A historia da campanha eleitoral vitoriosa de Ronaldo Caiado na cidade de Goiás, traz um fator relevante para que se obtivesse uma vitória ainda mais retumbante do candidato da mudança: a decisiva participação na campanha, do vilaboense Joaquim Craveiro.
Ainda no ano de 2017 quando não se podia fazer campanha, no mes de março, ele, Alex Godinho e Eu, criamos um grupo no WhatsApp, tendo como escopo, ante a proibição de se falar abertamente em candidaturas, somente divulgar as ações do, até 31 dezembro senador, e a partir do dia seguinte, governador do nosso estado.
Iniciado o processo eleitoral, a coisa tomou forma, de modo que aos poucos outras e outras pessoas foram aderindo ao grupo e finalizamos a campanha tendo participantes de cerca de vinte municípios goianos, interagindo continuamente na divulgação e defesa das propostas do nosso governador eleito.
Tal verdade por certo causará ciúmes em outros que também contribuíram, uns menos, outros mais, mas nenhum com a intensidade com que fez o Craveiro para que se alcançasse uma maiúscula votação para o nosso próximo governador, pois patente e inquestionável ficou, que Craveiro se pôs à frente em organizar adesivaços, caminhadas e carreatas, num aguerrido e incansável trabalho, o que não poderia ser mesmo diferente, pois ele tem um histórico de lutas, de amor e de contribuição para o nosso estado de Goiás.
Joaquim Craveiro é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás há 35 anos, descende de uma secular família da ex-capital, de onde jamais se arredou com animo definitivo, mesmo já tendo ele, na capital, sido Presidente da AGE - Associação das Empresas de Engenharia: esteve à frente da Comurg - Companhia de Urbanização de Goiânia; ter presidido a Comluz e a Comob, respectivamente companhia de iluminação de Goiânia e companhia de obras de Goiânia, além de secretário municipal de obras e serviços públicos da Prefeitura de Goiânia e assessor da diretoria geral do Detran.
Com um currículo tão brilhante, é um homem simples, afável e muito inteligente, sempre com idéias inovadoras. Também pudera, tendo tal vasto cabedal de conhecimentos e experiencias profissionais, no decorrer da campanha para o governo do estado na cidade de Goiás e região, "faturada no primeiro turno", o seu dinamismo e disposição para incentivar a todos, fez com que dezenas de jovens e promissoras futuras lideranças politicas como Victor Miranda, João Paulo, bem como outras pessoas com mais "janeiros às costas", o ouvissem com atenção e, de pronto, encampassem entusiasticamente as suas sugestões, tendo, portanto, ele se tornado um referencial quanto a planejamento e distribuição de tarefas, aliás, o que sabe e, sempre, bem soube, fazer com maestria.
Joaquim Craveiro ao longos dos últimos anos vem se postando como incansável porta voz de um maior planejamento para o município, tendo como ponta pé inicial, um debate e atualização do plano diretor do município de Goiás que, entre as suas sugestões, traz a reestruturação viária; a definição do Código de Posturas e Edificação; debate do uso do solo e um desenvolvimento sustentável.
Outras das bandeiras por ele também abraçadas junto com várias outras lideranças, inclusive esse articulista, é a luta pela criação da Universidade Federal de Vila Boa dos Goyazes, lutando pela transformação do atual campus em uma unidade autônoma, tanto administrativa, financeira e aplicação orçamentária, para que se possa, assim, obter uma tão sonhada conquista em um momento posterior: a criação da faculdade federal de medicina na cidade de Goiás.
Parabéns Joaquim Craveiro, o estado de Goiás e, principalmente a cidade de Goiás precisam de homens arrojados, idealistas e competentes como você. Valeu meu amigo!
(José Domingos é jornalista, advogado, auditor fiscal aposentado, professor universitário, ex-vereador, ex-tesoureiro do Movimento Pro cidade Goiás Patrimonio da Humanidade, ex-presidente do conselho sindical do Sindifisco, escritor e poeta. E-mail: josedomingosmossamedi[email protected])