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OPINIÃO

Fake news

Nos agar­rar a afir­ma­ção de que as fake news são cri­a­ções da nos­sa “mo­der­ni­da­de”. As no­tí­cias fal­sas ou as “men­ti­ras que se tor­nam ver­da­des” exis­tem mui­to an­tes do ad­ven­to da In­ter­net. Mo­der­na mes­mo é a for­ma de dis­se­mi­na­ção uti­li­za­das pe­las re­des so­ci­ais pa­ra es­pa­lhar as no­tí­cias fal­sas. As fake news usa­das, so­bre­tu­do, de mo­do sen­sa­ci­o­na­lis­ta e pre­ten­cio­sa, sal­tam do mun­do vir­tu­al pa­ra al­te­rar ou pe­lo me­nos en­co­brir a re­a­li­da­de ma­te­ri­al em tem­pos de pós-ver­da­des.

Se­gun­do o his­to­ri­a­dor ame­ri­ca­no Ro­bert Darnton, em en­tre­vis­ta con­ce­di­da à Fo­lha Di­gi­tal (19/02/2017), afir­ma que a exis­tên­cia das men­ti­ras in­ten­ci­o­na­das da­ta de pe­lo me­nos des­de o sé­cu­lo 6. A “Anekdo­ta” uti­li­za­da por Pro­có­pio do im­pé­rio bi­zan­ti­no, foi uma das mai­o­res fake news res­pon­sá­veis por de­cli­nar o im­pe­ra­dor Jus­ti­nia­no. No sé­cu­lo 16 o jor­na­lis­ta Pi­e­tro Are­ti­no, na Ro­ma de 1522, uti­li­zou po­e­mas cur­tos e hi­la­rian­tes co­nhe­ci­dos co­mo “pas­qui­na­das”, pa­ra di­fa­mar, ca­ço­ar, ata­car e chan­ta­ge­ar per­so­na­gens re­li­gi­o­sas e fi­gu­ras pú­bli­cas do im­pé­rio ro­ma­no.

Na se­ma­na em que se co­me­mo­ra o dia do pro­fes­sor é pre­ci­so res­sal­tar que a His­tó­ria faz par­te da nos­sa his­tó­ria e é a ela que re­cor­re­mos sem­pre que iden­ti­fi­ca­mos se­me­lhan­ça e des­se­me­lhan­ças nos fa­tos. A im­por­tân­cia do pro­fes­sor e do am­bi­en­te es­co­lar não é, ain­da, me­nos im­por­tan­te que o am­bi­en­te vir­tu­al, ape­sar de ser uma fer­ra­men­ta ex­tre­ma­men­te útil na “al­fa­be­ti­za­ção”.  O uni­ver­so vir­tu­al tem se tor­na­do pro­pí­cio, não so­men­te pa­ra a dis­se­mi­na­ção das cha­ma­das fake news, co­mo tam­bém tem se con­fi­gu­ra­do uma ver­sá­til e es­tra­té­gi­ca fer­ra­men­ta de dis­pu­tas he­ge­mô­ni­cas, e ain­da um for­te ins­tru­men­to na sub­sti­tui­ção do de­ba­te pú­bli­co.

Sem in­dí­ci­os de que ha­ve­rá di­mi­nu­i­ção das dis­se­mi­na­ções de men­ti­ras a ques­tão que se co­lo­ca é: co­mo fre­ar a de­vas­ta­ção que as fake news pro­mo­vem. Se até em paí­ses com al­tos ín­di­ces de es­co­la­ri­da­de têm en­con­tra­do pro­ble­mas pa­ra che­car a cre­di­bi­li­da­de de in­for­ma­ções, ima­gi­nem em um ce­ná­rio co­mo o da nos­sa so­ci­e­da­de. O nos­so pa­ís, de ex­ten­são con­ti­nen­tal, dis­tri­bui de for­ma de­si­gual as nos­sas ri­que­zas pro­du­zi­das. Pro­du­zi­mos mui­to pa­ra pou­cos e des­se mui­to, qua­se na­da, pa­ra mui­tos. No Bra­sil uma de­si­gual­da­de in­fin­dá­vel per­sis­te pa­ra nós tra­ba­lha­do­res.

