pro­fis­si­o­nal.

É pre­o­cu­pan­te, por­tan­to, per­ce­ber que es­ta­mos ca­mi­nhan­do pa­ra uma so­ci­e­da­de “sem pro­fes­so­res”. As no­vas le­gis­la­ções, co­mo a Re­for­ma do En­si­no Mé­dio, já abri­ram os ca­mi­nhos pa­ra o cha­ma­do “no­tó­rio sa­ber”. Pes­so­as que não pas­sa­ram por uma for­ma­ção es­pe­cí­fi­ca em li­cen­cia­tu­ra, ou mes­mo por uma com­ple­men­ta­ção cur­ri­cu­lar em dis­ci­pli­nas pe­da­gó­gi­cas, po­de­rão tra­ba­lhar na edu­ca­ção re­gu­lar de jo­vens. O avan­ço des­con­tro­la­do da mer­can­ti­li­za­ção da edu­ca­ção pro­ta­go­ni­za­da pe­los mo­no­pó­li­os eco­nô­mi­cos, com­pro­me­ti­dos tão so­men­te com o lu­cro que, ao lan­ça­rem mão da Edu­ca­ção à Dis­tân­cia (EAD) de for­ma in­dis­cri­mi­na­da, co­lo­cam em ris­co a qua­li­da­de da edu­ca­ção. Des­pro­fis­si­o­na­li­zam a ati­vi­da­de do­cen­te ao tro­ca­rem o pro­fes­sor por um tu­tor que, mui­tas ve­zes, nem for­ma­ção mí­ni­ma em li­cen­cia­tu­ra com­pro­va. Sem fa­lar nas es­co­li­nhas que se pro­li­fe­ram aos mon­tes, sem a in­fra­es­tru­tu­ra ne­ces­sá­ria pa­ra alu­nos e pro­fes­so­res, sem es­pa­ços sa­tis­fa­tó­rios pa­ra ati­vi­da­des des­por­ti­vas e de la­zer. Al­gu­mas são ver­da­dei­ros de­pó­si­tos de cri­an­ças e os mui­tos pro­fes­so­res que ne­las tra­ba­lham são sub­me­ti­dos à du­pla jor­na­da, o que acar­re­tam-lhes ex­te­nu­an­tes ro­ti­nas de tra­ba­lho em ca­sa nos ho­rá­rios va­gos e fi­nais de se­ma­na. São for­ça­dos a tra­ba­lha­dor fo­ra do ex­pe­di­en­te em fes­tas ju­ni­nas, re­u­ni­ões de pa­is ou ati­vi­da­des de for­ma­ção, pa­ra as qua­is os pa­trões nem sem­pre re­mu­ne­ram, o que en­se­ja a fir­me ação do sin­di­ca­to pa­ra fa­zer va­ler as nor­mas co­le­ti­vas e leis. As­sim, cons­ta­ta­mos que mui­tos di­zem re­co­nhe­cer a im­por­tân­cia so­ci­al da edu­ca­ção, mas são pou­cos os que sa­em do âm­bi­to do dis­cur­so e que se com­pro­me­tem em tor­nar em efe­ti­va­men­te va­lo­ri­zar a edu­ca­ção.

