Ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e Político do Ano de 2015, Helio Antonio de Sousa (PSDB), reeleito para o sexto mandato de deputado estadual – o mais votado da sua bancada, com 38.788 votos – defende uma posição crítica e responsável em relação ao novo Governo do Estado, que se inicia em 1º de janeiro próximo. Avaliado por repórteres que cobrem o dia a dia da Alego como um dos parlamentares mais sábios e atuantes, Helio de Sousa, com certeza, vai contribuir mais uma vez para a governabilidade do Estado de Goiás.
A verdade é que Helio de Sousa, graduado em Medicina pela UFG, sempre foi um político ético e competente que conseguiu conquistar admiração e respeito de seus pares no Parlamento goiano. Inclusive, no exercício da presidência da Alego, teve coragem para adotar medidas duras, mas necessárias para o bom desempenho do papel constitucional do Poder Legislativo estadual. Tanto que se constitui num dos casos raros de políticos eleitos por três anos consecutivos pelo Clube dos Repórteres Políticos de Goiás (CRPG). Inclusive, único deputado estadual a ser eleito Político do Ano, o maior reconhecimento do CRPG.
Também pudera! No exercício de mandatos de deputado estadual, aprovou importantes projetos, como o “Estatuto do Portador de Câncer” e a Emenda Constitucional que destina 0,8% da receita tributária líquida do orçamento do Estado para Investimentos no Vale do São Patrício e Norte Goiano. Outra grande vitória de Helio de Sousa foi aprovação da Lei 19.000/17, que regulariza a Jornada de Trabalho dos ocupantes dos cargos de Médicos para 20 horas semanais, uma grande conquista para a classe médica. Também foi criador da Comenda Nabyh Salum, para homenagear médicos que se destacam no exercício da profissão.
A propósito, nesta segunda-feira, 22, às 20 horas, em sessão solene no Plenário da Alego, Helio de Sousa procedeu à entrega da citada Comenda a cinco médicos. Escolhidos por entidades da classe, os homenageados são estes: Amaury Oliveira Tavares (Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás – Simego), Salomão Rodrigues Filho (Associação dos Hospitais do Estado de Goiás – AHEG), Henrique Maurício Fanstone (Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (AHPACEG), Hélio Moreira (Academia Goiana de Medicina) e Carlos Alberto Ximenes (Associação Médica de Goiás – AMG).
Em 2004 e no segundo semestre de 2012, Helio de Sousa foi o líder do Governo na Assembleia Legislativa, sendo eleito vice-presidente da Casa em 2013. Em setembro de 2014, assumiu a Presidência do Poder Legislativo. Exerceu o cargo de Governador em exercício em janeiro de 2015, sendo reconduzido à Presidência da Assembleia Legislativa em fevereiro do mesmo ano. À frente do Parlamento, realizou importantes ações de gestão e transparência.
Em 29 de julho de 1947, Helio de Sousa, quinto filho do casal Dionísio e Rosinha, nasceu na Fazenda Córrego do Mel, em Buriti Alegre. Em 1962, muda-se com a família para Goiânia, onde continua os estudos no Colégio Estadual Pedro Gomes. Em 1967, foi aprovado no vestibular de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
Já na faculdade de Medicina, começou a lecionar Química no Colégio Inhumas; depois, tornou-se docente no Colégio Costa e Silva, em Goiânia, e foi aprovado em concurso para o Colégio Aplicação da UFG. Em 1973, formou-se em Medicina. Em janeiro de 1974, mudou-se para Goianésia, onde se tornou cofundador do Hospital São José, ao lado dos médicos José Barbosa de Oliveira e José Dias Rezende.
Helio de Sousa é casado com Maria Célia Gomes Sousa desde 1974. É pai de três filhos, Macélio, Danielle e Helio Jr. Possui quatro netos: Gabriel e Cecília, filhos de Macélio e Fabiana; e Davi e Alice, filhos de Pablo e Danielle.
Helio de Sousa foi presidente da Associação Veteranos Esporte Clube; Presidente do Sindicato Rural de Goianésia; presidiu também o Lions Clube de Goianésia. Em 1985, participou da fundação do PFL no município. Por este partido, tornou-se Prefeito de Goianésia por dois mandatos (1989/1992 e 1997/2000), realizando importantes ações nas áreas de educação, saúde, segurança pública e urbanização.
Em 1994, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual. Na ocasião, presidiu a Comissão de Organização dos Municípios e coordenou a criação de 14 municípios em Goiás. Em 2001, tornou-se Coordenador Geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) a convite do então governador Marconi Perillo. Foi Secretário de Estado da Saúde entre julho de 2008 e fevereiro de 2009, a convite do ex-governador Alcides Rodrigues.
Helio de Sousa foi novamente eleito deputado estadual para o quadriênio 2003/2007. Desde então, tem sido reeleito para a Assembleia Legislativa, ocupando importantes cargos no Parlamento goiano. Foi presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) em 2005 e no biênio 2007/2008. Em 2009, tornou-se presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. Foi eleito pelo CRPG por duas vezes consecutivas Deputado Estadual do Ano. Esta é a segunda vez, também, que rendo minhas homenagens a ele nesse espaço democrático do Diário da Manhã. E que Deus continue guiando os passos desse político de fé!
(João Nascimento, jornalista)