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OPINIÃO

A educação tem o condão de acelerar o crescimento da economia

“A pro­du­ti­vi­da­de da eco­no­mia na­ci­o­nal não avan­ça por cau­sa da edu­ca­ção pú­bli­ca e da ca­rên­cia de ino­va­ção nas em­pre­sas”.

A ora­ção afir­ma­ti­va é bem atu­al, mas, o pro­ble­ma edu­ca­cio­nal se ar­ras­ta des­de o Im­pé­rio. Con­ta a his­tó­ria do pen­sa­men­to po­lí­ti­co bra­si­lei­ro, que D. Pe­dro II pre­o­cu­pa­do com a crí­ti­ca do en­tão pri­mei­ro mun­do, com o ní­vel cul­tu­ral dos sú­di­tos do Im­pé­rio, de­ter­mi­nou a um de seus mi­nis­tros, o Con­de da Bar­ca, que fi­zes­se pro­je­to ou­sa­do des­ti­na­do a rom­per com o atra­so edu­ca­cio­nal do po­vo, na­que­le tem­po, sú­di­tos do Im­pé­rio. Con­ta, além do mais, que o pla­no não saiu do pon­to de par­ti­da, fi­cou nas in­ten­ções, is­to mes­mo, as cor­tes im­pe­ri­ais en­ciu­ma­das, com a es­co­la­ri­za­ção dos sú­di­tos, por­quan­to, do­ta­dos de cul­tu­ra, sa­ber, pas­sa­ri­am a tra­mar con­tra a vol­ta do rei­no uni­do: Bra­sil, Por­tu­gal, Al­gar­ves, ou se­ja, uma só co­roa, de­se­jo mor das cor­tes, mes­mo con­ju­rar con­tra o Im­pé­rio, pro­cla­man­do a re­pú­bli­ca. Des­sa for­ma, o pri­mei­ro pla­no edu­ca­cio­nal ru­iu, fi­cou ape­nas nas in­ten­ções do Im­pe­ra­dor.

Hur­ra! A re­pú­bli­ca, com o per­pas­sar dos tem­pos, foi pro­cla­ma­da, mas não tan­to pe­la ini­ci­a­ti­va da co­mu­ni­da­de so­fri­da, com a po­li­ti­ca­gem rei­nan­te no par­la­men­to im­pe­ri­al, mais sim, pe­los mi­li­ta­res des­con­ten­tes com o Im­pe­ra­dor. Tan­to que, pro­cla­ma­da a re­pú­bli­ca, no lu­gar de con­vo­car elei­ções, mo­bi­li­zan­do a na­ção, o pró­prio ma­re­chal Te­o­do­ro, pro­cla­ma­dor, abra­çan­do o jei­ti­nho que se tor­nou co­mu­nal na ve­lha re­pú­bli­ca, sa­grou-se, pri­mei­ro pre­si­den­te, seu con­sor­te do fei­to “he­roi­co” no cam­po de San­ta­na, Ma­re­chal Flo­ri­a­no Pei­xo­to, vi­ce. Cons­ta, nos bas­ti­do­res da his­tó­ria, que a ri­va­li­da­de, en­tre am­bos, co­me­çou lo­go no pri­mei­ro ano de go­ver­no. Pas­me! Qual se­ria, na épo­ca, a cau­sa dos en­tre­ve­ros, de­sa­ven­ças? Ora, era mo­dal, em to­da a Amé­ri­ca La­ti­na o cau­di­lhis­mo. A dis­pu­ta, ri­va­li­da­de au­men­tou, com a cis­ma, me­do, de um pas­sar a per­na no ou­tro. Des­se mo­do, en­quan­to Rui, mi­nis­tro da Fa­zen­da, or­ga­ni­za­va o ar­ca­bou­ço, es­tru­tu­ra fi­nan­cei­ra na­ci­o­nal, ca­bia ao go­ver­no fe­de­ral, re­cém ins­ta­la­do, ar­qui­te­tar ro­bus­to pro­gra­ma edu­ca­cio­nal, lo­go no nas­ce­dou­ro da re­pú­bli­ca, ca­paz de pre­pa­rar a co­mu­ni­da­de bra­si­lei­ra, ago­ra, não mais sú­di­ta, mas sim, ci­da­dã, tor­nan­do-a, de fa­to, ci­da­dã en­ga­ja­da na mi­li­tân­cia de­mo­crá­ti­ca. Pen­sar na re­pú­bli­ca sem par­ti­ci­pa­ção do ci­da­dão na vi­da po­lí­ti­ca, ve­nha ser, o mes­mo que con­fun­dir alho com bu­ga­lho, de­mo­cra­cia com oli­gar­quia.