O nos­so mo­do de pro­du­zir a vi­da ne­ga aos des­va­li­dos des­de o aces­so a tra­ta­men­to bá­si­co de es­go­to ao aces­so mí­ni­mo a pe­lo me­nos uma re­fei­ção di­á­ria de­cen­te, dig­na, sa­u­dá­vel, equi­li­bra­da nu­tri­cio­nal­men­te.

Ape­sar do Bra­sil ser o 4º pa­ís em usu­á­rios de in­ter­net com apro­xi­ma­da­men­te 69% dos bra­si­lei­ros com aces­so ao mun­do vir­tu­al, o quan­ti­ta­ti­vo de anal­fa­be­tos é alar­man­te. O anal­fa­be­tis­mo su­pe­ra a ca­sa dos 11 mi­lhões, se­gun­do IB­GE. De mo­do que, o nos­so mo­do de pro­du­zir a vi­da, afas­ta em tor­no de 25 mi­lhões de jo­vens en­tre 14 a 29 anos da es­co­la/uni­ver­si­da­de (IB­GE, O Glo­bo, 21/12/17). Com es­ses ín­di­ces fi­ca ca­da vez mais dis­tan­te a pos­si­bi­li­da­des de que es­ses usu­á­rios se pro­po­nham a ações de che­ca­gem de cre­di­bi­li­da­de dos no­ti­ci­á­rios.

Ou se­ja, im­por às no­tí­cias fakes news qual­quer pon­de­ra­ção crí­ti­ca ou o be­ne­fí­cio da dú­vi­da. Des­se mo­do, o com­ba­te ao anal­fa­be­tis­mo tan­to o das le­tras, quan­to o fun­cio­nal me pa­re­ce ser a via de com­ba­te às fake News e ao sen­sa­ci­o­na­lis­mo. Con­tu­do, pou­co pro­vá­vel sem uma mu­dan­ça cul­tu­ral e sem pas­sar por uma edu­ca­ção de mas­sa sé­ria, de qua­li­da­de, lai­ca, uni­ver­sal e gra­tui­ta. Es­se ti­po de edu­ca­ção que es­tá ame­a­ça­da de ex­tin­ção por pro­je­tos que ca­na­li­zam ca­da vez mais a ini­ci­a­ti­va pri­va­da, pa­ra a qual os jo­vens tra­ba­lha­do­res em­pre­ga­dos ou de­sem­pre­ga­dos só te­rão pas­sa­gem por meio de mais um pro­du­tor de de­si­gual­da­de: o vou­cher pe­da­gó­gi­co.

Ain­da que nos ofer­tem a ci­cu­ta, as­sim co­mo na Gré­cia de Só­cra­tes, pro­fes­so­res co­mo eu, se­gui­re­mos lu­tan­do pa­ra que os sa­be­res se fun­dem nos fe­nô­me­nos e nos fa­tos da re­a­li­da­de. Lon­ge de ser­mos dou­tri­na­do­res, co­mo que­rem nos fa­zer pa­re­cer os sec­tá­rios fun­da­men­ta­lis­tas, so­mos edu­ca­do­res que de­se­jam uma so­ci­e­da­de on­de a VI­DA dos tra­ba­lha­do­res, po­bres, pe­ri­fé­ri­cos, ne­gros, in­dí­ge­nas, qui­lom­bo­las, LGBTs, mu­lhe­res e cri­an­ças im­por­tam. Es­se bi­lhe­te não é fake.

(Mag­da Bor­ges, pro­fes­so­ra de His­tó­ria, mar­xis­ta, in­te­gran­te do Nú­cleo de Mu­lhe­res Ana Mon­te­ne­gro)

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