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OPINIÃO

A farsa fascinante dos falsos ídolos

A His­tó­ria das na­ções e da hu­ma­ni­da­de es­tá re­ple­ta de ca­sos de lí­de­res mes­si­â­ni­cos, dos “li­ber­ta­do­res de po­vos”, dos “vin­ga­do­res de ra­ças opri­mi­das”, dos re­vo­lu­ci­o­ná­rios jus­ti­cei­ros, dos mo­ra­lis­tas acu­sa­do­res e dos per­se­gui­do­res de cor­rup­tos que de­pois de ins­ta­la­rem-se no po­der dei­xam-se cor­rom­per e cor­rom­pem com vo­lú­pia.

No dis­cur­so e na pro­pa­gan­da são cri­a­tu­ras su­bli­mes, de al­ma ele­va­da e con­du­ta aci­ma de to­da sus­pei­ta. Não se re­gis­tra uma má­cu­la. Nin­guém apon­ta um des­li­ze, em su­as con­du­tas. Mas com o pas­sar do tem­po, e quan­do po­de-se en­xer­gar de­ta­lhes es­con­di­dos de su­as ações, na li­nha do tem­po, é que a ver­da­de vem à to­na.

Um ca­so de una­ni­mi­da­de uni­ver­sal, de lou­va­ção de um mi­to na ce­na po­lí­ti­ca, é o de Nel­son Man­de­la. Só ago­ra se sa­be e se in­for­ma que foi ti­ra­do do cár­ce­re, on­de fi­cou por mais de trin­ta anos, pa­ra em três mes­es ser tor­na­do pre­si­den­te da Áfri­ca do Sul, com o pro­pó­si­to úni­co de que­brar a lei exis­ten­te na­que­le pa­ís, de mo­no­pó­lio es­ta­tal da ex­plo­ra­ção das mi­nas de di­a­man­te, pa­ra en­tre­gar a con­ces­são ao po­de­ro­so mag­na­ta Nel­son Rockfel­ler.

Há dé­ca­das dis­pu­ta­vam a con­ces­são. Con­se­gui­da co­mo um pas­se de má­gi­ca, lo­go após Man­de­la ele­ger-se Pre­si­den­te de seu pa­ís, em uma on­da tri­un­fa­lis­ta ja­mais vis­ta na his­tó­ria hu­ma­na. De­pois des­se ato – que nin­guém no­ti­ciou – Man­de­la per­ma­ne­ceu fa­zen­do dis­cur­so bo­ni­to, exe­cu­tan­do su­as dan­ci­nhas tri­bais, exi­bin­do seu fi­gu­ri­no exó­ti­co.

Fez um Go­ver­no me­dí­o­cre, mar­ca­do pe­la per­se­gui­ção fe­roz à po­pu­la­ção bran­ca. No dis­cur­so fa­la­va-se em to­do o mun­do da be­le­za do fim do apar­theid.

Ho­je se sa­be que Man­de­la sem­pre foi só­cio de mi­nas de ex­plo­ra­ção de di­a­man­te, que uti­li­za­vam tra­ba­lho es­cra­vo. Um fil­me de Le­o­nar­do Di Ca­prio fa­la so­bre is­to, sem men­ci­o­ná-lo, mas mes­mo as­sim ele fi­cou ir­ri­ta­do. Con­de­nou o fil­me e o ci­ne­as­ta por te­rem lan­ça­do lu­zes so­bre um “as­sun­to de­li­ca­do”, ape­sar de sua co­nhe­ci­da li­ga­ção com ele nem de le­ve ter si­do su­ge­ri­da. Mas sa­bem co­mo é... fa­lar de cor­da em ca­sa de en­for­ca­do...

Po­rém a im­pren­sa não no­ti­ci­a­va os mas­sa­cres de bran­cos, as in­vas­ões de fa­zen­das pro­du­ti­vas, as “ex­pro­pria­ções re­pa­ra­do­ras de an­ti­gas in­jus­ti­ças”, a exem­plo do que o MST e o MSTT têm fei­to no Bra­sil. Is­to não são pa­la­vras mi­nhas.

Es­tá re­la­ta­do por Ola­vo de Car­va­lho, em tex­tos e pa­les­tras trans­mi­ti­das via in­ter­net, aces­sí­veis a qual­quer in­te­res­sa­do. No Bra­sil tam­bém um re­cen­te pro­ces­so de en­deu­sa­men­to e fa­bri­ca­ção de um mi­to: a que le­vou o ex-pre­si­den­te (ho­je pri­si­o­nei­ro con­de­na­do) Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va a ser vis­to co­mo uma das li­de­ran­ças mais im­por­tan­tes da po­lí­ti­ca, em to­do o mun­do.

O PT, par­ti­do fun­da­do por ele, tam­bém era e é uma sei­ta, re­for­ma­do­ra de cos­tu­mes, com seus par­la­men­ta­res e lí­de­res sen­do exal­ta­dos e his­té­ri­cos acu­sa­do­res de agen­tes pú­bli­cos apon­ta­dos co­mo des­vi­a­do­res de re­cur­sos pú­bli­cos. Mui­tos fo­ram acu­sa­dos sem pro­vas.

Quan­do sua ino­cên­cia era pro­va­da, ou as acu­sa­ções re­ve­la­vam-se des­pro­po­si­ta­das e sem fun­da­men­to, su­as car­rei­ras e su­as vi­das já ti­nham si­do des­tru­í­das. Ho­je sa­be­mos o quan­to pe­di­do­res de CPI, e o quan­to mi­li­tan­tes pe­tis­tas in­fil­tra­dos no Mis­té­rio Pú­bli­co eram sin­ce­ros.

Tem­po pro­pí­cio ao vi­ti­mis­mo e ao mi­mi­mi

Mo­vi­men­tos po­li­ti­ca­men­te cor­re­tos, e mo­vi­men­tos ati­vis­tas que lu­tam por cau­sas di­tas su­bli­mes, mas que são ape­nas opor­tu­nis­tas, es­tão em­po­de­ra­dos.

De­les e por eles são e es­tão to­das as mí­di­as, to­das as Ongs que fa­tu­ram al­to, e en­ri­que­cem às cus­tas de mi­mi­mi e vi­ti­mis­mo.

Na vi­da tan­to é pe­ri­go­so não to­mar-se a sé­rio, co­mo o é o to­mar-se a sé­rio de­mais.

Nun­ca se sa­be o ní­vel de ver­da­de – ou a pre­sen­ça de fa­lá­cia ou fin­gi­men­to – nos pa­péis so­ci­ais que re­pre­sen­ta­mos na ce­na do exis­tir nes­se mun­do.

Es­ta­mos no tem­po dos “for­ma­do­res de opi­ni­ão” que não dão opi­ni­ão pró­pria so­bre as­sun­tos “de­li­ca­dos”, po­lê­mi­cos ou agi­ta­dos, que po­de­ri­am lhes tra­zer des­con­for­to ou pre­ju­í­zo, na boa vi­da que le­vam.

No má­xi­mo re­pe­tem opi­ni­ões alhei­as, cu­ja ex­po­si­ção não os com­pro­me­tem.

Ou gun­gu­nam pal­pi­tes so­bre bal­de­a­ções so­ci­ais e fu­ti­li­da­des e pre­mia­ções de vai­da­des nos mun­dos do show-bis, bem co­mo na ce­na li­te­rá­ria ou ar­tís­ti­ca.

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, es­cri­tor e jor­na­lis­ta. Ocu­pa a ca­dei­ra 25 da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, sen­do in­te­gran­te de ou­tras en­ti­da­des cul­tu­ra­is)

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