De sor­te que, en­quan­to no im­pé­rio, as cor­tes cons­ti­tu­í­das pe­la no­bre­za de san­gue azul boi­co­ta­ram a edu­ca­ção da ple­be, pe­lo te­mor de cons­pi­ra­ção con­tra a mo­nar­quia, com a pro­cla­ma­ção, tan­to, a prin­cí­pio, por in­tu­i­ção cau­di­lhis­ta, co­mo, a se­guir, pe­la de­vo­ção co­ro­ne­lis­ta do­mi­nan­te, por to­da a ve­lha re­pú­bli­ca, a edu­ca­ção fi­cou es­que­ci­da, po­dia sem­pre es­pe­rar, des­sa for­ma, foi em­pur­ra­da pa­ra fren­te, em­bo­ra a ten­ta­ti­va de Rui Bar­bo­sa, ex-mi­nis­tro da fa­zen­da, ago­ra, nos idos de 1908, can­di­da­to a pre­si­den­te da re­pú­bli­ca, de res­ga­tar a dí­vi­da. Com efei­to, o “Mo­vi­men­to Ci­vi­lis­ta” que con­se­guiu, pe­la pri­mei­ra vez, mo­bi­li­zar a na­ção em tor­no de elei­ções lim­pas, ti­nha co­mo pro­pó­si­to, im­plan­tar no pa­ís uma edu­ca­ção es­me­ra­da, nos mol­des do en­tão pri­mei­ro mun­do, Eu­ro­pa. Con­tra­ri­an­do os in­cré­du­los da po­lí­ti­ca de ca­bres­to, ca­nhes­tra, ti­ves­se si­do nos­so pa­ís, re­al­men­te, edu­ca­do pa­ra a de­mo­cra­cia, nos mol­des do ar­qui­te­ta­do, a so­ci­e­da­de nes­te mo­men­to, vés­pe­ra do se­gun­do tur­no das elei­ções, es­ta­ria ati­va, tan­to pe­la elei­ção dos me­lho­res can­di­da­tos, ain­da mais, pe­la tro­ca dos que es­tão no po­der apo­dre­cen­do, as cus­tas do po­vo, por ou­tros no­vos, res­pal­da­dos pe­la lei da fi­cha lim­pa, as­sim, oxi­ge­nan­do a re­pú­bli­ca. De sor­te que, mar­gi­na­li­za­da, qua­se to­da do sa­ber, ins­tru­ção, es­co­la, ca­mi­nhou nos­sa po­pu­la­ção até a cons­ti­tu­i­ção de 1988, que pas­sou as­se­gu­rar edu­ca­ção pa­ra to­dos. Não há a ne­gar, fin­cou ela, re­al­men­te, um mar­co in­de­lé­vel na his­tó­ria da es­co­la pa­ra to­dos, de fa­to, es­tá pre­sen­te nos mais dis­tan­tes re­can­tos des­te pa­ís, to­da­via, em edu­ca­ção quan­ti­da­de, mas, em qua­li­da­de, pe­ca até ago­ra.