Ou­tro fa­tor que des­mo­ti­va mui­tos a in­gres­sas­sem ou con­ti­nu­a­rem nes­sa car­rei­ra é a vi­o­lên­cia. O am­bi­en­te es­co­lar ten­de a ser vi­o­len­to não só pe­los epi­só­di­os de agres­sões ver­bais ou fí­si­cas, as­sé­dio mo­ral e se­xu­al, de­pre­da­ção do pa­tri­mô­nio ou trá­fi­co de dro­gas. A es­co­la é pal­co de uma vi­o­lên­cia sim­bó­li­ca evi­den­te nas sa­las su­per­lo­ta­das, no cli­ma ten­so de vi­gi­lân­cia, no pre­do­mí­nio de uma pe­da­go­gia tra­di­cio­nal que res­trin­ge en­si­no apren­di­za­gem a me­ra trans­mis­são. Um am­bi­en­te que dei­xa ca­da vez mais à mar­gem a ar­te, a edu­ca­ção fí­si­ca e o pen­sa­men­to crí­ti­co da fi­lo­so­fia e da so­ci­o­lo­gia. A OC­DE em sua úl­ti­ma pes­qui­sa so­bre vi­o­lên­cia na es­co­la, di­vul­ga­da em 2015, co­lo­cou o Bra­sil co­mo o 1° do ranking das agres­sões ao pro­fes­sor, en­tre 34 paí­ses pes­qui­sa­dos. A Pro­va Bra­sil 2015, pes­qui­sa pro­mo­vi­da pe­lo MEC, ou­viu 262 mil pro­fes­so­res. Des­tes, mais de 22 mil afir­ma­ram que já fo­ram ame­a­ça­dos por alu­nos. Qua­se cin­co mil dis­se­ram ter so­fri­do aten­ta­dos à pró­pria vi­da nas es­co­las on­de tra­ba­lham.

Di­an­te da cons­ta­ta­ção des­se qua­dro alar­man­te de des­va­lo­ri­za­ção da car­rei­ra do­cen­te, a Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção – Con­tee lan­çou em 2017 a Cam­pa­nha Na­ci­o­nal con­tra a des­pro­fis­si­o­na­li­za­ção do pro­fes­sor. A con­fe­de­ra­ção de­nun­cia tam­bém nes­sa cam­pa­nha o pro­je­to “es­co­la sem par­ti­do” que vi­sa “amor­da­çar” o pro­fes­sor, fe­rin­do um prin­cí­pio fun­da­men­tal da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1988 (CF/1988) que é o plu­ra­lis­mo. No seu ar­ti­go 206 a Car­ta Mag­na é cla­ra: o en­si­no se­rá mi­nis­tra­do com ba­se nos se­guin­tes prin­cí­pios “I – igual­da­de de con­di­ções pa­ra o aces­so e per­ma­nên­cia na es­co­la; II – li­ber­da­de de apren­der, en­si­nar, pes­qui­sar e di­vul­gar o pen­sa­men­to, a ar­te e o sa­ber; III – plu­ra­lis­mo de idei­as e de con­cep­ções pe­da­gó­gi­cas, e co­e­xis­tên­cia de ins­ti­tu­i­ções pú­bli­cas e pri­va­das de en­si­no. A apren­di­za­gem pa­ra o con­ví­vio em uma so­ci­e­da­de de­mo­crá­ti­ca, in­clu­si­va, sem pre­con­cei­tos e dis­cri­mi­na­ção, de­ve co­me­çar na es­co­la on­de os alu­nos pre­ci­sam con­vi­ver com pes­so­as di­fe­ren­tes, com con­cep­ções de mun­do di­fe­ren­tes. A edu­ca­ção pú­bli­ca, uni­ver­sal e de qua­li­da­de é fa­tor fun­da­men­tal pa­ra su­pe­rar­mos nos­sas de­bi­li­da­des éti­cas, mas aci­ma de­ve ser en­ca­ra­da co­mo uma po­lí­ti­ca de es­ta­do im­pres­cin­dí­vel ao de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co do pa­ís, o que exi­ge in­ves­ti­men­to por par­te do es­ta­do.

