A Campanha Outubro Rosa a qual conhecemos sobre o alerta e prevenção do câncer de mama é conhecida por todos nós. E além de servir como um mês de orientação é necessário entender que quem cuida de si preserva também o amor próprio, que muitas vezes não é ensinado desde a infância. A previsão para 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - Inca, é de 59.700 novos casos.
Este número é bastante assustador, mas nada que uma boa orientação às mulheres quanto à detecção precoce, principalmente ao se tocar após o banho é fundamental. O Inca orienta que a doença pode ser identificada em fase inicial tornando as chances de cura e tratamento evidenciadas. Muitas ações estratégicas estão sendo feitas pela capital e é essencial que a mulher também procure um médico para uma correta avaliação de qualquer suspeita.
Quando começamos a nos amar, nosso bem mais precioso é a saúde. E o mês chega para salientar todo este processo de descoberta do corpo, preocupação de como conduzir a vida através da prevenção no cuidado com o peso corporal, evitando a obesidade e aprimorando a massa muscular magra, uma alimentação saudável no cardápio do dia a dia, além da prática de exercícios que nos ajudam tanto fisicamente quanto espiritualmente.
Os principais sintomas identificados pelo Inca são de aparecimento de nódulo (caroço), pele da mama avermelhada, retraída ou como casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos nas axilas ou pescoço e saída de líquido anormal nas mamas. Se você, enquanto mulher, observou qualquer sinal diferente ou sintoma em seu corpo o ideal é procurar um médico porque esta é a decisão mais correta de amor e cuidado consigo mesma.
Torne este cuidado diário, mensal, anual porque quando se trata de amor não podemos deixar para lá ou depois. Conheça algumas ações práticas que estão sendo realizadas em Goiânia:
*Saúde celebra Outubro Rosa - Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG
Mutirão de reconstrução mamária
Data: 27 de outubro
*ACCG - Hospital Araújo Jorge
*Secretaria de Estado de Saúde - Saúde celebra Outubro Rosa
(Caroline Santana, jornalista especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing)