A ampliação de crédito aos micro e pequenos empresários é a maneira mais eficaz de gerar emprego e renda no Brasil. Criado em 1999, o Banco do Povo surgiu com esse propósito. A concessão de recursos ao pequeno empreendedor fomenta o seu negócio e abre novos horizontes de prosperidade.
Os números atestam o sucesso deste programa social em Goiás. Entre 99 e 2017, por exemplo, o Banco do Povo firmou mais de 100 mil contratos, cujo valor financiado ultrapassa R$ 200 milhões. Neste período foram gerados 161 mil postos de trabalho nos 216 municípios em que está presente.
Há milhares de casos de empreendimentos que começaram com recursos mínimos, se consolidaram com o tempo e transformaram o programa em referência de sucesso no País. O Banco do Povo, além de oferecer crédito a juros módicos, leva a esperança de dias melhores aos cidadãos, pois dinamiza a economia e oferece um leque substancial de oportunidades de trabalho.
O detalhe importante na elaboração do programa é sobre os empréstimos concedidos a pessoas que estão à margem do crédito tradicional e atuam fora do mercado porque não atendem às exigências dos bancos e de outras instituições financeiras. Mas, por outro lado, exibem uma extraordinária capacidade de empreender, ao demonstrar habilidades para prestar ou produzir um determinado serviço.
Os pequenos empresários goianos não só obtêm os recursos necessários. Recebem um acompanhamento pós-crédito dos técnicos do programa, que utilizam mecanismos de diagnóstico, consultoria e treinamento. O objetivo é ajudá-los a gerenciar o crédito e mostrar como se administra o negócio de forma eficiente. Independentemente da natureza da atividade, o cidadão precisa utilizar todas as ferramentas necessárias com a garantia de sucesso no mercado interno.
Outro diferencial do programa é sua capacidade inequívoca de promover a autossuficiência financeira do empreendedor e seu pleno desenvolvimento profissional. O Banco do Povo, ao propiciar a instalação de novos negócios em todo o Estado, também promove o desenvolvimento do município.
Na ampliação da oferta de microcréditos, ganham todos: o cidadão, a sua família e setores como o comércio, agricultura, serviços diversos e turismo. A minha expectativa é que este programa seja ampliado para um número cada vez maior de interessados e ratifique sua posição como uma das maiores iniciativas de cunho social do Brasil.
(Giuseppe Vecci, economista, empresário, deputado federal e presidente do PSDB-Goiás)