Ho­je o Bra­sil in­ves­te cer­ca de 6% do PIB em edu­ca­ção. A me­ta do Pla­no Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção (PNE) é che­gar a 10% em 2024. A mé­dia de in­ves­ti­men­to dos paí­ses da OC­DE é de 5.5%. Em nú­me­ros re­ais in­ves­ti­mos mais que Ar­gen­ti­na (5,3%), Co­lôm­bia (4,7%), Chi­le (4,8%), Mé­xi­co (5,3%) e os Es­ta­dos Uni­dos (5,4%). En­tre­tan­to, ocu­pa­mos as úl­ti­mas po­si­ções em ava­li­a­ções in­ter­na­cio­nais de de­sem­pe­nho es­co­lar. Quan­do ana­li­sa­mos os da­dos for­ne­ci­dos pe­la pes­qui­sa do IDa­dos, di­vul­ga­da em 2017 no que con­cer­ne ao QA­Qi (cus­to alu­no qua­li­da­de), o Bra­sil de­ve­ria gas­tar cin­co ve­zes do que gas­ta ho­je pa­ra ga­ran­tir uma edu­ca­ção pú­bli­ca de qua­li­da­de pa­ra o ci­clo com­ple­to que vai da cre­che ao en­si­no mé­dio, vis­to que a de­man­da so­ci­al em po­lí­ti­ca de edu­ca­ção ain­da é gi­gan­te por aqui. Não te­mos dú­vi­da que há al­go er­ra­do na edu­ca­ção bra­si­lei­ra e, no­ta­da­men­te, a des­va­lo­ri­za­ção ob­je­ti­va do tra­ba­lho do­cen­te é um des­ses fa­to­res de­ter­mi­nan­tes. De acor­do com a Con­fe­rên­cia Na­ci­o­nal dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção (CNTE), no ano de 2004 o sa­lá­rio dos pro­fes­so­res no Bra­sil re­pre­sen­ta­va cer­ca de 60% da mé­dia sa­la­ri­al de ou­tras pro­fis­sões com cur­so su­pe­ri­or. Ho­je re­pre­sen­ta 54% des­sa mé­dia. A so­ci­e­da­de ci­vil, su­as or­ga­ni­za­ções, e os re­pre­sen­tan­tes do es­ta­do, de­vem to­mar con­sci­ên­cia de que, pa­ra o Bra­sil fi­gu­rar en­tre as na­ções mais com­pe­ti­ti­vas, de­sen­vol­vi­das, e que fa­vo­re­çam qua­li­da­de de vi­da pa­ra seu po­vo, de­vem dis­pen­sar to­dos os es­for­ços e re­cur­sos pa­ra me­lhor as con­di­ções ob­je­ti­vas da edu­ca­ção bra­si­lei­ra.

Ao de­ba­ter edu­ca­ção nas di­ver­sas ins­tân­cias da so­ci­e­da­de ci­vil or­ga­ni­za­da, no se­tor pri­va­do e ins­ti­tu­i­ções do es­ta­do, to­dos con­cor­dam com a im­por­tân­cia de va­lo­ri­za­ção da edu­ca­ção e da car­rei­ra do­cen­te. Pa­re­ce que to­dos sa­bem que ne­nhum pa­ís do mun­do se de­sen­vol­veu sem tor­nar a edu­ca­ção uma po­lí­ti­ca es­tra­té­gi­ca de es­ta­do. Mas ain­da há um abis­mo en­tre o dis­cur­so e a prá­ti­ca. Pa­trões do se­tor pri­va­do em­ba­la­dos pe­la ma­lo­gra­da re­for­ma tra­ba­lhis­ta, avan­çam con­tra as frá­geis con­quis­tas dos tra­ba­lha­do­res, nos pro­ces­sos ne­go­cias de 2017 pa­ra 2018. In­ten­tam par­ce­lar as fé­rias dos pro­fes­so­res, ti­rar-lhes o di­rei­to de bol­sas de es­tu­dos pa­ra fi­lhos, di­mi­nu­ir o re­ces­so es­co­lar, efe­ti­var con­tra­ta­ções pre­cá­rias sem for­ma­li­za­ção con­for­me a CLT.

