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OPINIÃO

Tributos: o que esperar de 2019

Pas­sa­da a pri­mei­ra on­da do tsu­na­mi elei­to­ral o con­tri­buin­te go­i­a­no de­ve es­tar se per­gun­ta­do o que es­pe­rar de 2019. O man­tra re­pe­ti­do em to­das as en­tre­vis­tas de elei­tos ao Exe­cu­ti­vo Pa­ís afo­ra, e em Go­i­ás, é a pre­o­cu­pa­ção com a ques­tão fis­cal, ou se­ja, a sa­ú­de fi­nan­cei­ra dos Es­ta­dos pa­ra fa­zer fren­te a su­as de­man­das emer­gen­ci­ais e a do­lo­ro­sa fo­lha de pa­ga­men­to de seus ser­vi­do­res.

Um re­cen­te mi­nis­tro da Fa­zen­da trou­xe à to­na uma fra­se da li­be­ral Mar­ga­reth That­cher ao tra­tar da ques­tão do di­nhei­ro pu­bli­co: “Nun­ca es­que­ça­mos es­ta ver­da­de fun­da­men­tal: o Es­ta­do não tem fon­te de di­nhei­ro se­não o di­nhei­ro que as pes­so­as ga­nham por si mes­mas e pa­ra si mes­mas.”

Ou se­ja, ao fim e ao ca­bo, o di­nhei­ro pú­bli­co não é au­to­ge­ra­do, ele vem da ar­re­ca­da­ção de tri­bu­tos que são pa­gos pe­los con­tri­buin­tes, em­pre­en­de­do­res em es­sên­cia, que co­lo­ca­ram seu ca­pi­tal a ris­co pa­ra bus­car con­di­ções de em­pre­en­der e ter opor­tu­ni­da­des de vi­da me­lho­res.

E Go­i­ás sem­pre foi um Es­ta­do pró­di­go na bus­ca por in­ves­ti­men­tos. Pi­o­nei­ro na es­tru­tu­ra­ção de um pro­gra­ma van­guar­dis­ta, o Fo­men­tar, per­ce­beu ce­do que a bai­xa den­si­da­de po­pu­la­cio­nal e a dis­tân­cia dos mai­o­res mer­ca­dos con­su­mi­do­res, in­ter­nos e ex­ter­nos, se­ri­am um ob­stá­cu­lo a tran­spor.

Nos­sa Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral tra­tou, em pe­lo me­nos oi­to ar­ti­gos, do de­sen­vol­vi­men­to re­gi­o­nal, mas a efe­ti­vi­da­de não acon­te­ceu de for­ma uni­for­me e ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da. Por is­so o Es­ta­dos, com a úni­ca fer­ra­men­ta que tem, o ICMS, fo­ram im­ple­men­tan­do so­li­ta­ria­men­te su­as pró­pri­as po­lí­ti­cas de de­sen­vol­vi­men­to, à re­ve­lia de uma pac­to na­ci­o­nal.

E co­mo pro­gres­so e de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co ain­da es­tão li­ga­dos ao de­sen­vol­vi­men­to in­dus­tri­al, Go­i­ás saiu a cam­po, com agres­si­vas leis de in­cen­ti­vo pa­ra atra­ir in­dús­tri­as, pois a agri­cul­tu­ra e pe­cu­á­ria, or­gu­lho do Es­ta­do e fun­da­men­tais pa­ra man­ter os bons ín­di­ces da nos­sa ba­lan­ça co­mer­cial, têm bai­xa em­pre­ga­bi­li­da­de e mai­or con­cen­tra­ção de ren­da.

A in­dús­tria, quan­do se ins­ta­la, al­te­ra a re­a­li­da­de so­ci­al e eco­nô­mi­ca da re­gi­ão. Há bus­ca por mão de obra em to­dos os ní­veis de es­co­la­ri­da­de, com ga­ran­tia de car­tei­ra as­si­na­da, além de cri­a­ção de pes­so­as ju­rí­di­cas que atuam na pres­ta­ção de to­do ti­po de ser­vi­ços, fo­ra a ofer­ta de lei­tos, ali­men­ta­ção, in­cre­men­to no mer­ca­do imo­bi­liá­rio e a cri­a­ção de uma re­de de pe­que­nas em­pre­sas for­ne­ce­do­ras.

