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OPINIÃO

A universidade, a política e a sociedade

O es­pa­ço que mais da va­zão à ima­gi­na­ção e cri­a­ti­vi­da­de é o da uni­ver­si­da­de. São nes­ses tem­plos do sa­ber que se dis­cu­tem as re­a­li­da­des que ain­da es­tão por vir. Os paí­ses de­sen­vol­vi­dos e su­as cen­te­ná­ri­as uni­ver­si­da­des sa­bem dis­so e têm a con­sci­ên­cia de que seus cen­tros de en­si­no e pes­qui­sa de­vem ser aber­tos e vol­ta­dos pa­ra aten­der às ne­ces­si­da­des da so­ci­e­da­de. Ve­ja­mos al­guns exem­plos.

As uni­ver­si­da­des nor­te-ame­ri­ca­nas são a fon­te de on­de os go­ver­nos re­qui­si­tam qua­dros pa­ra di­ri­gir su­as mais im­por­tan­tes ins­ti­tu­i­ções. Não co­nhe­ço ne­nhum pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral Ame­ri­ca­no, do Fun­do Mo­ne­tá­rio In­ter­na­ci­o­nal ou do Ban­co Mun­di­al que não te­nha su­as raí­zes nos gran­des cen­tros aca­dê­mi­cos da­que­le pa­ís.

Não foi por aca­so que um jo­vem e bri­lhan­te pro­fes­sor da pres­ti­gi­a­da Uni­ver­si­da­de de Chi­ca­go, Ba­rack Oba­ma, veio a ser o que foi: pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos. Era com or­gu­lho que ou­tro pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no, Ge­or­ge Bush (fi­lho) pro­pa­ga­va su­as es­trei­tas li­ga­ções com a Uni­ver­si­da­de de Ya­le. Pra­ti­ca­men­te, to­dos os pla­nos e po­lí­ti­cas pú­bli­cas de go­ver­no nos Es­ta­dos Uni­dos fo­ram con­ce­bi­dos por gen­te cri­a­ti­va e ino­va­do­ra ori­un­da dos gran­des cen­tros pen­san­tes nor­te-ame­ri­ca­nos.

A Eu­ro­pa se­guiu o mes­mo ru­mo dos Es­ta­dos Uni­dos: o de co­op­tar ta­len­tos em su­as ins­ti­tu­i­ções de en­si­no e pes­qui­sa pa­ra exer­ce­rem car­gos no go­ver­no. Ve­ja o ca­so da Fran­ça. Lá, na ter­ra do gran­de es­cri­tor Vic­tor Hu­go, a em­pre­sa sím­bo­lo do or­gu­lho fran­cês ? a Ele­tri­ci­té de Fran­ce ? é com­ple­ta­men­te blin­da­da con­tra qual­quer in­ter­fe­rên­cia po­lí­ti­ca. En­tra go­ver­no, sai go­ver­no, e os qua­dros téc­ni­cos des­sa em­pre­sa são re­cru­ta­dos nas me­lho­res uni­ver­si­da­des fran­ce­sas. O mes­mo se po­de cons­ta­tar nos mi­nis­té­ri­os de vá­rios go­ver­nos da­que­le pa­ís. Nes­tes, os ocu­pan­tes dos car­gos sem­pre têm um pé den­tro das uni­ver­si­da­des.

Nos paí­ses sub­de­sen­vol­vi­dos, a men­ta­li­da­de é di­a­me­tral­men­te opos­ta. Nes­tes, as uni­ver­si­da­des, ge­ral­men­te, são um mun­do vol­ta­do pa­ra den­tro de si mes­mo. Por is­so, os cen­tros pen­san­tes pou­co con­tri­bu­em pa­ra sa­nar as de­man­das so­ci­ais me­di­an­te bo­as po­lí­ti­cas pú­bli­cas. No Bra­sil, es­ta­dos co­mo São Pau­lo, Rio Gran­de do Sul e Per­nam­bu­co cos­tu­mam bus­car em su­as uni­ver­si­da­des ta­len­tos pa­ra com­po­rem os go­ver­nos. Mas es­sas são ex­ce­ções que con­fir­mam a re­gra.

Nos meus tem­pos de Uni­camp, tes­te­mu­nhei pro­fes­so­res co­mo Jo­sé Ser­ra e Lu­ís Gon­za­ga Bel­lu­zo se li­cen­cia­rem da ins­ti­tu­i­ção pa­ra ser­vir os go­ver­nos es­ta­du­al e fe­de­ral. A Uni­camp te­ve pre­sen­ça mar­can­te nos pro­je­tos da pre­fei­tu­ra de Cam­pi­nas. Ju­ran­dir Fer­nan­des, pro­fes­sor da Fa­cul­da­de de En­ge­nha­ria Elé­tri­ca, foi se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal e es­ta­du­al dos tran­spor­tes. Gas­tão de Sou­za Cam­pos, pro­fes­sor da Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na, foi se­cre­tá­rio da sa­ú­de de Cam­pi­nas e, pos­te­rior­men­te, che­gou a ocu­par, tam­bém,  o Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de.

Em Go­i­ás, a fa­ce mais vi­sí­vel de nos­so sub­de­sen­vol­vi­men­to, ma­ni­fes­ta-se no apar­theid exis­ten­te en­tre nos­sas uni­ver­si­da­des e a so­ci­e­da­de. Nos­sos go­ver­nan­tes não co­op­tam ta­len­tos exis­ten­tes em cen­tros de en­si­no e pes­qui­sa co­mo é o ca­so da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás.

Com is­so, se­cre­ta­rias que re­que­rem, no seu co­man­do, gen­te ima­gi­na­ti­va, co­mo é o ca­so da Se­cre­ta­ria do Pla­ne­ja­men­to, ja­mais cum­prem sua mis­são de di­re­cio­nar as ações de go­ver­no ru­mo à cons­tru­ção do fu­tu­ro. Sem li­de­ran­ça ima­gi­na­ti­va na­da se cons­trói. Qua­is são as po­lí­ti­cas ener­gé­ti­cas, de sa­ú­de e de tran­spor­tes do atu­al go­ver­no? Sin­ce­ra­men­te, des­co­nhe­ço.

Tan­tos bons pes­qui­sa­do­res da Es­co­la de En­ge­nha­ria, do Ins­ti­tu­to de Ma­te­má­ti­ca e Fí­si­ca (IMF), da Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na que es­tão mais que ha­bi­li­ta­dos pa­ra se tor­nar ex­ce­len­tes se­cre­tá­rios e pre­si­den­tes de em­pre­sa.

In­fe­liz­men­te, a po­lí­ti­ca go­i­a­na pen­sa pe­que­no e a cur­to pra­zo. Ca­re­ce­mos do es­ta­dis­ta com a vi­são ade­qua­da que, pa­ra a cons­tru­ção do fu­tu­ro, nos­sas uni­ver­si­da­des têm de ser in­se­ri­das no pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do.

(Sa­la­ti­el So­a­res Cor­reia, en­ge­nhei­ro, ba­cha­rel em Ad­mi­nis­tra­ção de Em­pre­sas, mes­tre em Pla­ne­ja­men­to Ener­gé­ti­co pela Uni­camp)

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