No se­tor pú­bli­co, ain­da há pre­fei­tu­ras e es­ta­dos que re­lu­tam em cum­prir a lei do pi­so na­ci­o­nal dos pro­fes­so­res, ou de re­a­jus­tá-lo anual­men­te con­for­me ín­di­ce de­ter­mi­na­do pe­lo go­ver­no fe­de­ral. Por cau­sa des­sas in­ves­ti­das pa­tro­nais pa­ra re­ti­rar di­rei­tos, mui­tos sin­di­ca­tos, co­mo foi o ca­so do Sin­pro Mi­nas e Sin­pro São Pau­lo, só con­se­gui­ram re­no­var as su­as Con­ven­ções Co­le­ti­vas de Tra­ba­lho atra­vés do ins­tru­men­to da Gre­ve. Em Go­i­ás a si­tu­a­ção sa­la­ri­al dos pro­fes­so­res pre­ci­sa me­lhor mui­to. No Ma­ra­nhão, com o re­a­jus­te con­ce­di­do pe­lo go­ver­na­dor Flá­vio Di­no(PCdoB) um pro­fes­sor que es­tá em iní­cio da car­rei­ra, e que cum­pre 40 ho­ras se­ma­nais, de­ve re­ce­ber R$ 5.750,00. Na mai­or par­te do Bra­sil os pro­fes­so­res quan­do mui­to são sub­me­ti­dos ao pi­so na­ci­o­nal que é de R$ 2.455,00. A tí­tu­lo de com­pa­ra­ção, em São Pau­lo, o es­ta­do mais ri­co do Bra­sil e go­ver­na­do até pou­cos di­as pe­lo tu­ca­no Ge­ral­do Alckmin, pa­ga aos seus pro­fes­so­res um sa­lá­rio mé­dio de R$ 2.585,00 já com o re­a­jus­te apli­ca­do pa­ra 2018.

Em Go­i­â­nia o pi­so sa­la­ri­al dos pro­fes­ses do se­tor pri­va­do é de R$ 13,00. Pa­ra uma pro­fes­so­ra que cum­pre uma car­ga ho­rá­ria se­ma­nal de 40 ho­ras seu sa­lá­rio per­faz R$ 2.730,00 e é ob­ti­do pe­lo se­guin­te cál­cu­lo: car­ga ho­rá­ria se­ma­nal x va­lor da ho­ra au­la x 5.25 se­ma­nas.

To­da­via, pa­ra cum­prir uma car­ga ho­rá­ria se­ma­nal de 40 ho­ras a pro­fes­so­ra de­ve do­brar a jor­na­da de tra­ba­lho e le­var mui­to ser­vi­ço pa­ra ca­sa, além dos afa­ze­res do­més­ti­cos que, em ge­ral, ain­da fi­cam sob sua res­pon­sa­bi­li­da­de. É im­por­tan­te evi­den­ci­ar que a mai­or par­te dos pro­fes­so­res que atuam na edu­ca­ção in­fan­til e en­si­no fun­da­men­tal são mu­lhe­res.

A es­sa re­a­li­da­de se so­ma ain­da os re­tro­ces­sos tra­zi­dos com a con­so­li­da­ção do gol­pe de 2016 que de­pôs uma pre­si­den­te elei­ta de­mo­cra­ti­ca­men­te, na­que­le ver­go­nho­so pro­ces­so de im­pe­achment que não apre­sen­tou cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de con­tra a man­da­tá­ria da na­ção. Co­mo to­dos sa­be­mos de lá pa­ra cá o Bra­sil vi­ve um gra­vís­si­mo mo­men­to da sua his­tó­ria. O que mi­ra­mos é de es­tag­na­ção eco­nô­mi­ca, de de­sem­pre­go (13 mi­lhões) e su­bem­pre­go (14 mi­lhões), de cres­ci­men­to da mi­sé­ria e da de­sin­dus­tri­a­li­za­ção. Os cor­tes no in­ves­ti­men­to em pes­qui­sas ci­en­tí­fi­cas, em po­lí­ti­cas pú­bli­cas e so­ca­is, com o ad­ven­to da Emen­da Cons­ti­tu­ci­o­nal 95, re­ti­ra­da de di­rei­tos dos tra­ba­lha­do­res com as leis 13.467/2017 e 13.429/2017, res­pec­ti­va­men­te re­for­ma tra­ba­lhis­ta e ter­cei­ri­za­ção ili­mi­ta­da, pre­ca­ri­za­ram ain­da mais as con­di­ções de tra­ba­lho ao jo­gar mi­lhões na in­for­ma­li­da­de, com ga­nhos in­su­fi­ci­en­tes pa­ra o con­su­mo mí­ni­mo que lhes ga­ran­ta a sub­sis­tên­cia e o aque­ci­men­to da eco­no­mia na­ci­o­nal.