Ain­da não con­se­gui­mos es­ta­be­le­cer um me­ca­nis­mo de de­sen­vol­vi­men­to cons­tan­te e pe­re­ne que não es­te­ja vin­cu­la­do à ati­vi­da­de in­dus­tri­al. O mun­do es­tá em um pro­ces­so de trans­for­ma­ção ace­le­ra­do, e com to­da cer­te­za o mo­de­lo eco­nô­mi­co se­rá im­pac­ta­do. No en­tan­to, pa­ra nós, paí­ses ain­da com gran­de dé­fi­cit so­ci­al e edu­ca­cio­nal, a in­dus­tri­a­li­za­ção ain­da é um mo­de­lo de gran­de trans­for­ma­ção e opor­tu­ni­da­des pa­ra as re­gi­ões mais dis­tan­tes do por­to e dos con­su­mi­do­res.

E Go­i­ás sur­fou bem nes­sa on­da, ora com pla­ne­ja­men­to e ou­sa­dia cal­cu­la­dos, ora com agres­si­vi­da­de e ris­cos ele­va­dos. Mas o fa­to é que tan­to a le­gis­la­ção do Fo­men­tar co­mo a do Pro­du­zir fo­ram fei­tas co­mo mo­de­los de agi­li­da­de, bai­xa bu­ro­cra­cia e bus­can­do fa­ci­li­tar o em­pre­en­de­do­ris­mo.

Go­i­ás foi tão efi­ci­en­te na atra­ção de in­ves­ti­men­tos que o Es­ta­dos ho­je efe­ti­va­men­te in­dus­tri­a­li­za­dos, com ci­da­des cu­ja par­ti­ci­pa­ção ar­re­ca­da­ção são mai­o­res do que o or­ça­men­to do nos­so Es­ta­do in­tei­ro, co­me­ça­ram a se mo­vi­men­tar com me­di­das le­gais e ou­tras nem tan­to as­sim pa­ra bar­rar a vin­da de in­dus­tri­as pa­ra cá.

Fo­ram anos de glo­sas, ain­da exis­ten­tes de for­ma pon­tu­al, de ame­a­ças, de ações di­re­tas de in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­des e de pa­re­ce­res de gran­des ju­ris­tas dan­çan­do nas me­sas dos mi­nis­tros do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), os qua­is em sua am­pla mai­o­ria são ci­da­dã­os ori­un­dos das Re­gi­ões Sul e Su­des­te, as mais in­sa­tis­fei­tas com a ou­sa­dia do pe­que­no Es­ta­do do Cen­tro-Oes­te.

Até que se che­gou a uma lei com­ple­men­tar que vi­sa aca­bar com as dis­pu­tas co­mo uma es­pé­cie de mar­co ze­ro, que agra­dou a uns e de­sa­gra­dou a ou­tros, a no­va re­gra é, nin­guém po­de con­ce­der mais ne­nhum in­cen­ti­vo ou be­ne­fí­cio uni­la­te­ral­men­te. Ago­ra, so­men­te com a apro­va­ção unâ­ni­me do Con­faz.

Nos anos que an­te­ce­de­ram es­se mar­co ze­ro a cri­se fis­cal dos Es­ta­dos foi le­va­da aos pí­ca­ros, re­fle­xo tam­bém da de­sa­ce­le­ra­ção eco­nô­mi­ca na­ci­o­nal. E os Es­ta­dos co­me­ça­ram a pro­mo­ver cor­tes nos seus in­cen­ti­vos fis­cais, bem co­mo exi­gên­cias de an­te­ci­pa­ção de ICMS, e cri­a­ção de fun­dos de po­bre­za.