As­sim, o mau de­sem­pe­nho de nos­so en­si­no pú­bli­co po­de ser ob­ser­va­do pe­los tes­tes in­ter­na­cio­nais, de qua­li­da­de, on­de o Bra­sil ocu­pa o 69º lu­gar, em 127 na­ções, ci­ta­das no ín­di­ce ge­ral de ino­va­ção. Ou­tra pro­va que de­põe, con­tra a qua­li­da­de de nos­sa edu­ca­ção, po­de ser ob­ser­va­da pe­lo ele­va­do per­cen­tu­al de alu­nos, cer­ca de 52%, que aban­do­na as es­co­las an­tes de ter­mi­nar, con­clu­ir, o en­si­no mé­dio. Ade­mais, se­gun­do a edu­ca­do­ra e pes­qui­sa­do­ra, Dra. Jac­que­li­ne Cu­nha, exis­te, ain­da, de­sa­bo­nan­do a ins­tru­ção, no que diz res­pei­to a al­fa­be­ti­za­ção, cer­ca de 11 mi­lhões de pa­trí­cios de­ser­da­dos, pe­la es­co­la, anal­fa­be­tos, sem sa­ber ler e es­cre­ver. Ta­ma­nho dra­ma, des­cui­do, em se­tor tão vi­tal, o sa­ber, co­nhe­ci­men­to, es­pe­lha, di­re­ta­men­te, a len­ti­dão de nos­so cres­ci­men­to eco­nô­mi­co, es­ta­do de re­ces­são, ain­da, qua­se la­ten­te, com PIB mais na­ni­co do con­ti­nen­te. Fa­zen­do co­ro a es­sa má qua­li­da­de do en­si­no, rou­ban­do sa­be­do­ria, co­nhe­ci­men­to, aflo­ra, tam­bém, o bai­xo ren­di­men­to no tra­ba­lho, com pro­du­ti­vi­da­de mé­dia de um quin­to, em re­la­ção ao nos­so ir­mão do Nor­te, os EUA.

Es­se qua­dro fa­la­do in­duz a gen­te a ad­mi­tir que, se as elei­ções de ou­tu­bro, não fo­rem vi­gi­a­das, de for­ma iné­di­ta pe­la Jus­ti­ça Elei­to­ral, o su­frá­gio con­ti­nu­a­rá, tão so­frí­vel, vi­ci­a­do, co­mo o an­te­ri­or, não te­rá con­di­ções de es­ta­be­le­cer as ba­ses, pa­ra rom­per com a po­lí­ti­ca do to­ma lá dá cá, ve­lha­ca, ini­mi­ga da de­mo­cra­cia, de fa­to. A mai­o­ria dos vo­tos con­ti­nu­a­rá, de mo­do ro­ti­nei­ro, ser­vil, sub­ser­vi­en­te, de ca­bres­to, do com­pa­drio, em as­sim sen­do, pros­se­gui­rá ho­mo­lo­gan­do, em mai­o­ria, os ru­ins e ali­jan­do do pá­reo, os bons can­di­da­tos. Vo­cê, lei­tor, elei­tor, tam­bém, em­bo­ra não te­nha si­do pre­pa­ra­do, pe­la ben­di­ta es­co­la, pa­ra a par­ti­ci­pa­ção na vi­da po­lí­ti­ca, mai­or vir­tu­de do sis­te­ma de­mo­crá­ti­co, mes­mo as­sim, tem que mu­dar seu pen­sa­men­to, e, de for­ma vi­bran­te, mo­bi­li­zar, to­da sor­te de ami­gos, e es­tes ou­tros tan­tos, pa­ra o vo­to con­sci­en­te sa­pi­en­te, re­vo­lu­ci­o­ná­rio por na­tu­re­za, po­den­do, des­se mo­do, ala­van­car, pro­mo­ver a mai­or fes­ta cí­vi­ca da de­mo­cra­cia, as elei­ções.

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)

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