Di­an­te de tal re­a­li­da­de cha­ma­mos a aten­ção da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra pa­ra a im­por­tân­cia das elei­ções ge­ra­is de 2018. Es­ta­mos cer­tos de que é ho­ra de de­vol­ver o Bra­sil ao ca­mi­nho do de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e so­ci­al, com va­lo­ri­za­ção da clas­se tra­ba­lha­do­ra, com ge­ra­ção de em­pre­go e ren­da pa­ra to­dos. Pa­ra nós pro­fes­so­res e pro­fes­so­ras que in­te­gra­mos o mo­vi­men­to so­ci­al e sin­di­cal bra­si­lei­ro, ori­en­ta­dos pe­la Con­fe­rên­cia Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção Po­pu­lar pro­mo­vi­da em Be­lo Ho­ri­zon­te nos di­as 24, 25 e 26 de maio de 2108, nos com­pro­me­te­mos na de­fe­sa do es­ta­do de­mo­crá­ti­co de di­rei­to, com elei­ções li­vres, que res­pei­te a so­be­ra­na von­ta­de do po­vo de es­co­lher seu Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, sem ma­no­bras gol­pis­tas e ju­di­cia­les­cas que, co­mo sa­be­mos, vi­sam ex­clu­ir do plei­to o lí­der nas pes­qui­sas, no­ta­da­men­te o ex-pre­si­den­te Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va.

De­ve­mos ele­ger um no­vo go­ver­no que re­vo­gue as re­for­mas de Te­mer que in­vi­a­bi­li­zam o cum­pri­men­to das me­tas do Pla­no Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção (PNE - 2014/2024) que pre­viu a des­ti­na­ção de 10% do PIB pa­ra a edu­ca­ção até o fi­nal 2024. O nos­so vo­to de­ve ele­ger par­la­men­ta­res que se com­pro­me­tam em ga­ran­tir in­ves­ti­men­to na va­lo­ri­za­ção do tra­ba­lho do­cen­te atra­vés da im­plan­ta­ção de Pi­so Sa­la­ri­al Na­ci­o­nal e de pla­nos de car­rei­ra pa­ra pro­fes­so­res não só do se­tor pú­bli­co, mas tam­bém do se­tor pri­va­do.

Que­re­mos um go­ver­no e um Con­gres­so Na­ci­o­nal que res­pei­te a de­mo­cra­cia, que di­a­lo­guem com os pro­fes­so­res do Bra­sil e cons­truam uma Ba­se Na­ci­o­nal Cur­ri­cu­lar que de fa­to fa­vo­re­ça a pro­fis­si­o­na­li­za­ção ne­ces­sá­ria ao de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co, mas sem ex­clu­ir o pen­sa­men­to crí­ti­co, o plu­ra­lis­mo de idei­as e os te­mas so­ci­ais, po­lí­ti­cos e fi­lo­só­fi­cos ne­ces­sá­rios ao ple­no exer­cí­cio da ci­da­da­nia. Pa­ra­fra­se­an­do o gran­de íco­ne da edu­ca­ção bra­si­lei­ra, Aní­sio Tei­xei­ra, con­cluo: “Só exis­ti­rá de­mo­cra­cia no Bra­sil no dia em que se mon­tar no pa­ís a má­qui­na que pre­pa­ra as de­mo­cra­cias. Es­sa má­qui­na é a da es­co­la pú­bli­ca.”

(Prof. Rail­ton Nas­ci­men­to Sou­za, pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Pro­fes­so­res do Es­ta­do de Go­i­ás – Sin­pro Go­i­ás)

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