Em Go­i­ás, hou­ve cla­ro en­ri­je­ci­men­to na fis­ca­li­za­ção do Pro­du­zir e do Fo­men­tar e en­du­re­ci­men­to das re­gras, com pra­zos mais exí­guos e for­te pro­ta­go­nis­mo do en­te ar­re­ca­da­dor, bus­can­do uma for­ma de me­lho­rar os nú­me­ros da re­cei­ta.

O ór­gão res­pon­sá­vel pe­la apro­va­ção e apre­cia­ção das con­tra­par­ti­das do Pro­du­zir foi aos pou­cos dei­xan­do de ser uma Se­cre­ta­ria de apoio à in­dus­tri­a­li­za­ção pa­ra tor­na-se uma an­te-sa­la da ar­re­ca­da­ção.

O con­tri­buin­te em­pre­en­de­dor, an­tes con­vi­da­do pa­ra vir pa­ra Go­i­ás pa­ra ge­rar em­pre­go e in­ves­ti­men­to, tor­na­va-se ago­ra um ad­ver­sá­rio, um usur­pa­dor de ar­re­ca­da­ção, um eli­tis­ta que veio pa­ra o Es­ta­do ex­plo­rar a ri­que­za lo­cal.

O ro­man­ce aca­ba­ra, e o ilu­di­do em­pre­en­de­dor se via ago­ra em um Es­ta­do que o tra­ta co­mo ex­pro­pria­dor, que cha­ma seu be­ne­fí­cio, da­do em um con­tex­to le­gal de amis­to­si­da­de, de re­nun­cia de ICMS e cul­pa-o por to­da cri­se fis­cal do Es­ta­do. Aque­le ICMS que Go­i­ás não ti­nha e pas­sou a ter com a atra­ção de in­dús­tri­as, é ago­ra o gran­de vi­lão.

Mas, a nos­sa bal­za­qui­a­na Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, per­fei­ta­men­te ta­lha­da pa­ra pro­te­ger di­rei­tos in­di­vi­dua­is e tam­bém os ar­rou­bos do Es­ta­do, trou­xe prin­cí­pios que são cláu­su­las pé­tre­as, mui­to bem co­nhe­ci­dos pe­lo go­ver­na­dor que ora se ele­ge, pois os de­fen­deu inú­me­ras ve­zes en­quan­to De­pu­ta­do Fe­de­ral e com mais ên­fa­se en­quan­to Se­na­dor da Re­pú­bli­ca.

En­tão, nes­sa vi­ra­da de go­ver­no, acre­di­to que o con­tri­buin­te po­de sim con­fi­ar de que, in­de­pen­den­te de co­mo en­con­tre as fi­nan­ças de Go­i­ás, o no­vo go­ver­na­dor vai se nor­te­ar pe­los Prin­cí­pios Cons­ti­tu­ci­o­nais quan­do tra­tar dos con­tra­tos e ter­mos de acor­do de be­ne­fí­ci­os fis­cais.

A pro­te­ção ao di­rei­to ad­qui­ri­do, a le­ga­li­da­de, a an­te­rio­ri­da­de e à ca­pa­ci­da­de con­tri­bu­ti­va, ofe­re­cen­do ao em­pre­en­de­dor um am­bi­en­te de se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca, sem ame­a­ças e ofen­sas.

Te­nho cer­te­za de que o no­vo go­ver­na­dor não bus­ca a de­sin­dus­tri­a­li­za­ção do Es­ta­do, re­ti­ran­do abrup­ta­men­te in­cen­ti­vos que ago­ra fo­ram re­cep­cio­na­dos pe­la Lei Com­ple­men­tar 160/2017, o mar­co ze­ro da guer­ra fis­cal.

(Liz Ma­rí­lia Gue­des Vec­ci Men­don­ça, ad­vo­ga­da tri­bu­ta­ris­ta e só­cia da Ter­ra e Vec­ci Ad­vo­ga­dos As­so­cia­dos)

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